Prefeito recebe projeto de restauração do Instituto de Educação

Instituto de Educação está numa situação vergonhosa. Foto: Gilberto Simon

Instituto de Educação está numa situação vergonhosa. Foto: Gilberto Simon

O prefeito José Fortunati recebeu nesta segunda-feira, 19, o secretário de Estado da Educação, Jose Clovis de Azevedo, e o diretor administrativo da Seduc-RS, Cláudio Sommacal, para tratar da restauração do Instituto Estadual de Educação General Flores da Cunha. Eles apresentaram o projeto de reforma global com os itens exigidos no Plano de Necessidades de Obras (PNO), orçado em R$ 700 mil.

“É um projeto excelente, que vai modernizar o prédio e melhorar as condições para os estudantes e educadores”, disse Fortunati após a apresentação. Com o aval do prefeito, o projeto segue para aprovação das secretarias municipais de Urbanismo (Smurb), de Obras e Viação (Smov), do Meio Ambiente (Smam) e para apreciação da Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural (Epahc).

“Assim que obtivermos a aprovação da prefeitura, será aberta a licitação para a execução das obras”, afirmou o secretário de Estado da Educação, que destacou a importância da escola, a mais antiga instituição educacional de Porto Alegre.

Também participaram da reunião os secretários da Smov, Mauro Zacher, da Smam, Cláudio Dilda, o coordenador de memória da Epahc, Luiz Antônio Custódio, e o arquiteto da Epahc, Carlos Alberto Santana.

Instituto de Educação General Flores da Cunha – É uma escola pública de Porto Alegre, sendo o mais antigo estabelecimento de ensino secundário (hoje ensino médio) e de formação de professores da cidade. O Instituto atende, atualmente, 2.095 alunos.

Foto: Gilberto Simon

Foto: Gilberto Simon

Prefeitura de Porto Alegre

Fotos adicionadas pelo Blog.

_______________________________

Publicado no Blog em 2012:

19/12/2012  –  Instituto de Educação será restaurado (atualizado)



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Restaurações | Reformas

Tags:, , ,

5 respostas

  1. Aquela velha coisa, melhor deixar apodrecer e fazer um mega projeto de modernização(que dificilmente sairá) do que manter e conservar. Deveras projetos assim devem dar mais retorno politico e financeiro aos governantes

    Curtir

  2. Fabio, esta é a pior coisa que já li à respeito do IE, uma Escolar que tem História. Meu Deus e teve gente que aprovou, nunca seremos nada….

    Curtir

    • Juliana, acho que você não compreendeu o que eu escrevi. Ela só deixaria de ser uma escola e por consequência teria um cuidado muito melhor que as escolas públicas na cidade. Por exemplo: o Hotel Magestic deixou de ser um hotel que “tem história” e passou a ser uma bela casa de cultura com toda sua estrutura recuperada… e nem por isso perdeu sua história…

      Curtir

  3. Um prédio como esse podia deixar ser ser uma escola (criar outra na região para transferir os alunos) e se tornar um lugar de acesso a visitantes, quem sabe um museu… eu já entrei nele e é muito bonito… no saguão tem 3 pinturas imensas, depois descobri que estão entre as maiores do brasil.. obras de arte esquecidas junto com o prédio inteiro… se deteriorando… quando entrei lá para fazer uma prova no ENAD eu parei para tirar fotos delas… e é bem localizado, ao lado de um parque turistico da cidade…

    Curtir

  4. Modernização da medo, vindo deles vão fazer um estacionamento em volta?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: