Andar térreo do Mercado Público deve reabrir em agosto

Débora Fogliatto

Foto: Ramiro Furquim/ Sul21

Foto: Ramiro Furquim/ Sul21

O Mercado Público de Porto Alegre, que está fechado desde o dia 6 de julho, quando um incêndio consumiu 10% de sua estrutura, deve ser reaberto em agosto, de acordo com o vice-prefeito, Sebastião Melo. A instalação de uma cobertura provisória na parte superior central, que foi consumida pelo fogo, está sendo realizada para viabilizar a abertura da parte de baixo. O segundo andar permanecerá fechado e parte do teto ainda não será reconstruída.

“Precisamos ter segurança e condições para reabrir. Estamos colocando rede elétrica e instalações internas, e semana que vem será realizado o laudo estrutural”, relatou o vice-prefeito. Ele também afirmou que extintores de incêndio e outras medidas de prevenção serão instaladas no interior do prédio, e os funcionários serão treinados para casos de incêndio.

Neste momento, apenas para a reabertura da parte inferior do Mercado, Melo estima que a prefeitura tenha gastado cerca de R$ 1,5 milhão. Ele explicou que não é possível precisar uma data exata para a reinauguração, pois a Vigilância Sanitária e os bombeiros também realizam trabalhos. O Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI), que a Prefeitura admitiu estar vencido há seis anos, já foi encaminhado.

Sumiço de cabos não irá retardar abertura

Na tarde de segunda-feira (22), foi constatado o desaparecimento de mais de 500 metros de cabos elétricos que haviam sido recentemente instalados no Mercado. Sebastião Melo classificou o episódio como “lamentável” e afirmou que o caso foi registrado na delegacia. “Em termos de peso, sumiu uma tonelada de fios. Na quinta-feira, um engenheiro que trabalha nas obras viu que os cabos estavam lá. E na segunda haviam sumido, em algum momento nesse meio-tempo”, relatou.

Melo assegurou que o sumiço dos cabos não irá atrasar a abertura. “Agora precisamos discutir quem vai pagar por isso, porque nós contratamos uma empresa para garantir a segurança do local. Mas seria errado suspender ou atrasar as obras por causa disso”, destacou.

O incêndio de grandes proporções atingiu o Mercado Público há 19 dias. O fogo teve início em torno das 20h30 e causou o desabamento de parte do telhado. Na ocasião, o andar térreo foi preservado quase totalmente. No momento em que o fogo iniciou, o edifício estava fechado e apenas funcionários de segurança e serviços gerais estavam no local. Todos saíram em segurança do Mercado, e os animais à venda em uma banca no térreo foram resgatados.

SUL 21



Categorias:Incêndios e PPCI

Tags:, ,

11 respostas

  1. Já ouviu-se 1 semana, 2 semanas, 1 mês, 2 meses…
    Os caras não sabem que quando se promete uma coisa, se espera no mínimo que a promessa seja feita.

    Curtir

    • André, o que vai repercutir mais não são as informações do Blog do Nassif, mas sim as declarações do presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo,dadas ao Correio Brasilienses, que diz literalmente:
      .
      “Um ministro do STF, como qualquer magistrado, pode ser acionista ou cotista de empresa, mas não pode, em hipótese alguma, dirigi-la”, afirmou o presidente da entidade, Nino Toldo, referindo-se ao artigo 36 da Lei Complementar nº 35. “Essa lei aplica-se também aos ministros do STF. Portanto, o fato de um ministro desobedecê-la é extremamente grave e merece rigorosa apuração”
      .
      Ou seja, é briga de cachorro grande.

      Curtir

      • O que isso tem a ver com o Mercado Público ?

        Curtir

      • Infelizmente, Gilberto, isto tem a haver com todo o estado de coisas que vemos na nossa cidade e no resto do país, as pessoas se desesperam com o estado das coisas e ficam procurando soluções messiânicas, algo como o Sebastianismo em Portugal que até o século XX repercutiu no Brasil (vide como exemplo, Jânio Quadros, o homem da vassoura que ia varrer do brasil a corrupção).
        .
        Estas pessoas não veem que podemos mudar este país com coisas simples, tais como, eliminar o império dos CCs, profissionalizar a administração pública, penalizar as empresas corruptoras (pela atual legislação o gerente que ofereceu a propina pode ser punido, mas a empresa não).
        .
        Estas coisas simples que aqui discutimos, coisas que atrasam os corredores de ônibus, que impedem a construção do metrô, e mais dezenas de obras e ações que poderiam ser feitas.
        .
        Tudo isto poderia ser resolvido sem a necessidade de salvadores da pátria, ou de Napoleões Bonaparte abaixo dos trópicos.
        .
        E o Mercado Público? Se tivéssemos uma guarnição de bombeiros bem equipada, se tivéssemos uma corporação desligada de um comando maior em que para ser Coronel e mandar nos Bombeiros precisa ser bacharel em direito e não especialista em prevenção aos incêndios. Se tivéssemos tudo isto não teríamos tragédias como tivemos, e as soluções não são milagrosas, são soluções simples advindas do trabalho honesto e da participação de todos, como é muito bem feito no teu Blog!

        Curtir

  2. EXTRA ! EXTRA ! EXTRA !

    Beira- Rio é CTRL-C,CTRL-V STADIUM :

    sexta-feira, 26 de julho de 2013

    TÁ PRONTO!!! MILAGRE DO LUIGI!!!!
    MILAGRE!!!
    O BEIRA-RIO TÁ PRONTO!!!
    LUIGI MITO!!
    O MESTRE DE DUAS OBRAS!!!

    Para quem não entendeu, foi assunto no Twitter o fato do projeto do Beira-Rio ser cópia do Nelson Mandela Stadiu, na África do Sul.
    E eu fiz uma pequena montagem colocando o estádio original no local da obra do estádio cópia.

    Giovani Mandela Stadium.
    Ou Nelson Luigi Stadium.
    Ou CTRL-C CRTL-V Stadium?

    Olha o original aqui:

    In http://www.blogdodemian.com.br/2013/07/ta-pronto-milagre-do-luigi.html

    Postado por Demian Diniz da Costa às 16:18

    Curtir

    • Claro, e a Arena do Grêmio é tão inovadora quanto igual a qualquer novo estádio no Mundo. Estádio não é diferente de prédios, SEMPRE acharão semelhanças com algum já existente.

      Curtir

    • Foi projeto de algum arquiteto? Não seria plágio?

      Curtir

  3. Nossa senhora, roubar material da reforma do mercado após um incêndio desses é brincadeira…

    Curtir

  4. Este povo não tem jeito. Acredito que os 400 degredados que Portugal trouxe para povoar o Brasil, povoou mesmo, aí estão todos os seus descendentes botando a mão na massa , dos outros….

    Curtir

    • Juliana.
      .
      Sem-vergonhismo não é genético. A Austrália foi colonizada com 100% DE DEGREDADOS, o problema é que os portugueses trouxeram além desses 400 degredados mais 4000 CCs de El Rei, aí é que mora o perigo.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: