Mais de 2 mil pessoas já andaram de aeromóvel desde sábado

Conforme técnicos, apenas 20% eram curiosos

Jeison Silva

Foto: Vinicius Carvalho/GES

Foto: Vinicius Carvalho/GES

Porto Alegre – Mais de duas mil pessoas já andaram no aeromóvel do Terminal Salgado Filho desde a inauguração feita pela presidente Dilma Rousseff, no sábado. Somente ontem foram mais de mil passageiros. A estimativa dos técnicos é de que 20% deles tenha buscado o serviço apenas por curiosidade nos primeiros dias de operação – os demais usaram por necessidade. “Somente o aeroporto tem cinco mil funcionários, mais o fluxo de embarque e desembarque”, salienta o coordenador de engenharia do Aeromóvel, Diego Abs. Por três meses, o veículo funcionará das 10 às 16 horas, para testes. “É perfeitamente normal para um veículo automático. Não registramos nenhum problema de calibragem até agora”, relata Abs. A distância percorrida é de 814 metros entre o Salgado Filho e o terminal da Trensurb. “A velocidade máxima é de 45 km/h e a viagem leva menos de três minutos.” Passado o período de avaliação, o sistema deve operar entre 5 horas e 23h25. Ontem, a reportagem circulou de aeromóvel. Do aeroporto ao Trensurb o tempo de viagem chegou a 2 minutos e 37 segundos.

Viagem com vista privilegiada

Após a viagem da equipe de reportagem, ficaram boas impressões sobre a novidade. Uma delas é a possibilidade de apreciar a vista pelas janelas amplas do aeromóvel, equipado com ar-condicionado, dos dois lados. A equipe do trem recomendou ao público cuidado extra com o vão entre a plataforma e o vagão. A porta não abre somente, como no metrô, ela se desloca antes em direção à plataforma alguns centímetros. Com muitas curvas pelo trajeto, em alguns momentos há leve trepidação e sensação de que o vagão balança sobre o eixo.

Facilidade para quem trabalha no aeroporto

A militar Kellyn Freitas andou, ontem, pela primeira vez de aeromóvel. Moradora da capital, ela trabalha há quase dois anos no aeroporto. “Antes, tínhamos que pegar o ônibus no antigo terminal e era longe”, reclama. Na mesma viagem que ela, estava o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, que aprovou a obra. “Está acima das expectativas”, afirma.

Diário de Canoas



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

9 respostas

  1. O repórter constatou que a velocidade média no percurso foi menor que 19 km/h. E que com muitas curvas pelo trajeto, em alguns momentos há leve trepidação e sensação de que o vagão balança sobre o eixo.

    E o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirma que “Está acima das expectativas”?

    Curtir

  2. Bem q o Tarso podia anunciar um desses ligando Montevideo-Porto Alegre (agora com a liberaçao da maconha la o movimento vai aumentar muito… hahahhaa) e de quebra uma parceria com a SpaceX pro polo espacial gaucho… [/sonho]

    Curtir

  3. Pra quem imaginava um aeromovel para longas distancias, conheçam o Hyperloop:

    Clique para acessar o hyperloop_alpha-20130812.pdf

    Curtir

  4. Gastaram uma fortuna para transportar os funcionários do aeroporto, uns poucos passageiros dos vôos e uns curiosos que nunca mais usarão o trem. Se fizer um esforço mínimo vamos achar uns 20 lugares onde esse tem seria bem mais útil só em Porto Alegre.

    Curtir

    • É que nos outros lugares a ATP/EPTC não deixa. Só foi possível no Aeroporto porque está ligada ao ministério das cidade, se fosse em qualquer outro lugar do município dependeria do Fortunatti e esse nem VLT quer para não se incomodar com as empresas de ônibus.

      Curtir

      • pois é, fico imaginando o Fortunati dizendo que “o aeromóvel é interessante, mas cria obstáculos”. Juro que racho ele no meio se ele largar essa.

        Curtir

  5. Cidade sem atrativos e’ nisso que da…..

    Curtir

  6. Isso me lembra quando o iquatemy abriu suas portas pela primeira vez, vinham do interior andar de escada rolante!

    Curtir

  7. Pela quantidade de pessoas em tão pouco tempo, se o Aeromóvel estivesse na orla viriam até do exterior.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: