DMLU prepara licitação para duplicar número de contêineres

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) finaliza até o dia 15 a licitação que prevê a instalação de mais 1,2 mil contêineres de lixo orgânico, duplicando o serviço da coleta mecanizada da cidade. Segundo o diretor-geral André Carús, o documento está praticamente concluído, faltando alguns poucos ajustes para ser liberado. “Fizemos este documento em conjunto com a Secretaria Municipal da Fazenda e a Procuradoria Geral do Município para reduzirmos ao máximo as chances de atraso na implantação dos novos contêineres”, disse Carús, destacando que a Capital passará a contar com 2,4 mil equipamentos para a deposição de lixo orgânico.

Este é um dos cinco editais que estão sendo preparados pelo departamento para qualificar a prestação de serviços, dar fim às contratações emergências, promover mais transparência ao processo e acatar orientações do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público (MP). Os outros quatro editais devem ser publicados assim que os contratos vigentes forem sendo encerrados. “A próxima licitação a sair será a da coleta domiciliar. O contrato termina em dezembro”, afirmou Carús.

Conforme o diretor-geral, os novos contratos permanentes custarão R$ 330 milhões, cerca de 20% menos do que os anteriores por não incluírem a contratação de caminhões complementares para a coleta regular.

Prefeitura de Porto Alegre

(foto adicionada pelo Blog)



Categorias:Coleta mecanizada de lixo

Tags:,

10 respostas

  1. A imagem da foto diz tudo. Uma estrutura moderna que infelizmente gestores públicos e boa parte da população portoalegrense não tem cultura e educação suficientes para manejar, então dá no que dá, uma cidade-lixão absolutamente vergonhosa e que não poderia jamais ser aceita, mas só é.

  2. E quanto ao lixo seco?
    Maior parte do volume do lixo destes containers, reparando diariamente, é devido ao lixo seco. As pessoas não vão aprender a separar o lixo se só tiver uma lixeira.

  3. Pelas orientações que foram dadas pelo órgãos fiscalizadores, tem-se a certeza que houve superfaturamento no Edital anterior ou alguém dúvida.

    E isso atrelado a falta de transparência de parte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, em que os casos que envolvem atos lesivos aos cofres público ao que parece ser uma coisa natural, quando ocorre, os bombeiros dizem: tomamos todas as providências, afastamos os envolvidos e vai por aí vai, enfim, um mar de corrupção dentro dos órgãos públicos do Paço Municipal.

    O que mais chama a atenção, tudo ocorre com a maior tranquilidade……

  4. E o lixo seco? O lixo seco é mais fácil de manejar do que o lixo orgânico… Seria mais vantajoso colocar um container de lixo seco ao lado de cada um de lixo orgânico do que espalhar outros de lixo orgânico onde não tem container nenhum.

    • mas não vão colocar os contêineres de lixo orgânico junto aos de lixo seco?? acho que sim… não sei se li mal, mas o texto fio claro quanto a isso..

      • Cara, não achei nada sobre o lixo seco…

        “licitação que prevê a instalação de mais 1,2 mil contêineres de lixo orgânico, duplicando o serviço” … “a Capital passará a contar com 2,4 mil equipamentos para a deposição de lixo orgânico.”

        Esse é um dos 5 contratos, o próximo é de coleta domiciliar… Talvez um dos outros 3 seja para lixo seco, mas não encontrei referência nenhuma no texto.

        Tenho a impressão que para a prefeitura o “lixo é caminhão recolhendo e levando para o aterro sanitário” e lixo seco é um detalhe para acalmar ecologistas, algo de pouca importância.

        A prefeitura tem que se ligar que em cerca de um ano todo o lixo tem que ser bem destinado e tudo bem documentado! Tem que fazer tudo certinho e nada de “não sabíamos, fomos pegos de surpresa, atrasou o edital/licitação/liberação… ou sei lá o que”, ainda tem tempo de planejar (olha a gestão aí!)

      • Marco a.g.:

        Posso ter entendido mal, mas parece que tu estás achando que os contêiners atuais são de lixo sexo, o que não é o caso. Atualmente, todos os contêiners são para lixo orgânico. Infelizmente muita gente não está nem aí para isso e coloca lixo seco neles, o que faz com que os catadores entrem neles pra coletar o que possa interessar e, em muitos casos, fazer uma zona com o lixo.

        • É esse o caso… Divulgam a “instalação de containers” como propaganda e instruem muito mal as pessoas sobre onde depositar o lixo seco. É absurdo ir com um saco de lixo e depositá-lo ao lado de uma lixeira, mas é isso que tem que fazer.

  5. Bela foto.
    Quando vão dar um jeito nesse lixo que alguns deixam junto dos contêiner?

    De resto, que bom que vão ampliar o sistema….

  6. Análise do edital assim q sair em http://www.mafiadolixo.com

Faça seu comentário aqui: