Jornal Metro – Porto Alegre – 01/08/2013
Lembrem de comentar na área do post e não na área da imagem.
Do contrário, o comentário não participa da discussão geral, fica separado…
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Jornal Metro – Porto Alegre – 01/08/2013
Lembrem de comentar na área do post e não na área da imagem.
Do contrário, o comentário não participa da discussão geral, fica separado…
Categorias:Meios de Transporte / Trânsito
Nessas horas me pergunto qual a dificuldade de, ao invés dessa mania de fazer E manter aplicativos próprios, muito aquém dos que qualquer estudante de computação faz, não preparam e mantém apenas uma API para que aplicativos de terceiros se alimentem.
Mesma coisa, libera a porcaria dos dados pro google colocar no transit. Até palhoça já tem transporte publico no gmaps e poa nada.
CurtirCurtir
Tudo tem prós e contras. Uma API é uma boa ideia, e provavelmente está sendo projetado (espero) como uma interface REST com JSON.
De qualquer forma, é necessário que alguém desenvolva bons aplicativos que apresentem a informação de uma forma rápida e bem diagramada para o usuário. Acho que a EPTC poderia liberar tanto os aplicativos quanto a interface JSON para quem quiser criar a sua própria aplicação.
O aplicativo HTML5 é bom, mas o maior problema é a diversidade de dispositivos, tamanhos de tela e resolução. Vejam como exemplo o aplicativo do Correio do Povo em HTML5 que não fica bem apresentado nem num Galaxy Note. Só é usável em tablets mesmo.
Um aplicativo Java MIDP é um bom começo, pois rodaria em Piratephones e Ashas da Nokia. Para Android, WP8 e iPhone não faltariam desenvolvedores independentes. Mesmo assim, a EPTC poderia fazer uma versão HTML5 para atender a essa público inicialmente.
CurtirCurtir
+1 em APIs públicas para dados públicos.
+1 para entregar os dados pro Google e parar reinventar a roda com projetos superfaturados
+1 para mais competência de TI na prefeitura
CurtirCurtir
Se o projeto de colocar adesivos dos itinerários nas paradas (a ideia do Shoot the Shit), algo ABSURDAMENTE simples, eles estão enrolando há meses, então imagina esse daí…
CurtirCurtir
E a imprensa omissa e incompetente, recheada de interesses, esquece do assunto e deixa o povo esquecer. Não cobra essas situações que geram matérias realmente úteis,e dão espaço a assuntos patéticos em destaque como “Aprenda a fazer biscoito de amendoim” e “Peoas aproveitam calor e ficam à beira da piscina em A Fazenda”. Aliás não é “peã”?
CurtirCurtir
A imprensa publica noticias sobre transporte publico diariamente. O que tu quer que ela faça?
A imprensa também publica lixo (vide quentinhas do terra) pois muita gente nao tem nivel educacional e cultural para se entreter lendo noticias sérias sobre assuntos mais complexos.
CurtirCurtir
Eu gostaria que a imprensa gerasse artigos sobre mobilidade urbana e expondo quais são os desafios para termos um transporte público melhor. Hoje em dia, os melhores artigos, com melhor profundidade técnica, estão em blogs.
CurtirCurtir
Mas já está melhorando. Isso é um sinal.
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/10-revista-bravo-deixa-de-circular/
CurtirCurtir
Pessoal, prestem atenção: a partir de agora vou deletar todos os comentários que forem feitos na área das imagens. Afinal eles não aparecem na discussão e ficam a parte. Não existe como desativá-los nas configurações. Então deletarei pra vocês não se acostumarem a comentar ali. Obrigado pela atenção.
CurtirCurtir
Seria interessante botar intensedebate nos comentários.
CurtirCurtir
Esse blog não suporta esse recurso. Somente os wordpress.org.
CurtirCurtir
Hum, ok.
CurtirCurtir
Gilberto, tu que tem que resolver isso de outra forma. A imagem fica ilegivel no tamanho que aparece na pagina, então as pessoas clicam nela para ver maior, e acabam comentando ali mesmo pois se esquecem que estão na imagem e não no post. A solução é recortar a imagem para que cada pedaço caiba no perfil da pagina e o texto fique legivel.
CurtirCurtir
Só precisamos de um GPS nos onibus, ai ta feita a festa.
CurtirCurtir
Já existem dois bons para android: o Moobly e o Poa Transito.
CurtirCurtir
Se a EPTC tivesse aberto os dados ao google, já tinham feito isso e de graça.
Para ilustrar, vão no Google Maps e façam uma busca de origem e destino em São Paulo (ou qualquer cidade europeia) e vocês terão várias opções.
Mas isso não dá para superfaturar.
CurtirCurtir
Acho que realmente esse não faz falta, legal seria se o aplicativo tivesse o ônibus que a pessoa esta esperando onde ele esta (via GPS) e tempo de espera do mesmo nas paradas via GPS….
CurtirCurtir
Isso está previsto na segunda fase….. tá escrito na matéria.
CurtirCurtir
Gostei da tua ideia. O próprio aplicativo que estiver rodando em um celular que algum passageiro poderia enviar a posição para um servidor.
CurtirCurtir
Excelente projeto, tomara que seja bem feito.
CurtirCurtir
Sairia mais barato os decalques nas paradas e teria uma abrangência bem maior. Veja a quantidade de senhores e senhoras ou pessoas com baixo poder aquisitivo que também merecem ter acesso a essas informações.
CurtirCurtir
Desta vez discordo de ti, ambos deviam ser feitos. A abrangência deste aplicativo é bem maior que adesivos com as linhas nas paradas.
CurtirCurtir
Sim, os dois são importantes, mas como o aplicativo pode ter abrangência maior que os decalques nas paradas? Obrigatoriamente todos os passageiros passam pela parada, mas nem todos passageiros tem smartphone com acesso à internet.
Além disso acho que a prefeitura está se esforçando para não colocar os decalques por causa do tufo que eles levaram com o Shoot the Shit.
CurtirCurtir
O aplicativo pode integrar modais e propor rotas a partir de dois pontos no mapa que tu der. Como fazer isso com adesivos?
CurtirCurtir
Como é feito nos metrôs do mundo. Junto às paradas de cada linha aparece as linhas de cada parada.
CurtirCurtir
Tem que ter os dois. Hoje em dia, quem tem menos de 25 anos possui um smartphone, mesmo sendo um monotask como um Nokia Asha ou um MPxx piratão que roda aplicativos Java. Os mais velhos ou digitalmente não-incluídos (portadores de deficiência digital-cognitiva) teriam de ser atendidos por adesivos e placas, sujeitas a vandalismo e menos flexíveis em termos de informação.
O que deveria estar em discussão são as plataformas onde o aplicativo irá rodar. Para ser universal, deve ter algum suporte offline e rodar em smartphones baratos como a linha Asha da Nokia – Symbian S40/Nokia OS ou – esses MPxx de camelô (Java MIDP). Ah, e acesso 3G/GSM liberado para esses serviços (convênio EPTC/operadoras?).
CurtirCurtir
Pablo, estava me respondendo? Honestamente não entendi, como ia ter quadro informativo em uma parada da Borges que me informasse que ônibus eu devia pegar ali, onde eu devia descer para pegar o segundo para então chegar (por exemplo) no meio do bairro Bela Vista.
CurtirCurtir
Com o nosso sistema, onde na Osvaldo passam uma centena de ônibus e a conexão na rodoviária passam mais de 500 fica impossível… Mas o problema é o sistema de PoA que é burro.
CurtirCurtir
O Pablo está certo. O quadro teria todas as linhas e suas conexões. O usuario consegueria (sei de experiencia propria) calcular rapidamente quais conexões pode fazer. Funciona muito bem, e diria que é mais rapido que usar um app (o que eu também já usei bastante, mas preferia o mapa geral de linhas)
CurtirCurtir
Imagino algo assim:

Mas com a infinidade de linhas concorrentes fica quase impossível!
CurtirCurtir
Já existem aplicativos (Android) desse tipo para a cidade de Porto Alegre. Tenho dois no meu celular.
CurtirCurtir
Quais? Gostaria de ter isso .
CurtirCurtir
Tenho o Poa Trânsito e MovelBus Porto Alegre. Basta colocar “Porto Alegre” na busca da Google Play que acharás eles.
CurtirCurtir
Tenta o Moobly.
CurtirCurtir
Funciona offline?
CurtirCurtir
Não sei porque esse pessoal não cria um webapp simples em html5 que pode ser aberto em qualquer browser. em vez de criar apps específicos para cada sistema (iOS, Windows Phone, Symbian, Blackberry e Android)… assim todos teriam mais acesso.
CurtirCurtir
Por que por melhor que seja feito seria muito lento, alem de esbarrar nas limitações de cache do html5. App especifica funciona muito melhor.
CurtirCurtir