Manifestantes tentam invadir prédio da Prefeitura de Porto Alegre

Polícia reagiu com bombas de gás lacrimogêneo

Manifestantes e BM entraram em confronto.  Crédito: Cau Guebo / Futura Press / CP

Manifestantes e BM entraram em confronto. Crédito: Cau Guebo / Futura Press / CP

Um grupo de manifestantes tentou arrombar a porta dos fundos do prédio da Prefeitura de Porto Alegre, que fica na Siqueira Campos, durante protesto na noite dessa quarta-feira, que reuniu cerca de cem estudantes que reivindicam o passe livre no transporte público da Capital.

Um policial militar tentou impedir o arrombamento e foi atacado. Ele caiu no chão e chegou a sofrer ferimentos leves. A Brigada Militar reagiu atirando bombas de gás lacrimogêneo, e dois manifestantes foram detidos, um deles sendo solto em seguida. O outro teria sido levado para a delegacia do menor (Deca).

Após o rápido confronto, os manifestantes, muitos deles cobrindo o rosto com máscaras, reuniram-se no Largo Glênio Peres de onde saíram em direção ao Deca para liberar o que teria sido apreendido.

Na noite de ontem também ocorreram protestos em São Paulo e no Rio. Em São Paulo, os manifestantes queriam o fim do cartel em licitações do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Houve confrontos e sete pessoas feridas. No Rio, ato contra o governador Sérgio Cabral terminou em pancadaria e sete feridos.

Correio do Povo

_____________________

Versão SUL 21:

Protesto termina com confronto e manifestante detido em Porto Alegre

“Prefeito da elite, o povo te demite!” e “Não tem conversa, é o passe livre que interessa” foram gritos utilizados pelos manifestantes | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

“Prefeito da elite, o povo te demite!” e “Não tem conversa, é o passe livre que interessa” foram gritos utilizados pelos manifestantes | Foto: Ramiro Furquim/Sul21



Categorias:Manifestações

Tags:, , ,

37 respostas

  1. O Correio do Povo era mais conservador antes da venda para a IURD. Hoje está mais centrista (aliás incrivelmente o jornal não teve sua linha editorial muito afetada pelos pastores, a visita do Papa Francisco foi noticiada normalmente). Talvez por isso me agrade mais que seus concorrentes.

    O Sul 21 é tendencioso, ao lado da esquerda. A ZH também, para a direita. Imparcialidade, ou pelo menos pouca parcialidade, é possível, acho que falta um jornal assim em Porto Alegre.

    Curtir

  2. Agora uma coisa é certa, antes das manifestações crescerem se um grupo do tamanho que fez a manifestação ontem saísse as ruas, iam ter meia dúzia de linhas nos jornais, agora que o movimento está em descenso se juntar vinte pessoas sai na capa da Zero-Hora!
    .

    Curtir

  3. E ainda tem gente que le esse jornaleco do Sul21.
    podre!

    Curtir

    • Acho ele tão ruim quanto qualquer outro. Leio sabendo que é tendencioso como os outros. É importante ter a visão dos dois lados, na minha opinião.

      Curtir

    • Gerson e Felipe X, tem muitos jornalecos por aí. A ZH vai pra um lado, o Correio é meio parecido e o Sul 21 vai pra outro. Nós estamos mal de jornais e sites de informação.
      Não sei qual o pior. Mas depois de receber intimação pra não publicar mais matérias desconsidero totalmente a existência do Jornal do Comércio, o pior jornaleco que tem medo até de blogs ! Este não merece nem links e nem citar o nome dele.

      Curtir

      • Gilberto.
        .
        Do início do século XX (não o XXI) até 1964 tínhamos jornais com partido de forma clara e inequívoca, logo quando se lia um jornal se lia uma opinião clara de uma linha política. Hoje em dia temos jornais que publicamente não assumem a sua ideologia, mas tem claramente uma posição política-partidária.
        .
        Querendo esconder a sua cara, para aparentar uma pseudo imparcialidade faz com que os jornais fiquem uma colcha de retalhos, em que há um ou outro artigo de opinião contrária a linha editorial do jornal só para dizer.
        .
        – Viu como somos imparciais.
        .
        Os sites de informação ainda não acharam um modo correto de ação, também ficam na indefinição querendo esconder a sua linha editorial, causando mais desinformação do que qualquer coisa.

        Curtir

        • Eu queria que existisse um veículo de informação que desse a notícia pela notícia. Mas não sei se isso seria possível, face as diferentes interpretações que o ser humano faz dos fatos. Mesmo um jornal que tenta ser neutro, seria muito difícil manter a neutralidade.

          Curtir

        • Gilberto isto NÃO EXISTE NEM AQUI NEM NA CHINA (ditado do passado). Esta utopia de alguém ser neutro não é possível, se tivéssemos um ET noticiando talvez ele descrevesse os fatos, porém não faria o mínimo sentido a descrição, por exemplo uma descrição de um ET seria assim.
          .
          Às 19:32 um grupo de humanoides (23), portando alguns cartazes com os seguintes textos (…….,…….,…….) se reuniram a frente do……, com o tempo, a razão média de 0,78 humanoides por minuto o grupo cresceu atingindo o total de 86 manifestantes, estes acrescentaram os seguintes cartazes (…….,…..,……). Após às 19:42 minutos os manifestantes cantaram os seguintes refrões (…….. 12,50 min, ……3,42,…..,…..). Não escreveremos aqui as repetições.
          .
          Às 21:15 quando o número de manifestantes atingiu 91 manifestante, um subconjunto destes começou a sair, numa razão de média de 2,32 humanoides por minuto, sobrando um sub-grupo de 58 manifestantes.
          …..
          …..
          Isto é um relato imparcial, se fosse escrever com mais detalhes ainda seria mais chato!
          .
          Repito é impossível relatos sem algum posicionamento.
          .
          Podes chamar os manifestantes de:
          Manifestantes, baderneiros, jovens lutando pela democracia, cidadãos indignados, vândalos, ….., cada palavre tem um sentido e mostra o lado que estás.

          Curtir

        • Gilberto.
          .
          Até uma foto é parcial. Se eu quisesse desqualificar a manifestação de ontem, tirava uma foto um pouco mais de longe com uma lente zoom em torno de 40mm de distância focal, mostrando que além do pequeno núcleo de manifestantes não tinha mais ninguém.
          .
          Se eu quisesse valorizar a manifestação tirava uma foto como a do Sul 21, que para quem não é atento parece que a manifestação tinha mais gente do que eles anunciam.
          .
          Logo, se uma foto é parcial, como um texto poderá ser imparcial?

          Curtir

      • Acho que não dá pra comparar Sul21 com ZH. A linha editorial do Sul21 é clara e abertamente de esquerda, enquanto ZH se vende sob um verniz de imparcialidade, apesar de ter uma linha fortemente conservadora. O problema não é um veículo adotar determinada linha, mas sim querer import essa linha como A verdade imparcial.

        Curtir

  4. Tudo orquestrado pelas organizacoes criminosas de sempre: PT, PSOL, PSTU e PCdB. E’ sempre a mesma tactica que usam. Se apegam a um problema e depois comecam a causar desgaste a quem esta no governo atravez de acoes midiaticas como estas. Quando a poeira baixa estes mesmos marginais tentam se passar por santinhos enquanto na verdade nao estao nem ai para passagens de onibus, isto tudo e’ politicagem barata para desgastar Fortunatti, nada mais nada menos. Foi assim que Tarso ganhou para governador.

    Curtir

    • Sinceramente Phil, não sei até que ponto que organizações políticas mais estruturadas estão abraçando este grupo. Podem até manifestando solidariedade, mas um grupo como este que atua mais próximo a um comportamento típico ou de falangistas, ou de camisas marrons alemães ou ainda de fascistas italianos, do que o comportamento de militância de esquerda, é muita burrice um apoio explícito.
      .
      Não duvido que um desses grupos que citasse esteja apoiando este grupo, pois são burros mesmo, mas os outros tem cabeças que pensam e conhecem a história.
      .
      Nunca movimentos deste tipo trouxeram ganho a esquerda, sempre a militância de esquerda foi bem mais organizada e estruturada.
      .
      O que vemos nos dias atuais é que a chance de organizar meia dúzia de pessoas que pensam completamente fora dos padrões normais e que não representam ninguém, fora eles mesmo, é muito grande. É só abrir uma página do Feicebuque, colocar símbolos e discursos do passado e a organização tá feita. Inclusive é extremamente interessante que estes grupos tem a base de comunicação as comunidades feitas nos Feicebuques da vida, ou seja num meio eletrônico que é monitorado de perto pelos meios de espionagem eletrônica norte-americanos. Se fossem de esquerda mesmo, pretendendo derrubar o sistema, jamais utilizariam este meio para a organização.
      .
      Podemos até desconfiar da origem deste grupelhos, desde um trabalho de uma pessoa que realmente acredita no que ele diz, até grupos organizados para criar uma situação inversa ao que eles dizem pretender.
      .
      Já tivemos na história brasileira, diversos pseudo-militantes de esquerda que eram agentes de forças externas, e o mais interessante que estes sempre eram os mais radicais, os mais convictos e os mais exaltados.
      .

      Curtir

    • Caro Phil.
      .
      Só para te contrariar e mostrar que os partidos de esquerda não estão orquestrando esta bagunça, o único partido de todos (direita, centro e esquerda) que se manifestou contra a ação dos chamados “Black Blocs” foi o PSTU!
      .
      Podes olhar na página deste partido a crítica a ação dos “Black Blocs” (http://www.pstu.org.br/node/19855) que vai mais ou menos na direção que escrevi acima, tomo a liberdade de reproduzir parte da nota.
      .
      …….
      “Mas queremos dizer, com clareza, que as ações desses grupos nos parecem completamente equivocadas. Os “Black Blocs” defendem a “propaganda pela ação”. Ou seja, defendem a utilização do método das depredações das fachadas de bancos, empresas, lojas de grifes e tudo o que simboliza o capitalismo porque, assim, estariam enfraquecendo o sistema.
      .
      Nós, do PSTU, não temos nenhum apreço por essas instituições. Muito pelo contrário. Mas, consideramos que esses métodos não enfraquecem os grandes empresários. Ao contrário, lhes dão um argumento para jogar a opinião pública – e muitos trabalhadores – contra as manifestações e, assim, preparar a repressão. Sua “ação direta” é típica de setores de vanguarda, descolados das massas, que terminam por fazer o jogo da direita, justificando a repressão.”
      ……..
      .
      Fica claro agora que diferente de mimimis de outros partidos que não se posicionam o PSTU, apesar de considerar bancos, empresas, lojas de grife etc como símbolos do capitalismo, eles são contra ações deste tipo, que segundo uma análise correta deles que neste ponto concordo em 100% só enfraquecem os movimentos de contestação.
      .
      Phil, agora se queres ficar no teu sectarismo, que fique, mas esta é uma manifestação OFICIAL DO PSTU.
      .
      Espero que outros partidos como o PT, PMDB, PDT se manifestem publicamente, ou não, pois tem medo de perder meia dúzia de votos.

      Curtir

  5. E se prendem, protestam querendo soltar.

    E pior, soltam.

    Curtir

  6. Me recuso a pagar qualquer aumento de gasolina para sustentar passagem gratuita para estes baderneiros. O digníssimo Sr. Prefeito, que propôs esta sandice, que pague do seu próprio bolso ao invés de inventar asneiras.

    Curtir

  7. Até quando teremos que aguentar esse grupo de baderneiros criando confusões pela cidade?

    Curtir

    • Até abrir a planilha de verdade, fazer licitação e melhorar de vez o transporte público. E veja que para os dois primeiros não custa nada.

      Curtir

    • Até o pt ganhar as eleições municipais.

      Curtir

      • Certamente!

        Curtir

      • Mas a matéria do Sul 21 está muito tendenciosa e parcial, depois falam da Zero Hora (calma não fiquem brabinhos).
        Numa foto aparece um cara chutando a porta e eles dizem: “Um grupo tentou entrar na prefeitura,” entrar a chutes, isso sim.
        depois: “Outros manifestantes tentaram socorrer o detido ” – brigadiano apanhando.
        “Parte do grupo, que estava se afastando, retornou para tentar resgatar o manifestante detido”- brigadiano tomando coice.
        E quem viu as imagens (vídeo) percebe claramente que o PM levou muito pau.
        E aí voltamos a estaca zero: quem apanhou 1º, os manifestantes ou a brigada, quem matou primeiro, os palestinos ou os judeus…

        Curtir

      • O mesmo papo de “só tem manifestação onde o pt não é prefeitura”? Má notícia: houveram manifestações em SP.

        Curtir

        • É, mas agora as manifestações só atacam o Alckmin, em SP.
          Antes elas atacavam todos, pois os manifestantes eram trabalhadores pedindo um país melhor, não militantes disfarçados.
          Agora os grupos estão tentando conseguir força novamente com esses atos aí, mas todo mundo já se ligou que o único objetivo dos caras é partidário.
          Na frente da Assembleia o bloco faz atividades culturais, na frente da prefeitura pede o impeachment do prefeito. Que estranho.

          Curtir

        • Tá estranho mesmo… depois de junho os movimentos sociais só estão capitalizando para 2014… vá que respingue um carguinho amigo. O Haddad e o Tarso não sinalizaram nada… só estão ensebando. Sinalizar por sinalizar, o Fortunati também sinaliza com aumento do combustível e outras medidas para subsidiar o transporte.

          Pegar pesado com os financiadores de campanha, isso ninguém faz.

          Curtir

  8. Chinelagem a briga com o PM.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: