Maioria das obras para a Copa em Porto Alegre será concluída após Mundial

Sistema BRT é uma das inovações atrasadas na Capital

Operação do sistema BRT nos corredores de ônibus não será concluída antes do Mundial de 2014  Crédito: Paulo Nunes / CP Memória

Operação do sistema BRT nos corredores de ônibus não será concluída antes do Mundial de 2014 Crédito: Paulo Nunes / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira que parte das obras de mobilidade da Matriz de Responsabilidades vai ter o cronograma alterado e que cerca de 60% delas não ficarão prontas até a Copa do Mundo de 2014. A data oficial de confirmação junto ao Ministério das Cidades ainda não está agendada.

Entre as melhorias que não serão concluídas até o Mundial estão a duplicação da avenida Tronco, a construção de uma elevada entre a Plínio Brasil Milano e a Terceira Perimetral, assim como a operação do sistema BRT nos corredores de ônibus, mesmo que a pavimentação esteja pronta em vários trechos. Também serão adiados o prologamento da Severo Dullius, a trincheira da avenida Ceará e a passagem da Cristóvão Colombo sob a Dom Pedro II com a Terceira Perimetral.

Segundo a Secretaria Municipal da Gestão, a decisão foi tomada ainda em junho e comunicada ao ministro das Cidades. O secretário Urbano Schmitt fala que a decisão levou em conta que as construções são para a cidade e não somente para a Copa e garante que Porto Alegre não perde com o adiamento.

Muitos problemas, poucas conclusões

Nos últimos meses, entraves determinaram a certeza sobre o atraso e mudanças no cronograma das obras, segundo o titular da pasta. “Problema com as desapropriações (mais de 1,3 mil na avenida Tronco), problema com o corte das árvores e falta de areia são alguns dos motivos”, sustenta. Schmitt garante que há financiamento disponível para as construções com a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Antes do Mundial serão concluídas apenas a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva e os viadutos da Júlio de Castilhos, Pinheiro Borda e da Bento Gonçalves com a Terceira Perimetral. Além disso, apenas o primeiro trecho da duplicação da avenida Voluntários da Pátria, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos, vai ser entregue.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Obras da Copa 2014

Tags:,

24 respostas

  1. Vai ser incompetente e lerdo lá nos quintos dos infernos, prefeitura!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: