Trensurb informa que as viagens de testes serão de graça e terão horário restrito
Débora Ertel
Novo Hamburgo – Até a metade do mês de novembro o trem pode começar a circular entre as Estações Novo Hamburgo, em frente ao Bourbon Shopping, até a Estação Mercado, em Porto Alegre. Conforme o coordenador-geral das obras de expansão da Trensurb, Lino Fantuzzi, essa operação será assistida (de testes) e as viagens não terão custo para a população. No entanto, quem embarcar na Estação Santo Afonso com destino à Capital, continua pagando pela tarifa normalmente.
A fase de testes consiste no acompanhamento de técnicos para constatar falhas e fazer ajustes, caso seja necessário. A operação assistida dura até três meses e os horários dos trens são reduzidos, sendo que a tabela de funcionamento será divulgada somente em novembro.
Já para a Festa Nacional do Calçados, de 6 a 15 de setembro, haverá trem disponível até a Estação Fenac. Mas o funcionamento será diferenciado. Quando o passageiro chegar à Estação Santo Afonso terá que trocar de plataforma e embarcar em outro vagão. A viagem será apenas por uma via, pois a equipe ainda trabalha na sinalização. Aqueles que embarcarem na Santo Afonso não pagarão passagem até a Fenac.
Outras melhorias
A reconstrução da Punta Del Leste integra o conjunto de obras que inclui a implantação da ciclovia ao longo de 4,5 quilômetros e o recapeamento asfáltico da Avenida 1º de Março. Segundo Fantuzzi, essas três melhorias juntas somam o investimento de R$ 3 milhões.
O corredor para as bicicletas trafegarem vai desde a altura da Estação Industrial até a Estação Novo Hamburgo. Já o conserto no asfalto da 1º de Março ocorre do cruzamento com a Avenida Pedro Adams Filho até o encontro com a Avenida Nações Unidas.
Rumo à reta final
Nesta semana, a Trensurb divulgou um novo balanço sobre o percentual de obras concluídas da linha do trem. A boa notícia é que faltam menos de 3% e o relatório apontou 97,08% dos trabalhos prontos.
Já está em fase final o acesso entre o mezanino da Estação Fenac e o terminal rodoviário intermunicipal e os acessos ao mezanino da Estação Novo Hamburgo.
Os prédios principais das estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo têm a conclusão prevista para a primeira quinzena de setembro.
A primeira etapa da expansão, que compreende 4,9 quilômetros de via elevada, duas estações (Rio dos Sinos, em São Leopoldo, e Santo Afonso, em Novo Hamburgo) e duas pontes (metroferroviária e rodoviária, ambas em São Leopoldo) foi inaugurada em julho de 2012.
A segunda etapa, na qual o Consórcio trabalha agora, segue até o Centro do Município, tem 4,4 quilômetros de via elevada e três estações (Industrial, Fenac e Novo Hamburgo).
Diário de Canoas
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É impressionante como a trensurb brota falsas esperanças…
No começo era até o final de 2012, depois foi para inicio de 2013, depois para setembro e que até o final de 2013 o trem já iria funcionar em definitivo. Agora estão dizendo que vai começar operar na 2° quinzena de novembro (serão testes que durarão até 3 meses) e com horários restritos…
Quer dizer, o trem só terá plenitude em seu funcionamento em fevereiro de 2014, que palhaçada… melhor não dar data!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Os testes vão começar em Setembro, em Novembro ele começa a operar pra valer.
Vejo com naturalidade essa enrolação, afinal a Trensurb terá que colocar todas as suas 25 composições em pleno funcionamento quando todas as estações da expansão forem inauguradas. Projetaram uma expansão e foram pensar em adquirir novos trens apenas depois, será um caos até que os novos trens estejam disponíveis.
Ainda acho que esses 15 trens a mais serão pouco, visto que linhas do metrô de São Paulo são menores que a linha 1 da trensurb e tem mais veículos e maiores. Essa frota de 25 trens atendia ao traçado original, que tinha metade do tamanho, hoje o ideal seria que no mínimo ela dobrasse.
Aleluia!!!
Mas não me admiro se atrasar um ”pouco” mais