Maioria das obras para a Copa em Porto Alegre será concluída após Mundial

Sistema BRT é uma das inovações atrasadas na Capital

Operação do sistema BRT nos corredores de ônibus não será concluída antes do Mundial de 2014  Crédito: Paulo Nunes / CP Memória

Operação do sistema BRT nos corredores de ônibus não será concluída antes do Mundial de 2014 Crédito: Paulo Nunes / CP Memória

A Prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta sexta-feira que parte das obras de mobilidade da Matriz de Responsabilidades vai ter o cronograma alterado e que cerca de 60% delas não ficarão prontas até a Copa do Mundo de 2014. A data oficial de confirmação junto ao Ministério das Cidades ainda não está agendada.

Entre as melhorias que não serão concluídas até o Mundial estão a duplicação da avenida Tronco, a construção de uma elevada entre a Plínio Brasil Milano e a Terceira Perimetral, assim como a operação do sistema BRT nos corredores de ônibus, mesmo que a pavimentação esteja pronta em vários trechos. Também serão adiados o prologamento da Severo Dullius, a trincheira da avenida Ceará e a passagem da Cristóvão Colombo sob a Dom Pedro II com a Terceira Perimetral.

Segundo a Secretaria Municipal da Gestão, a decisão foi tomada ainda em junho e comunicada ao ministro das Cidades. O secretário Urbano Schmitt fala que a decisão levou em conta que as construções são para a cidade e não somente para a Copa e garante que Porto Alegre não perde com o adiamento.

Muitos problemas, poucas conclusões

Nos últimos meses, entraves determinaram a certeza sobre o atraso e mudanças no cronograma das obras, segundo o titular da pasta. “Problema com as desapropriações (mais de 1,3 mil na avenida Tronco), problema com o corte das árvores e falta de areia são alguns dos motivos”, sustenta. Schmitt garante que há financiamento disponível para as construções com a inclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Antes do Mundial serão concluídas apenas a duplicação da Edvaldo Pereira Paiva e os viadutos da Júlio de Castilhos, Pinheiro Borda e da Bento Gonçalves com a Terceira Perimetral. Além disso, apenas o primeiro trecho da duplicação da avenida Voluntários da Pátria, entre as ruas da Conceição e Ramiro Barcelos, vai ser entregue.

Correio do Povo



Categorias:COPA 2014, Obras da Copa 2014

Tags:,

24 respostas

  1. Não termina porque os trabalhadores são poucos e o horário somente diurno. Caso levassem à sério as mudanças que devem ser feitas haveria mais de um turno de trabalho e muito mais homens trabalhando porém não existe vontade de ser eficiente….
    No verão passado na pavimentação do corredor da Av. Oswaldo Aranha era uma vergonha se ver que as 17:00hrs se encerrava o expediente dos trabalhadores. Onde já se viu desperdiçar a luminosidade do horário de verão que aqui em Porto Alegre é mais prolongado do que em qualquer capital brasileira. Podia ser um turno menor mas não adianta termos ideias eu por exemplo não estou autorizada a dar palpite nenhum…
    Não existe no Brasil espírito dinâmico somente gente que acha que se deve pensar em tudo no dia de amanhã, e como diz o ditado ” Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje” postergar não é eficácia…

    Curtir

  2. Acho simplesmente burrice o BRT das avenidas Protásio Alves / Osvaldo Aranha, Bento Gonçalves e João Pessoa / Azenha não ficarem prontos. Não serão necessárias grandes desapropriações, afinal, os corredores já existem, era só trocar a pavimentação (isso poderia muito bem ter ficado pronto no fim de 2010), as estações “comuns” poderiam muito bem ter sido pré-fabricadas em aço inox, vidro e concreto pré-moldado, e poderiam ter deixado para depois somente a compra dos ônibus e a construções dos terminais.

    Curtir

    • Poderiam até usar a solução pronta dos “tubos” curitibanos!

      Curtir

    • Uma vez que a ATP exerce seu poder sobre a prefeitura e querem deixar como está, a idéia de querer fazer algo diferente e complicado tem como objetivo atrasar a mudança do sistema ao máximo.

      Curtir

    • BRT é muito mais que a pista. Nem a pista vamos ter para a copa, mas teremos depois. Não há data para termos aqui em POA

      Curtir

      • Eu sei que BRT é muito mais do que pista, apenas disse que a repavimentação poderia ter ficado pronta a bastante tempo, deixando para concluir agora as estações terminais, que são mais complicadas.

        Curtir

  3. Isso era óbvio desde o início, mas engraçado é chamar isso de inovação.

    Curtir

  4. acho que é uma boa informação msm

    Curtir

  5. Agora o Fortunatti que era tão aclamado e tinha ótima aprovação vai sofrer com a baixa aprovação ainda mais depois dessas manifestações e obras atrasadas…

    Curtir

    • Ele pode ficar mal durante a copa, mas essas obras ficarão pronta antes das eleições… aí já viu.

      Curtir

  6. Um monte de gente falava que as obras tinham que começar logo, ou não ficariam prontas a tempo.
    Aí elas começaram com o discurso de que o tempo era adequado.
    Agora as obras não vão ficar prontas e as desculpas serão: é, tem que ver que numa obra, especialmente dessa grandeza, atrasos podem ocorrer…

    Aí eu digo: exatamente por causa da grandeza das obras, da quantidade delas, e do atraso que vivemos, era previsível que atrasos novos ocorressem. É por isso que muita gente reclamava.

    Com razão. Mas agora, fazer o quê?

    Curtir

  7. Cadê aquele pessoal que vivia elogiando o Fortunati agora?

    Curtir

    • Tô aqui e não acho o Fortunati uma maravilha, mas acho ele +- 250x melhor que as opções Manu e Villaverde.

      Não acho que qualquer outro prefeito teria feito melhor. O pessoal do PT e PCdoB teria criado ainda mais CCs. Ninguém teria feito os 450km de ciclovias.

      Pelo menos com Fortunati temos algumas obras andando em Porto Alegre, sejam incompletas ou atrasadas. Faz muito tempo que eu não via alguma obra nessa cidade, seja do que fosse.

      Acho que o Fortunati esta sendo omisso na saúde, que é atribuição municipal e esta um lixo. Mas isso deve ser um assunto muito complexo, pois ninguém aqui reclama.

      Curtir

      • Quando o cara diz 450km de ciclovias a gente vê que não sabe do que fala.

        Curtir

      • – O fato é que o recorde CC’s é agora com o Fortunati, não com as administrações anteriores
        – Eu não voto no PSOL de jeito nenhum, mas sobre mobilidade urbana, acho que era o candidato com as melhores propostas
        – 250x melhor é um daqueles índices 99%.

        Curtir

      • Ah cara, dizer que os outros seriam pior sem terem governado a cidade é muito achismo, salvo o Villaverde que o partido já passou por aqui.

        A Manuela sim, eu teria curiosidade de ver o que ela faria…. provavelmente me decepcionaria (pois a administração não é só o prefeito), mas…..

        Curtir

      • mais CCs que o fortuna? mais ainda?

        Curtir

    • E agora eu que pergunto: por que as contribuições tuas e de outros que normalmente estão aqui despejando ódio contra o Fortunati estão tão minguadas lá no post sobre o Tarso?

      Curtir

      • Precisa resposta? Militância virtual tá se tornando costumeira.
        Assim como o Brasil cresceu apesar do PT, POA cresceu apesar do Fortunatti.

        Curtir

  8. Inovação atrasada é a definição perfeita para o BRT de Porto Alegre.

    Curtir

  9. Nenhuma novidade. Porto Alegre foi anunciada em 2009 como sede da copa, mas as obras só começaram pra valer em 2012. Considerando as dificuldades para realizar obras na cidade, já era esperado.

    Curtir

  10. Enquanto na China vão construir o maior arranha-ceu do mundo em 9 meses, aqui eles não conseguem fazer uma via para ônibus (brt), um viaduto, trincheira ou até uma mísera ponte em menos de 1 ano. É muita vergonha, na boa!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: