O embelezamento de Porto Alegre

Praça Itália, um exemplo de praça bem cuidada. Foto: Gilberto Simon

Praça Itália, um exemplo de praça bem cuidada. Foto: Gilberto Simon

Em maio de 2011 foi constituído um grupo de trabalho (GT) para pensar, propor e implementar o “embelezamento” de Porto Alegre. Foi publicado no Diário oficial de POA no dia 05/05/2011.

Nunca vi algum resultado deste grupo de trabalho e nenhuma medida para embelezar Porto Alegre. Que medidas seriam estas ?

Temos que ter no mínimo uma prestação de contas do que foi feito ou “pensado” para a cidade. Ou será que nada foi pensado e este foi apenas mais um GT do nada para o nada?

Os integrantes do GT eram: ANA MARIA PELLINI; EDEMAR TUTIKIAN e IZABEL CHRISTINA COTTA MATTE, todos sob a coordenação da Primeira Dama do Município, REGINA MARIA BECKER, esposa do nosso excelentíssimo prefeito.

Foi publicado no blog no mesmo dia: Prefeitura cria grupo de trabalho para pensar o embelezamento de Porto Alegre

Há alguns exemplos de praças em Porto Alegre que foram revitalizadas. A Praça Otávio Rocha e a Praça da Alfândega, por exemplo. Mas será que só revitalizar as praças seria suficiente? Sem falar que existem inúmeras praças que nunca foram revitalizadas. E praças importantes e centrais como a Dom Sebastião, na Independência, em frente ao Colégio Rosário também estão entregues às traças (e aos mendigos). Outro exemplo é a Praça Campos Sales, na Av. salgado Filho, totalmente atirada, tão bem mostrada pelo Marcelo Bumbel neste post. Mas eu estou falando de praças. E os outros aspectos do embelezamento da cidade?

Praça Campos Sales, totalmente atirada. Foto: Marcelo Bumbel - Porto Imagem

Praça Campos Sales, totalmente atirada. Foto: Marcelo Bumbel – Porto Imagem

Mas pergunto:

  1. O que vocês acham que se constituiria em ações para embelezar a cidade?
  2. O que Porto Alegre precisaria pra ser embelezada ?
  3. Este grupo de pessoas fez alguma coisa ?

Ficam estas perguntas no ar.

_______________________

Vale a pena rever este post do Blog:  No tempo que Porto Alegre era linda.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , ,

37 respostas

  1. Se não queriam comentário sobre mendigos, bastaria publicar uma foto do local sem a imagem do mendigo.

    O mendigo foi colocado SIM como parte da sujeira da praça. Acho uma sacanagem isso

    Curtir

    • Que bobagem! Claro, o fotógrafo deveria ter solicitado para o mendigo sair da frente… ou tentar bater uma foto malabaristica escondendo a realidade das praças.

      O foco é falar do descaso com a sujeira e o embelezamento de nossa cidade, mas é incrível como a mentalidade dos “esclarecidos leitores desse blog” continua voltando para o mesmo ponto: mendigos “esses coitados sem esclarecimento estético e dos bons costumes da classe média” – como se fossem o problema da cidade e não sintoma do problema social que temos.

      Curtir

    • Eduardo, concordo contigo, com tantos lugares sem manutenção em Porto Alegre foram por uma foto com um mendigo EM PRIMEIRO PLANO, se não for proposital foi um tremendo ato falho.

      Curtir

  2. Morei em São Paulo por 2 anos e, no começo não entendia por que, mas achava mais agradavel olhar ao longe lá do que em Porto Alegre. Até que me dei conta de que em São Paulo não há outdoors e nem anuncios publicitarios grandes no meu campo de visão. Desde então sou fã da lei CIDADE LIMPA.Seria uma enorme evolução se Porto Alegre decretasse uma lei como essa. Que tal fazer campanha por essa lei, para começar?
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_Cidade_Limpa
    http://pt.wikisource.org/wiki/Lei_Municipal_de_S%C3%A3o_Paulo_14223_de_2006

    Curtir

  3. Pessoal, o foco do Blog não são os mendigos. É o embelezamento de Porto Alegre. Procurem comentar dentro do foco por favor. Se eu quisesse fazer um post sobre os mendigos da cidade eu tinha feito. E o embelezamento da cidade não depende dos mendigos. E sim da Prefeitura.
    Pretendo mandar para o prefeito este post e seus comentários, mas vou cortar todos os comentários que se refiram aos mendigos.

    Curtir

  4. Meus caros senhores, não percam o foco. Aqui tem que ser debatido o embelezamento da cidade, não de ações sociais (que também merecem atenção, mas não nesse post).
    É chegada a hora de propor uma solução, coletiva, para mudar isso. Sou cidadão como todos vocês, e acredito no potencial de Porto Alegre.

    Curtir

  5. Caro Gilberto Simon e leitores: morei por cerca de um ano em Porto Alegre e acho que um dos elementos que mais prejudicam a beleza da cidade é o lixo espalhado (aqueles conteiners não existem em toda parte…). Morei no Cristal e ali havia locais deprimentes de se ver. Vou fazer propaganda aqui de Frederico Westphalen, onde moro atualmente. Aqui existem coletoras de polietileno para o recolhimento do lixo, instaladas em pontos estratégicos (em frente a condomínios, lojas, etc). Quem quiser ver o tipo de coletora tem no site do fabricante http://www.bakof.com.br/novo/produtos_eco.html. Parece funcionar bem. Sei que Porto Alegre, por ser uma cidade de grande porte, naturalmente produz mais lixo, mas acho que é possível melhorar essa questão! Vamos torcer por melhorais na cidade. Um abraço.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: