Smam conclui laudo da árvore que caiu na Redenção

Eucalipto com ceerca de 20 metros caiu neste sábado por volta das 17h matando um homem e ferindo outras 3 pessoas. Foto: Naian Meneghetti

Eucalipto com cerca de 20 metros caiu neste sábado por volta das 17h matando um homem e ferindo outras 3 pessoas. Foto: Naian Meneghetti

Técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) concluíram na manhã deste domingo, 1º de setembro, o laudo que aponta as causas da queda da árvore no Parque Farroupilha (Redenção) no final da tarde de sábado, 31. A perícia foi realizada pelos engenheiros agrônomos Paulo Jardim, administrador da Redenção, e Sérgio Tomasini, além da bióloga Regina Patrocínio. A análise indica que tratava-se de uma árvore da espécie Eucalyptus citriodora, que encontrava-se extremamente saudável, sem necrose aparente. “A casca, lisa e grossa, estava íntegra. A árvore não apresentava nenhum sinal de alteração”, explica Regina. A necrose existia apenas dentro do tronco, na base, junto à raiz. “Nada visível, nenhuma alteração no solo”, explicou.

O administrador do parque destaca que a árvore forma um conjunto com outras dezenas, caracterizando-se como uma das atrações da Redenção. “Foi a primeira vez que aconteceu um acidente com essa variedade. É uma espécie bem adaptada e que não apresentava sinal externo de apodrecimento”, explica Jardim, acrescentando que há um trabalho permanente de monitoramento, assim como manejo com podas e remoções nos casos necessários.

O secretário do Meio Ambiente, Cláudio Dilda, destaca que não há motivo para pânico. “Não vão cair todas as árvores, foi uma fatalidade. A Smam está agora trabalhando na redação de um Termo de Referência para contratação de uma empresa que possua o equipamento de ultrassom, o qual possibilitará verificar se os vegetais apresentam dano interno, imperceptível a olho nu. “Quase nenhuma prefeitura no Brasil conta com este equipamento, por isso faremos a contratação de uma empresa privada”, disse.

A Smam vai concluir a remoção da árvore ainda neste domingo.

Solidariedade – Na noite de sábado, 31, o titular da Smam, representando a prefeitura, esteve no Hospital de Pronto Socorro (HPS) para prestar solidariedade às pessoas feridas com a queda da árvore. Três pessoas permanecem internadas. Dilda conversou com a equipe médica e com familiares das vítimas, lamentando o ocorrido e colocando-se à disposição, transmitindo a solidariedade da prefeitura às vitimas do acidente. O secretário expressou também “o mais profundo pesar” pelo falecimento de Lenir Heinen, vítima da queda da árvore na Redenção, solidarizando-se com familiares e amigos.

Prefeitura de Porto Alegre

Fotos exclusivas da queda da árvore, todas por Naian Meneghetti:



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , , , ,

23 respostas

  1. Me parece que mais uma vez estamos na situação de incompetência dos secretários políticos que são colocados na nossa cidade.
    .
    Nos últimos 15 anos surgiram no mercado uma série de equipamentos a baixo preço que melhorariam o desempenho das ações dos órgãos técnicos da Prefeitura (assim como do estado e do município), porém acho difícil que no momento que se coloca nos cargos principais das secretarias CCs sem a mínima competência técnica ou mesmo com alguma competência, mas vinculados diretamente a propostas políticas partidárias fazendo com que a sua relação com os secretários seja mais de subserviência política do que de independência técnica.
    .
    Hoje em dia existem equipamentos não só para árvores, mas como também para a verificação de espessura de pavimentos, verificação de integridade de estruturas, verificação da posição e integridade de condutos, verificação de fugas de água e dezenas de outras aplicações que melhoram em muito a qualidade e a velocidade de serviços públicos.
    .
    Era necessário que o corpo técnico das secretarias tivessem mais autonomia para propor a aquisição de equipamentos e mudanças de rotinas, muita coisa funcionaria melhor.

    Curtir

  2. Importante!
    Fatalidade coisa nenhuma! É pura omissão e ineficiência da PMPA. E não é o primeiro eucalipto que cai em PoA, em maio caiu um eucalipto bem maior que este em cima da minha casa, que já tinha pedidos de corte desde 2009! E além deste que caiu existem mais de 20 eucaliptos com 30 metros que pedimos insistentemente desde maio e até agora a PMPA não fez NADA! Estamos contando apenas com a sorte para que outro não caia e faça outra vítima.

    Curtir

    • Liga pra produção da Record e Balançaaa!

      Curtir

    • Em Novo Hamburgo um eucalipto caiu e vitimou um motorista em plena BR 116 há alguns anos. Lembram? Não seria o caso de rever o tipo de árvore a ser plantada em nossos parques e sobretudo nos canteiros e calçadas de ruas a avenidas?

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: