Imagens: conteineres no centro

Porto Alegre é uma cidade limpa !  #soquenao.

Esta foto foi tirada hoje, 20/08, às 17h, no Largo Glênio Peres, quase em frente à prefeitura !

Falta muita vergonha na cara destes nossos governantes!

Está claro que este sistema de conteineres da maneira que está sendo feito não está certo! Ou se faz como tem que ser ou não se faz. Faltam os conteineres para lixo seco.  A cidade está mais suja do que nunca!

Olhem o absurdo:

conteiner-centro-1

 

conteiner-centro-2



Categorias:Coleta mecanizada de lixo, Revitalização do centro

Tags:, , , , ,

43 respostas

  1. Eu trabalho no centro e já percebi que tem gente que coloca lixo seco ao lado do contêiner, sabe que não deve-se colocar lá dentro, mas também não sabe onde colocar…

  2. 1-A cidade era muito pior antes dos conteiners.
    2-A instalação dos conteiners foi uma das poucas coisas boas que esta prefeitura fez na cidade.
    3-A culpa maior é dos catadores de lixo que o reviram sem colocá-lo de volta na lixeira,porque afinal de contas são “coitadinhos”e acham que podem viver alheios às regras de convivência.
    4-Tem muita gente desinformada e com total falta de zelo pela cidade que ainda mistura o lixo orgânico e seco.

    • é um ciclo vicioso… tem catador de lixo que procuram comida e outros que procuram itens para reciclar… se não houvesse lixo seco diminuiria essa “catação”…

  3. Existe uma clara orientação para o lixo orgânico, os contêineres. E para o lixo seco? onde se coloca?

    • Procura a resposta nos búzios. Da prefeitura não sai nada.

      • Ou seja, não depende só da população… depende de todos… por exemplo… no meu condomínio tem uma lixeira para seco e organico… mas não tem coleta seletiva na rua… é jogado todo dia na rua de manhã cedo montanhas de lixo pra o caminhão pegar… quem faz a coleta seletiva é uma mulher que acorda cedo e revira o lixo a procura de plastico, papel, aluminio, etc…

    • É só ligar pro 156ou pro DMLU e ver que dia passa a coleta seletiva no seu respectivo bairro… onde eu moro, na Cavalhada, é 2a e 4a início da tarde por exemplo.

      Pessoal também é muito acomodado… quer tudo de mão beijada.

  4. Esse tópico cai como uma luva com uma coisa que aconteceu comigo semana passada…

    … estava com a minha avó 2a passada por volta das 11h na Siqueira, fundos do Santander Cultural, esperando um táxi pra voltarmos pra casa.

    Aparece uma senhora de uniforme com 2 sacos de lixo cheios de papel, garrafas pet, caixas de papelão… SÓ lixo reciclável. Ela estava se dirigindo pro container que tem ali na esquina mas tinha um mendigo escorado fazendo seu xixi numa boa e ela começou a falar com a gente “e agora? olha que absurdo!”

    Papo vai e vem, o cara saiu e ela foi abrir o conteiner ao que eu me meti:

    eu: desculpa, mas onde a senhora vai colocar esse lixo?
    sra: no container ué
    eu: pois olha, esse lixo é reciclável e no conteiner só vai lixo orgânico então não pode por aí não
    sra: ai como assim? e agora?
    eu: lixo orgânico são os resíduos que ‘apodrecem’ como os restos de comida da cozinha e alguma coisa de banheiro
    sra: tá e o que eu faço?
    eu: a coisa certa ora bolas… não colocar esse lixo aí porque é o lugar errado
    sra: e eu coloco aonde???
    eu: a sra está uniformizada, logo tem um supervisor que é um sem vergonha e devia estar te orientando melhor e não colaborando pra sujar a cidade. Vocês tem que ver o dia da coleta seletiva e descartar o lixo corretamente
    sra: e que dia que passa esse negócio? nunca ouvi falar
    eu: não sei porque eu não moro no centro, quem tem que saber é a empresa que a sra trabalha… qual é ela?
    sra: (escondeu o nome do jaleco com o braço) ah não posso dizer…

    … e saiu correndo pra um prédio do lado do Santander, acho que é um Bradesco. Pro azar dela, passa em seguida uma outra moça com o mesmo jaleco e eu peguei o nome: GRUPO FORTE, uma empresa terceirizada de limpeza, telemarketing e afins.
    E eu ainda esperei louca de vontade que chegasse um superior dela pra eu bater boca… mas não apareceu ninguém.

    Cheguei em casa, liguei pro 156 e fiz a denúncia. Esqueci de mandar o email pra empresa mas já que lembrei com o tópico, farei isso djá.

    E aí?! A gente pode colocar a ‘culpa’ na prefeitura?! Tem empresa contratada e a contratante fazendo m*rd@
    Lendo uma reportagem ontem sobre os motivos dos porquinhos cariocas jogarem lixo no chão foi de chorar… tinham que colocar eles 1 semana num chiqueiro isso sim.

    Quer multar, ok, acho bom que dói o bolso… mas senão colocarem uma pessoa junto que explique “tu não pode por lixo no chão por A, B e C” não vai adiantar.

  5. Rio de Janeiro dando exemplo. Quem diria..
    http://www.jb.com.br/rio/noticias/2013/08/20/programa-lixo-zero-multa-110-pessoas-no-centro-do-rio/

    Pode ter certeza que só assim aprenderão: quando dói no bolso.

  6. Falta muita vergonha na cara de todo mundo.

  7. Povo mal educado e porco. Não se importa com nada. Estava eu esperando o ônibus ai ao lado do Mercado, o maravilhoso Jardim Ipê linha 346, quando vi um casal que caminhava comendo cachorro quente, a mulher foi a primeira a atirar o papel no chão, então fiquei observando, um pouco mais adiante o homem também jogou o papel no chão como se fosse a coisa mais natural do mundo…. Gente porca e sem educação.
    Sem educação e porco também são os fumantes que jogam bituca de cigarro no chão como se fosse a coisa mais natural do mundo. Será que em casa eles fazem isso?
    A culpa não é dos governantes, é do povo mal educado que não sabe votar só sabe reclamar e quer tudo de graça, mas cumprir com a sua obrigação não querem.
    Eu falo porque eu faço a minha parte em muitas coisas e quando reclamo, reclamo para quem me ouça, me dê um protocolo e a oportunidade de cobrar depois (156)….

    • Tem que fazer igual tão fazendo agora no Rio de Janeiro. Jogou lixo no chão, toma multa!

      Só mexendo no bolso pro povo mal educado aprender….

    • Bah, esses dias xinguei um colega de trabalho ao jogar a ponta do cigarro no chão.

      Ai ele disse…

      – Verdade, sou um porco, e não consigo evitar, é automatico.

      Porr*, eu não sabia mais o que falar.
      sauhsahuhaushuashusuhshuhu

      Tem que fazer igual ao Rio, multar.

    • A gente fala muito que temos o político que merecemos, que é nas urnas que devemos encontrar a solução pra os nossos problemas… mas vocês viram as opções que temos? Não tem ninguém que preste! E mesmo que pareça honesto, o que nos garante que vá continuar a ser depois de eleito? Dá medo igual votar num zé ruela desconhecido aparentemente despreparado e sem grandes perspectivas do que votar nos vagabundos de sempre.

    • Eu já vi um funcionário do Bruxas Burger largando porquisse (carteira de cigarro) no chão. Do outro lado da rua, na Goethe.

  8. Não sei o porquê, mas o fato é que a cidade nunca esteve tão suja na minha memória.

    • tenho convicção de que já esteve mais suja. no centro, então, nem se fala. antes dos contêiners, a situação era menos “concentrada” em determinados pontos, mas era pior, pois todo caula de árvore era cercado por uma lixarada.

      • No centro melhorou, antes se via lixo espalhado por tudo, agora vejo mais onde estão os conteiners, e só nesses locais.

        Mas no resto da cidade, eu notei uma boa melhoria….

        O problema é que o centro é uma moradia de mendigos, la perto de casa tambem tem uma praça onde vive uma família, espalham lixo pra tudo que é canto.

    • ou seja, o post do Francisco está completamente equivocado. me parece coisa de petista – ou da Melchionna

  9. O problema não está nas lixeiras, não está no povo, mas sim na falta de oportunidade dos catadores.

    Este é um bom exemplo de como não se solucionar o problema como um todo, pois de 10 pessoas, 8 devem colocar o lixo dentro do conteiner, 2 devem colocar fora. No entanto temos uma pessoa que necessita vasculhar o lixo para garantir o sustento dele e, possivelmente, da família dele e revira tudo.

    Dê oportunidade para o catador, veja como resolver esta questão e te digo que o índice de sujeira ao redor dos conteiners irá ficar menor.

    • As 6 mil vagas abertas na Celulose Riograndense (e que estão desesperados pra achar gente) são fictícias então?

      Antes que digam que estas vagas são pra trabalhar muito e ganhar pouco, melhor do que ficar revirando lixo (pelo menos é mais digno).

    • Esse papo de falta de oportunidade é muito anos 90. Sério, falta gente até para obra.

  10. Isso é uma droga mesmo… Mas como deveria ser as lixeiras para não haver problemas? Parece que sempre planejamos pensando que todos os usuários são pessoas que se preocupam com o mobiliário da cidade, mas isso é ilusão. Também não tenho uma resposta boa pra isso, entretanto acredito que deveríamos pensar em soluções para isso. Senão ficamos sempre na velha ladainha (embora importante) de criticar o “papai” Estado e não assumirmos a condição de cidadão. SE o Estado é inepto é culpa nossa enauqnto cidadãos.

    • Eu não entendi a lógica de não colocar contêiner para lixo seco ao lado desde o início do projeto (e ela tampouco deve ter sido bem explicada). Os serviços públicos necessitam de mais tempo na TV. O que vemos é uma notícia jornalística de oportunidade comentando o assunto dias antes da inauguração e na sua estréia. Depois morre. O ideal seriam matérias explicativas constantes feitas pela prefeitura televisionadas em horário nobre sobre as ações de maior impacto, com a intenção de informar detalhadamente, explicar como funciona. Como uma versão televisiva diária deste blog, para que a população inteira saiba o que está acontecendo com a cidade e acompanhe seus descaminhos. Com informação, as pessoas saberiam como agir melhor.

  11. Não são só esses e não é só no Centro, infelizmente. Mas nesse aí está bem claro o motivo: catadores que reviram tudo, atiram pra fora e não juntam depois. Acredito que o sistema de conteiners teria dado certo se não fossem os catadores. Mas, do jeito que está, deu errado.

  12. O senhor diz “Está claro que este sistema de conteineres da maneira que está sendo feito não está certo!”. Então como deveria ser? Podem não ser o mundo ideal, mas poderia funcionar se não fosse o povo ignorante que ainda somos aqui no Brasil, mesmo em um estado onde nós adoramos cantar bravata de “mais civilizados do Brasil”… Estamos vendo o quanto.

    • Cristian, é muito contra intuitivo sair com um saco de lixo seco caminhar até um contêiner e colocá-lo do lado. Dá até vergonha colocar um saco de lixo no chão quando há um contêiner do lado.

      Colocar só para lixo orgânico é um grande erro. Seria muito melhor termos contêiner na metade dos lugares, mas onde tem ter um para lixo orgânico outro para lixo seco.

      • Sim, de fato. Concordo plenamente que não deveria ser somente de lixo orgânico. Entretanto, isso não é um problema com a ideia de contêiner, mas com a implantação do projeto dos contêineres. Não sei se dá para se perceber essa diferença claramente? Não estás reclamando do contêiner, mas da falta deles, ou da falta de um tipo deles. Concordo que isso é um trabalho feito pela metade.

    • Deveria ser um container para orgânico outro pra seco, lado a lado, como é nos demais países inteligentes.

  13. Pois é Gilberto, e falta muita vergonha na cara dos cidadãos também! Não sou eu quem vai defender político, porém há que sermos um pouco menos injustos. Se eu compro um lixo com pedalzinho para minha casa, em nome da família, e meu irmão jogar o lixo por cima da tampa ou ao redor do lixo, creio que vai parecer estranho para qualquer um que leia isso se souber que eu é que fui xingado pelo resto da família por causa do lixo no chão. É absurdo! Posso ser criticado porque o tipo de lixeira que escolhi não é boa, mas não pela atitude porca de meu irmão. Acho isso tão óbvio que não creio necessitar explicar mais…

Faça seu comentário aqui: