Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2013
A MULTIPLAN EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS S.A. anuncia que celebrou contrato para aquisição de um terreno de 93,6 mil m² localizado ao lado do Parque Municipal Getúlio Vargas, no bairro Moinhos, cidade de Canoas, estado do Rio Grande do Sul. A Multiplan planeja, em uma primeira etapa, o desenvolvimento de um shopping center de aproximadamente 35 mil m² de Área Bruta Locável (ABL). O terreno possui potencial construtivo de cerca de 186 mil m². Será o terceiro shopping center da Companhia na região Sul do País, cujo projeto contempla também empreendimentos futuros no conceito multiuso. A meta da Companhia é inaugurar o empreendimento em 2016. Detalhes complementares deverão ser anunciados em momento oportuno.
Localizado no vetor de crescimento residencial da cidade, o terreno tem na sua vizinhança imediata edifícios e condomínios de alto padrão, e novos projetos residenciais em implantação, também direcionados para as classes sociais média-alta e alta. A área de influência do terreno abrange uma população de aproximadamente 545 mil habitantes, e atinge os municípios do Vale dos Sinos, região altamente industrializada e de elevada renda. Em torno de 58% da população na área primária pertence às classes A e B (¹).
O município de Canoas possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul, e o quarto maior da Região Sul do País. Vizinha da capital Porto Alegre, a cidade é sede de grandes empresas nacionais e multinacionais, tem o segundo maior polo universitário do estado, e é o município mais populoso da Região Metropolitana da capital gaúcha (¹). Canoas é cortada pela BR116, estrada federal com o segundo maior fluxo de veículos, atrás apenas da Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, além de dispor de diferentes acessos para o bairro do futuro empreendimento.
Fonte: Multiplan (pdf)
Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Shopping Centers
UFSM é maior que Ulbra, Unilasalle, IPUC e Uniritter juntas
e Santa Maria ainda tem Ulbra, Unifra, FAMES (IPA), FAPAS, FISMA e FADISMA.
CurtirCurtir
UFSM é maior em que? A Ulbra era até antes da crise, a maior universidade do estado em número de alunos. Aliás, já foi umas das maiores universidades do Brasil em número de alunos, antes da popularização do ensino superior à distância. Hoje perde para o IFRS e para a Unijuí no RS. Ainda assim, tem mais de 25 mil alunos.
A UFSM apesar de ser muito melhor conceituada, não tem um número tão grande de alunos, pouco mais de 20 mil.
O MEC/INEP utiliza como base de contagem para o censo da educação superior, que define a população “universitária” do país, a sede da instituição, portanto os alunos da Ulbra Santa Maria estão, oficialmente, contabilizados em Canoas.
CurtirCurtir
Na verdade só a Ulbra é maior que todas de Santa Maria juntas. Em 2012:
Ulbra: 26.854 alunos
http://ruf.folha.uol.com.br/2012/rankings/universidades/universidade-luterana-do-brasil-8454.shtml
UFSM: 15.347 alunos
http://ruf.folha.uol.com.br/2012/rankings/universidades/universidade-federal-de-santa-maria-8415.shtml
Claro que isso não reflete em qualidade, nisso a UFSM ta bem na frente.
CurtirCurtir
Segundo o site oficial http://www.ufsm.br ela possui “Estudantes: 28.290”.
CurtirCurtir
Gostei, muito bonito o projeto, espero que a Multiplan divulgue logo mais detalhes.
Lendo o texto, nem eu sabia que Canoas é o segundo maior polo universitário do estado. Imaginava ser Santa Maria.
CurtirCurtir
Ulbra, Unilasalle, IPUC e UniRitter
CurtirCurtir
Esqueceu do Acadêmico e do IFRS, que também oferecem ensino superior.
CurtirCurtir
Gilberto, corrige aí: o município mais populoso da Região Metropolitana é Porto Alegre. Canoas é a segunda cidade mais populosa da RMPA.
CurtirCurtir
Porto Alegre não conta, por que é a região metropolitana DE Porto Alegre.
Tipo, Guarulhos é a cidade mais populosa da RM de São Paulo. Confins da RM de BH.. etc..
CurtirCurtir
Se o IBGE diz, então Porto Alegre conta sim: https://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%A3o_Metropolitana_de_Porto_Alegre
CurtirCurtir
Eu fiquei curioso pra saber quais as obras de compensamento na mobilidade eles vão ter que fazer.
CurtirCurtir
Como essa é uma área que ainda esta sendo urbanizada, seria ideal para já construírem as ruas com ciclovias bem dimensionadas, e se futuramente houver demanda, quem sabe um aeromóvel ligando o centro ao shopping e capão do corvo. Talvez possa se estender até a Estância Velha, mas como eu nasci e cresci “do outro lado da BR”, não conheço muito bem. rsrs
CurtirCurtir
Canoas é uma cidade com ruas muito largas. Tem espaço de sobra para ciclovias. É uma cidade plana, o que facilita ainda mais.
CurtirCurtir
Onde ruas largas? É só olhar as avenidas mais movimentadas e ver quão estreitas são, vide Santos Ferreira, Guilherme Schell, Victor Barreto, Farroupilha, Boqueirão, Rio Grande do Sul e outras. E ciclovias em Canoas, se depender da prefeitura, vai ficar só no projeto, coisa que ela só faz.
CurtirCurtir
Uma das linhas de aeromovel prevista em projeto (meu medo é que seja somente projeto) passa ao lado desse shopping, saindo da praça do avião, passando pela inconfidência, Farroupilha (onde passará ao lado do novo Shopping) e indo até a boqueirão, onde se conectará à primeira linha que liga o Guajuviras à estação Mathias Velho. Pena que até agora tudo isso é somente projeto.
CurtirCurtir
Gostei, se ficar como na primeira imagem vai ser legal.
CurtirCurtir
Qualquer semelhança com (o que poderia ser) a orla do Guaíba é mera coincidência…
CurtirCurtir
Não parece Canoas. Se ficar assim, muito bom!
CurtirCurtir
apesar que meu conhecimento de canoas = br 116
CurtirCurtir
Se você resolver entrar em outras avenidas Canoenses verá que a cidade tem lugares e ruas que podem ser chamados de bonitos.
CurtirCurtir
Não acredito em renders, mas bonito.
CurtirCurtir