Mais espaço e segurança para os ciclistas da Capital

No Dia Nacional do Ciclista (19/8), o Coletivo Marcelo Sgarbossa (PT) protocolou um projeto de lei que determina o fechamento de toda a avenida Edvaldo Pereira Paiva (Beira-Rio) para a circulação de veículos aos sábados, domingos e feriados. Além de ampliar as áreas de lazer para a população da Capital, a intenção é garantir mais espaço e segurança aos atletas que habitualmente utilizam a orla do Guaíba para a prática de treinamento. O bloqueio da avenida vigorará das 6h às 20h, sendo estendido até 21h no período de Horário Brasileiro de Verão.

Da tribuna, o vereador Marcelo Sgarbossa (PT) explicou que o fechamento da Beira-Rio não causará grande impacto no tráfego de veículos. “Existem alternativas, como as avenidas Borges de Medeiros e Praia de Belas”, explicou. Segundo ele, o projeto busca restabelecer uma medida adotada em 1989, no primeiro governo da Frente Popular em Porto Alegre. Por decreto, o então prefeito Olívio Dutra (PT) proibiu o tráfego de automóveis na orla considerando “a grande afluência de público” e “que as pessoas, quando entregues ao entretenimento, mais facilmente se descuidam da segurança”. “Vemos que, já naquela época, o nosso companheiro Olívio pensava e governava privilegiando as pessoas.”

A medida, no entanto, foi suspensa em janeiro de 2012, após um novo decreto do prefeito José Fortunati (PDT). “A alegação usada pela atual gestão é de que o fechamento da Beira-Rio causa diversos transtornos e prejuízos à circulação de veículos. Ou seja, pensando na fluidez do trânsito, a prefeitura mantém a visão carrocêntrica, andando na contra-mão do que acontece em várias cidades do mundo, onde cada vez mais se restringe o espaço para os automóveis”, afirmou.

O parlamentar disse, ainda, que este tipo de ação incentiva o abuso da velocidade. “Em julho deste ano, a EPTC flagrou 291 motoristas trafegando acima do limite permitido na Edvaldo, sendo que 44 estavam a mais de 90km/h e outros 12 acima de 100km/h. Um deles foi flagrado a 139km/h. Ou seja, quando a fluidez do tráfego é colocada acima do interesse das pessoas, estamos colocando muitas vidas em risco”, alertou. Outra iniciativa protocolada neste 19 de agosto foi um pedido de providência para que seja criada uma Área de Proteção ao Ciclismo de Competição na avenida Beira-Rio. A delimitação deverá ser feita por meio da instalação de placas de sinalização alertando os condutores para a presença de ciclistas em treinamento, bem como com o reforço da fiscalização por parte da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), inclusive com a implantação de um controlador eletrônico de velocidade (pardal). Ex-ciclista profissional, Marcelo lembrou que as duas medidas poderão salvar vidas. “Em 2005, tivemos a trágica morte do professor Antônio Carlos Stringhini, pró-reitor da Ufrgs e triatleta que foi atropelado enquanto treinava numa tarde de sábado.”

Cidade Mais Humana



Categorias:Bicicleta, Ciclofaixas, Meios de Transporte / Trânsito, segurança

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27 respostas

  1. A ideia não é ruim, e resgataria o que se tinha antigamente na avenida – que hoje pela obra do gracioso Fortunati está restrito a um pequeno trecho. Ainda mais considerando que temos a duplicação praticamente pronta, poderia se isolar o lado Centro-Bairro e deixar o Bairro-Centro funcionando.

    Copacabana tem isso e funciona.

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  2. Eu sei que o BRT fica na Padre Cacique e não da Beira-rio, mas ele não vai passar por ali para chegar até o centro? Enfim, acho que isso seria uma boa só depois que sair (se sair) o aeromovel ali, assim teria uma opção para quem quer se deslocar rapidamente sem ir a pé do gasômetro até o Praia de Belas, por exemplo, fora que acabaria indo até mais rápido do que de carro.

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  3. Tem bastante espaço entre a calçada e a orla do rio. Daria para fazer uma SENHORA calçada de muitos metros sem precisar interditar a avenida. MAs o projeto de revitalização da orla não anda, como tudo nessa capital.

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  4. Eu não me sinto seguro com esses motoristas boçais que dirigem por aí.
    Vou sugerir ao vereador Sgarbossa que peça o fechamento da Princesa Isabel, Silva Só e Goethe para que eu possa pedalar em paz até o Parcão e voltar vivo. Não precisa ser as duas pistas, uma só já está bom.

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    • Não seria uma má ideia, pelo menos para fins de via de lazer no final-de-semana. Daria muito bem pra fechar um lado da avenida, ou isolar uma faixa em cada lado, sem afetar de forma significativa a mobilidade dos motorizados.

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  5. ´Pelo visto o vereador não tem andado pelos arredores do Beira-Rio/Iberê/Barra Shopping aos sábados e domingos. É trânsito como o de 18h em dia de semana…

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  6. Podia aproveitar e propor o fechamentos dos parques no periodo das 21hs – 06hs, porque so’ meliantes frequentam parques esse horario. No mundo desenvolvido todo e’ assim.

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  7. Eu só não gosto dessa história de ” Coletivo Marcelo Sgarbossa”. Se é coletivo não é para render frutos para politicos, partidos ou empresas. Se é coletivo, tanto os atuantes quanto os beneficiários são a coletividade sem titulos ou donos.

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  8. Olha, depois que terminarem a Padre Cacique e a Tronco, vai ser uma boa. Antes do fim das obras, vai dar problema. Mas o amigo que falou que não tem sentido fechar a rua em dias de jogos tem razão. Aí teria que ter uma excessão.

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