Tarso destaca “impulso” na economia gaúcha com fábrica de caminhões

Governador elogiou decisão de montadora chinesa voltar atrás e se instalar no Estado

Tarso ressaltou impulso na economia com instalação de fábrica.  Crédito: Alina Souza / Palácio Piratini / CP

Tarso ressaltou impulso na economia com instalação de fábrica. Crédito: Alina Souza / Palácio Piratini / CP

A fabricante chinesa Foton Motors Group assinou na tarde desta terça-feira um protocolo de intenções para a instalação de uma fábrica de caminhões em Guaíba, na Região Metropolitana. A parceira já havia sido divulgada nessa segunda. Durante o evento, no Palácio Piratini, o governador Tarso Genro reconheceu que o investimento para a implementação da montadora – de R$ 250 milhões – não é muito elevado, mas ressaltou a importância dela para o crescimento da economia gaúcha.

“Um investimento não se mede pela cifra imediata necessária para o funcionamento da fábrica. Ele tem que ser medido pelo impulso que abre para o conjunto das cadeias produtivas, que estão associadas com a instalação da empresa”, frisou o governador. “Neste sentido, o valor do investimento tem que ser entendido pelos efeitos que produz na economia”, acrescentou.

Tarso contou que ficou “frustrado” quando soube da desistência da montadora em se instalar no RS e ir para o Rio de Janeiro. Ele comemorou o fato de a empresa rever a decisão: “Acompanhei detalhadamente o processo de negociação e confesso que fiquei frustrado quando tive a notícia que a empresa estava desistindo do Rio Grande do Sul. Até porque, em visão estratégica, para a empresa a instalação no nosso Estado é melhor”.

O presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos de Barros, afirmou que a empresa foi muito bem recebida pelo governo do Estado e detalhou o projeto da montadora. “A Foton é uma montadora de caminhões. Ela não produz praticamente nenhuma peça. Ela compra de terceiros. Nós temos agora este contrato de 12 anos com o governo. Eu acho que é um momento importante porque as negociações foram muito duras”, contou.

O governador ainda frisou que o Estado tem uma economia diversificada e que está em crescimento. “Nossa economia é baseada na indústria, na agricultura, na tecnologia. Além de uma base da agricultura familiar, temos grandes empresas e multinacionais de presença no cenário global. Temos uma política industrial formata e articulada com setores nacionais e internacionais”, disse.

Produção no RS

A Foton pretende inaugurar a planta, sua primeira no país, em 2015. O BNDES deve financiar cerca de 80% do investimento. A capacidade de produção inicial é prevista em até 20 mil unidades/ano. Atualmente, a empresa importa para o Brasil os modelos Aumark 3,50 AK, Aumark 6,50 AK e Aumark 8,50 AK, que deverão ser fabricados na montadora gaúcha.

Para 2018, a capacidade deverá ser expandida para 50 mil unidades/ano. Quando esteve em negociação pela última vez no RS, a Foton planejava instalar a fábrica em uma área de cerca de 1,5 milhão de metros quadrados. Seriam gerados, aproximadamente, 400 empregos diretos.

Correio do Povo



Categorias:Economia Estadual

Tags:, , , ,

14 respostas

  1. A Foton Aumark, vai ser a EMBRAER dos Caminhões !!!

    Não fabrica e nem inova nada, só monta veículos com componentes fornecidos pelo mercado de reposição, mas com preços mais competitivos.
    Em Camaquã teremos outra montadora Chinesa com investimentos e produtos similares.

    • bom… a embraer importa muitas peças dos eua, se a Foton usar peças do RS ja é um avanço

    • A Embraer produz um aviãozinho agrícola sem tecnologia nenhuma, mas o único homologado que utiliza etanol. Agora veja o preço do querosene de aviação.

  2. 80% financiada pelo BNDES?…

    • acho q a montadora arabe q se instalou no Sergipe conseguiu 100% viu… foi um valor bem alto por conta de FNE, BNB e etc

  3. Guaiba se recuperando do estupro municipal que o bugre safado cometeu no caso Ford. Meritos do Tarso nessa.

  4. EXTRA !

    Isto não pode ser verdade : cassado mandato por uso da máquina pública na cidade mais puliti$$$ada do Universo !

    http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=505315

    13/08/2013 16:31 – Atualizado em 13/08/2013 16:42
    TRE cassa o mandato do vereador Cassio Trogildo
    Parlamentar do PTB é suspeito de compra de votos e uso da máquina pública

    O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul cassou nesta terça o mandato vereador Cassio Trogildo (PTB). O parlamentar estava na secretaria de Obras e Viação (Smov) da gestão passada do prefeito José Fortunati. Apesar de ter se licenciando para concorrer no pleito de 2012, Trogildo foi denunciado pelo Ministério Público Estadual (MP) em dezembro de 2012 por suspeita de compra de votos e de abuso da máquina administrativa.

    O MP aponta que a Smov teria sido utilizada indevidamente em cinco oportunidades. No início de outubro de 2012, um áudio em que interlocutores supostamente ligados à administração municipal pediam votos a moradores do bairro Rubem Berta em troca de obras no local foi entregue ao promotor Mauro Rockenbach, que instaurou um procedimento para apurar as denúncias. As promessas, feita pelos cabos eleitorais durante uma reunião do Orçamento Participativo (OP) em setembro, foram cumpridas dois dias depois, quando máquinas começaram a asfaltar o local.

    Segundo Rochembach, a secretaria foi utilizada com caráter eleitoral, uma vez que as obras das comunidades que apoiavam o candidato foram feitas com urgência, através de adendos nas atas do Orçamento Participativo, enquanto obras previstas há mais tempo foram deixadas para trás. Entre as demais irregularidades realizadas pela pasta, está o asfaltamento de um trecho de uma estrada, na zona Sul da Capital, que dá acesso a um terreno que também é de propriedade de Trogildo. Segundo o MP, esta obra não estava prevista no Orçamento Participativo.

  5. “A Foton é uma montadora de caminhões. Ela não produz praticamente nenhuma peça. Ela compra de terceiros.”

    Até quando seremos mão de obra burra?

Faça seu comentário aqui: