Vonpar reavalia Cais Mauá

centro_comerical_caisO grupo Vonpar vai reavaliar a implantação do empreendimento que anunciou para o Cais Mauá, dentro do prometido projeto de revitalização da região portuária da Capital gaúcha.

O presidente Ricardo Vontobel alegou nesta segunda (19) ao Jornal do Comércio local que a demora no começo da reforma dos armazéns, primeira fase do projeto sob responsabilidade do consórcio Porto Cais Mauá do Brasil (PCMB), inviabiliza a conclusão do equipamento de lazer cujo alvo seria a visibilidade e o fluxo de visitantes da Copa do Mundo de 2014.

O tipo de instalação, que chegou a ser cogitada como uma minifábrica da Coca-Cola (marca que a Vonpar é licenciada para o RS e Paraná), ocuparia uma das edificações históricas.

A possibilidade de implantar após o Mundial dependerá de reexame do projeto, revelou.

Affonso Ritter



Categorias:Projeto de Revitalização do Cais Mauá

Tags:, ,

32 respostas

  1. Pra algumas pessoas se alguém quiser ser de esquerda tem que viver no mato, nu e comendo frutas no pé.

    Curtir

  2. Já escrevi aqui a algum tempo, o problema do Cais do Porto não é simplesmente um problema de implantar ou não uma mini fábrica da Coca-cola. O problema é a atratividade que tem esta região para a população de Porto Alegre e o benefício que as empresas terão.
    .
    As primeiras comparações que sempre se faz é com Puerto Madero, entretanto a arquitetura, a disposição geográfica e a quantidade de terreno que a(s) empresa(s) tiveram neste não tem nada correlacionado com o Cais do Porto. Em Puerto Madeiro, os empreendedores ganharam uma área imensa atrás do prédio histórico e nela construíram prédios que tem o metro quadrado mais caro de Buenos Aires, aí é que está a atratividade econômica de Puerto Madero, não no que foi implantado nos prédios históricos, estes últimos são somente a cereja do pudim.
    .
    Se politizou algo que não deveria ser politizado e várias empresas no oba-oba inicial apresentaram manifestação de interesses, agora estão estudando o aspecto econômico.
    .
    Outro motivo que todos estão esquecendo é que a região em que estão situados os prédios é uma região sujeita as cheias do RIO Guaíba. Para que se faça um empreendimento nesta região ele deverá ser feito de tal forma que possa ser facilmente removido (com custos elevados, é claro) ou terá um seguro muito alto.
    .
    De novo vejo acima é a discussão política sobre a localização de uma empresa particular, algo um pouco inusitado tanto em New York como em Cuba. Se alguém vai fazer um empreendimento deve verificar todos os custos e correlacioná-los com os benefícios, se os custos são maiores que os benefícios a relação é menor do que a unidade, logo não deve ser feita. O que estou escrevendo é algo evidente e primário, que todos aqui sabem, mas a politização está jogando areia nos olhos de todos.
    .
    Senhores, no momento passou a época dos Arquitetos, Paisagistas, Designers e outros fazerem seus estudos e darem suas opiniões, agora chegou a hora dos Engenheiros Civis, Engenheiros Hídricos e Economistas fazerem seus cálculos. Os primeiros calcularão os riscos e os últimos quantificarão a relação benefício-custo, e pelo que eu acho talvez anos de discussões tenham sido em vão. (Nota: se prevê para a semana um aumento do nível do Jacuí).

    Curtir

    • Só mais uma informação: Nenhum engenheiro especializado em hidrologia ou climatologia descarta a possibilidade de um novo CICLO de cheias em Porto Alegre.
      .
      Se tiverem curiosidade porque coloquei a palavra CICLO em ênfase, posso fazer uma pequena intervenção.

      Curtir

      • Não da ideia que vão cancelar de vez a revitalização de toda a orla, eu disse TODA!

        Curtir

        • Qualquer investimento que for feito abaixo de um nível X é sujeito a alagamentos periódicos que tem estatisticamente uma probabilidade de ocorrer Y. Isto qualquer engenheiro sabe. Agora se colocares uma fábrica com máquinas que podem estragar e não tem como ser removidas em duas semanas o prejuízo é certo.

          Curtir

  3. Pois e’ parece que mixou o projeto de revitalisacao do cais.

    Curtir

  4. Qual a relação entre não querer uma “mini-fábrica da Coca-Cola” no Cais e ser comunista? Por acaso ter senso crítico é sinônimo de marxismo agora?

    Desculpem-me, mas a utilização de um espaço público para a instalação de uma “mini-fábrica de Coca-Cola” vai muito além das decisões individuais de consumo. Não confundam política com economia.

    Aliás, é triste ver como a revitalização do cais é apenas uma forma de exploração econômica fantasiada de bem comum, e ainda tem gente que bate palma.

    Só para constar, não sou militante nem simpatizante de esquerda. Apenas lamento que os responsáveis pelo planejamento urbano de nossa cidade são maços de papel e não arquitetos.

    Curtir

    • O problema que em Porto Alegre é muito senso crítico e pouca ação.

      Curtir

    • Vai ver é por que o CAIS é um espaço publico, onde qualquer pessoa pode entrar sem pagar nem nada.

      E que essa obra iria dar vida para o local sem deixar de ser publico.

      E que muitas pessoas estão comemorando essa noticia por serem supostamente anti capitalismo, ja que Porto Alegre ta cheia dessa raça.

      Por que pra ser publico não significa não ter nada, deixar uma empresa explorar o local pode muito bem ajudar a valorizar essa area e receber cuidados, mas esse povo não aceita.

      Tambem por que no ataque do Tatu, haviam muitos desses pseudos comunistas (alguns estudantes da Puc… hahaha)

      E se não forem, são pessoas com uma boa falta de visão, ja que é uma oportunidade de ter algo que poucas cidades do mundo tem, seria uma unica e interessante atração para Porto Alegre, que ja não tem nada.

      Só isso.

      Por que uns não querem, precisam tirar de todos? Isso é a cara de Porto Alegre.

      Curtir

      • Vivia indo no Caís antes de cederem ele né?
        Vivia lá pelo jeito, já que era público, pra todos e blá blá blá…
        O importante é ter atrativos, que gerem movimentação pra todos terem o que fazer. Um bar, ou uma fábrica da coca-cola iria levar gente, muito mais gente do que uma oficina cultural (admite, infelizmente é a verdade). Mais gente é masi democrático que menos gente, não concorda? Ou é preconceituoso, e pra ti só é importante ser algo que tu goste? por mais que a maioria prefira outra coisa?
        Isso soa meio ditatorial…. mas não é porque tu não se diz ditatorial, e tu é iluminado e democratico, prefere algo jogado as traças, subutilizado usado por 10 pessoas, que um estabelecimetno que visa o lucro, gere riqueza usado por 200.

        Curtir

  5. Sinceramente a vontade que tenho é de dar um bom tapa na cara desse incompetente que temos como gestor. Estou indignado com a incompetencia desses governantes, ta tudo uma M e nada sai do papel, muita propaganda, muito dinheiro rolando e nada pro povo, isso sim e que deveriamos exigir nos protestos e nao essa droga de passe livre pra malandro.

    Curtir

  6. A quem culpa isso tudo? Quem esta burocratizando o sistema deveria ser exonerado por falta de produtividade.

    Curtir

  7. Melhorou, vai melhorar…

    Curtir

  8. Os anti capitalismo dando as caras…
    haahah

    Pela internet, provavelmente usando um windows, e um computador ou um Mac.
    hahaha

    Curtir

    • Pois é, não consigo entender essas coisas! Os comunas fazem uso de marcas/utensílios capitalistas e ainda falam mal, mas usam os seus nike shoes, os seus iphones, compram o seu veículo ford (ou de qualquer outra marca, até porque nenhuma delas são brasileiras) são fãs de seriados americanos, dentre muitas outras coisas. Queriam que todos usassem uniformes e vivessem em uma ditadura “socialista” (que de socialista não tem nada)??? Que incoerência, gente!

      Curtir

  9. Uma mini fabrica da Coca Cola! Puts, que perda lastimável!!!

    Curtir

    • A zh deu notícia dos desmandos na procempa em 2010. Eles dão a notícia se houver alguma denúncia, mas eles não são polícia e eu não quero que a tarefa de investigar seja da mídia.

      Curtir

  10. Ponham a culpa agora no licenciamento ambiental.

    Curtir

  11. Não interessa ser investidor A ou B, Vonpar, Ambev ou Fruki… gostem ou não gostem da mini-fábrica, o fato é que a burocracia e a falta de pragmatismo estão afastando investimentos do RS e Porto Alegre. Assim como isso afasta a Vonpar, pode estar afastando também outros projetos que os não-simpatizantes da Coca-Cola aprovariam. Essa reavaliação é um péssimo sintoma do que acontece por aqui. Vamos abandonar essa mentalidade “8 ou 80” que só aumenta nosso atraso.

    Curtir

  12. Esperamos 30 anos pelo projeto do porto para ter uma mini-fábrica da Coca-Cola?

    Não aprenderam nada com o Tatu da Coca Fulero?

    Curtir

  13. Uma única expressão: BEM FEITO!!!! Ficam nessa enrolação imbecil, um projeto que era pra ter começado a um tempão e só estão enrolando, agora falta a livraria Cultura pular fora também aí sim, vai ser muito legal! Governador e Prefeito, estão adorando né?

    Curtir

    • sinceramente, nao vejo como ganhariamos com isso – sem duvida, eles deixariam o empreendimento depois da Copa …. eles podem montar isso em alguma praça do shopping Iguatemi.

      Curtir

      • Praça do Iguatemi? Viu como é essa fabrica em Atlanta???? Vai precisar é de muita praça do Iguatemi pra montar essa mini fabrica, e pelo que deve ser, é provavel que iriam seguir o projeto da fabrica mundial, com o cast da coca-cola do mundo todo, pois oficialmente nada do projeto ainda foi divulgado pela vonpar, só deram a ideia da mini fabrica, mas tomara que voltem atras, e uma empresa nao invente de por fabrica de chimarrao ou de cerveja.

        Curtir

        • é a vonpar – nao é a coca – ela só engarrafa – ia ter um monte de garrifinhas de plastico antes de virar garrafonas de 2l … Se a vonpar deseja tanto contribuir com a cidade, podem construir um teatro ou um aparelho cultural/esportivo que leva o nome dela.

          Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: