Inovação e Urbanismo Integrador. Será que Porto Alegre consegue?

Como muito já discutimos nesse blog, Porto Alegre sofre de uma grave carência na área de Arquitetura e Urbanismo modernos, de projetos que incluam a cidade em si desde o princípio. Infelizmente, a cidade hoje se deixa dominar pelos paliteiros genéricos, pelos McCondomínios, pelos muros altos e isoladores, pelo zoneamento exclusivista que trata a circulação de pessoas e a vivacidade das ruas quase que como um inimigo. Os exemplos desses assassinatos urbanos abundam em Porto Alegre, e eu poderia discorrer um longo post só sobre esse assunto.

Hoje, no entanto, vou deixar uma inspiração de um projeto realmente ousado que pode ajudar a mudar esse cenário.

Proposto pela HypeStudio em parceria com a UFRGS, o Espaço Múltiplo de Inovação e Tecnologia (EMIT) serviria como um polo de inovação para a cidade, aproximando empresas potencialmente parceiras, fomentando a criação de novas ideias e negócios.

A proposta chama atenção pela integração que ela promove a uma área hoje um tanto morta e pouco convidativa. Ao criar uma passagem peatonal com atrativos integrados, o projeto ajuda a reavivar um espaço da cidade hoje enterrado pela pressa do complexo viário do túnel da Conceição. É um projeto pelo qual devemos torcer, sem dúvida!

Maiores informações e outros renders deste projeto podem ser conferidos no portfólio do projeto no site da HypeStudio.

O projeto arquitetônico é de:

Braga+Pöhls Arquitetura – Arq. Lennart Pöhls / Escola de Engenharia da UFRGS – Arq. Camila Zanini

Hype Studio ArquiteturaArq. Fernando Balvedi, Arq. Gabriel Garcia, Arq. Jean Grivot, Arq. Maurício Santos, Arq. Luísa Konzen, Arq. Gabriel Johansson

_________________________

 

Dica do Jonathas Costa no grupo Blog PortoImagem do Facebook.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo, Prédios, Reurbanização

Tags:, , ,

21 respostas

  1. O projeto tal como se vê é bastante simples e pequeno, até insignificante mesmo, mas ao menos é algo contemporâneo e assim pode se tornar um divisor de águas, porque este perfil de urbanismo e arquitetura é ainda uma lacuna no contexto urbano da retrógrada cidade de Porto Alegre,

    Curtir

  2. Isto pode acontecer sim. So’ teremos que imprimir estas fotos ai de cima em tamanho real e depois colocar na frente dos bunkers und pombais que ali estao. O problema sera quando chover. OU se integrantes do PCdB, PSOL, PT, PSD e especialmente Pedro Ruas sofrerem um acidente fatal………….. as chances sobem de 2% para 19.352%. Dai estaremos cozinhando com fogo quente. LOL

    Curtir

  3. E esse terreno é da UFRGS? Ninguém falou isso mas nunca imaginei que aquela área fosse da universidade.

    Curtir

  4. A ideia é muito boa mesmo, e o projeto é lindo. O uso de estrutura metálica seria muito bem-vindo, nem que seja como vetor de uma nova cultura de engenharia civil, mostrando que sim, podemos pensar em algo diferente.

    Mas, pensando na real viabilidade do projeto: nas imagens, não se vê nenhum carro ou ônibus passando pelo túnel, o que talvez tenha sido feito para passar a impressão de que ali é uma região residencial e bucólica. Aquela ali é uma das regiões mais poluídas e barulhentas de Porto Alegre. Cá entre nós, alguém realmente iria sentar para tomar um café ali?

    Curtir

    • É uma observação pertinente. Mas olhando a região, já existem alguns prédios residenciais junto ao acesso do túnel. Será que o problema de ruído é tão presente assim? Para o café, talvez a presença de um jardim ou outras estruturas decorativas possam ajudar a “rebater” o som. Para o prédio em cima do viaduto, imagino que não seja difícil ter isolamento acústico usando os materiais corretos. Talvez fosse interessante erguer uma estrutura de contenção acústica em cima dos acessos, a exemplo do que é feito em alguns túneis no Rio de Janeiro.

      Outra coisa que seria interessante estudar é quais tipos de veículos geram o ruído no local. No meu entender, o principal causador de ruído ali são os ônibus operando em meio ao anda-e-para dos veículos. Isso seria mais um motivo para a criação de uma faixa reservada para ônibus no túnel e na elevada – uma ideia que já está caindo de maduro pra todo mundo há muito tempo, menos pros técnicos mulas da prefeitura.

      Curtir

  5. Colírio para os olhos…já tão cansados de ver somente concreto empilhado na nossa cidade!

    Curtir

  6. Legal foi que disfarçaram bem túnel e viaduto. Veja que as ruas não são retas onde poderiam ser. Tenho notado isso… Fica mais bonito e deixa o trânsito menos rápido e mais amigável.

    Curtir

  7. Muito interessante.

    Aquela area tem sim como melhorar, mesmo com tunel e tudo mais, só falta vontade politica e empresarial.

    O problema é que não tem um terreno para investirem em alguma construção e fazer isso como compensação, quem sabe dando alguma isenção fiscal para reformar alguns prédios na area, e fazer essas melhorias?

    Não sei, mas é uma area que tem como recuperar, sem tirar o tunel.

    O problema é que se nem paradas de onibus temos direito, imagina algo dessa magnitude?

    Curtir

  8. Uma dica a todos aqueles que tiveram invadidos seus computadores com propagandas indesejáveis e baras tipo Babylon e outras coisas que só atrapalham e dificultam a navegação, passem o AdwClear que se em http://www.baixaki.com.br/download/adwcleaner.htm#nossaop fica uma beleza!

    Curtir

  9. é da hype..

    Curtir

  10. Parei de ler quando li Hype Studio.

    Pq né…

    Curtir

  11. Lindo e ousado demais pra sair do papel rs : (

    Curtir

  12. é muito bonito. Daria muita vida para aquela área. mas alguma associação de bairro, de proteção a mendigos e maconheiros vai barrar pelo impacto que causará na vizinhança

    Curtir

  13. Sem querer ser negativo, mas já sendo, este projeto tem tudo pra não sair. Inovação em Porto Alegre ??? Temos raros casos… e da Hype ainda por cima ???

    Mas é muito bonito e funcional !

    Curtir

    • Bah Gilberto, tu que eu achei que ia ser um dos únicos que não ia cornetear a Hype vai lá e faz! Hahaha
      Não dá pra estigmatizar por causa do projeto do BR até porque eles têm um belo portifólio.

      Tendo parceria com a UFRGS parece ser um ponto positivo… e o uso também. Aquele prédio por cima do viaduto achei ótimo!

      No geral ficou uma COMPOSIÇÃO bem interessante do lugar, mostrando que não precisa ter prédios megalômanos tipo Zaha Hadid pra ter um impacto visual…

      Curtir

  14. O projeto é bonito, como não sou da área não sei opinar com palavras corretas, mas gostei.
    .
    Só não entendi uma coisa, o prédio que fica em cima do túnel é de estrutura metálica?
    .
    Se for de estrutura metálica é mais uma coisa que acrescentaremos a cultura de engenharia civil nesta cidade, tem poucos prédios com esta estrutura.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: