Projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld , Centro Cultural do Instituto Ling vai oferecer atividades artísticas e educativas em Porto Alegre

Projeto do Centro Cultural do Instituto Ling. Divulgação

jArzbYEBpa_tgb-amTzKLsyriBW2HShOj4Np1MQ3K5M Projeto do Centro Cultural do Instituto Ling. Divulgação

A partir de agosto de 2014, Porto Alegre ganhará um novo equipamento cultural e educacional. Com o objetivo de tornar-se uma referência cultural, artística, educacional e arquitetônica na cidade de Porto Alegre, o Centro Cultural do Instituto Ling vai oferecer atividades como teatro, cinema, música e artes, cursos livres de curta duração, palestras, seminários, conferências e ciclos de debates nas mais variadas áreas do conhecimento.

Com a construção do Centro Cultural, o Instituto, que desde 1995 concede bolsas de estudo, expande suas atividades de disseminação do conhecimento, oferecendo atividades socioeducativas e culturais para um público mais amplo, que busca aperfeiçoamento contínuo e diferenciado.

“Queremos propor um ambiente especialmente construído e equipado para possibilitar experiências educacionais e culturais únicas. Este projeto complementa a atuação do Instituto criado pela família Ling, que chegou ao Rio Grande do Sul na década de 50, como retribuição à comunidade que tão bem a acolheu”, explica o empresário William Ling, diretor do Instituto.

A localização do novo espaço na Rua João Caetano também facilitará o acesso a equipamentos culturais para uma grande parcela da população que vive na Zona Norte. “Os centros culturais de Porto Alegre estão localizados, em sua maioria, na região central e nos bairros adjacentes. A escolha pelo bairro Três Figueiras diversifica as opções de lazer, bem estar e qualidade de vida para a comunidade”, afirma Ling.

O prédio do Centro Cultural contará com salas de aula, auditório, espaço expositivo e laboratório gastronômico, além de facilidades como cafeteria, salão de eventos e espaço comercial para artigos educativos, artísticos, culturais e de design.

O projeto arquitetônico é concebido por Isay Weinfeld, um dos mais conceituados arquitetos brasileiros. Isay foi escolhido por reunir conhecimento em diversas áreas de atuação, como a expografia, a cenografia, o design de móveis e seu trabalho como cineasta. Ao longo de quase 40 anos de carreira, Isay Weinfeld projetou casas, prédios residenciais e de escritórios, bancos, agências de publicidade, hotéis, lojas, restaurantes no Brasil e no exterior. Destacam-se projetos como a Livraria da Vila, os empreendimentos do Grupo Fasano, o edifício 360º e lojas das marcas Havaianas e Fórum. Recebeu diversas premiações, como o Prêmio Rino Levi concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil/SP (pela Casa Inglaterra, em 2000), o Prêmio da VI Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo (pela Praça da Amauri, em 2005) e o Mipim AR Future Project Awards organizado pela revista inglesa Architectural Review (pelo Edifício 360º, em 2009 e pelo Edifício Oka, em 2012).

O projeto do centro cultural, iniciado em 2009, destaca-se pelo referencial na arquitetura contemporânea e pela funcionalidade dos espaços projetados especialmente para utilização cultural e educacional. A obra, iniciada em 2012, tem previsão de término para o mês de maio de 2014.

Instituto Ling

(update 15h50min: adicionada mais uma foto)



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Cultura

Tags:,

11 respostas

  1. Melhor do que shopping!

    Curtir

  2. Esta semana a ÉPOCA Negocios publica uma reportagem especial sobre a Évora, antiga Petropar

    é mais uma empresa gaucha com faturamento acima de 1 bi…

    http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Resultados/noticia/2013/08/e-uma-industria-e-nao-sabe-o-que-e-crise-trecho.html

    Curtir

  3. Fica qse do lado da casa do Ling, fundador da Petropar…

    Curtir

  4. duvido que o prédio será um bunker, estamos vendo apenas uma vista de um edicio de 3 andares e mesmo assim já vemos um para-sol em toda lateral dele! O que vejo é um projeto de extremos bom gosto, sem ser chamativo e neutro para a zona. Pelo que conheço do Isay, sem duvida PoA ganhará um projeto de alta qualidade, mas será preciso olhar nos detalhes.

    Curtir

  5. Mais uma referência arquitetônica, todavia negativa. Já vi projetos de arquitetos argentinos e chilenos milhões de vezes superiores a este e que agregam bastante valor à paisagem urbana, diferentemente desta simples caixa branca como bem expressou o Kadu.

    Curtir

  6. Tenebroso! Uma simples caixa branca!

    Curtir

  7. Parece um bunker

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: