Segundo veículo do aeromóvel está 84% concluído

Modelo A200 para 300 pessoas deverá entrar em operação ainda neste mês em Porto Alegre

Modelo A200, vagão articulado com capacidade para 300 pessoas, está 84% concluído Crédito: TTrans/Divulgação CP

Modelo A200, vagão articulado com capacidade para 300 pessoas, está 84% concluído
Crédito: TTrans/Divulgação CP

O novo aeromóvel de Porto Alegre deverá ganhar um segundo veículo ainda neste mês de setembro. De acordo com a Trensurb, o modelo A200, vagão articulado com capacidade para 300 pessoas, está 84% concluído nos galpões da fornecedora T’Trans em Três Rios, no Rio de Janeiro.

Conforme a Trensurb, o A200 irá funcionar alternadamente com o A100 – com capacidade para 150 passageiros –, conforme a demanda. No momento, o A200 recebe a instalação de portas e dos sistemas de comunicação e eletroeletrônicos informatizados, além da configuração dos softwares operacionais que integram o sistema. O cronograma atual prevê sua chegada a Porto Alegre ainda neste mês.

O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, destaca que o veículo articulado terá papel fundamental para atender a crescente demanda de usuários que utilizam o sistema: “a partir de novembro, com a automação completa do Aeromovel, a prestação de serviço será ampliada e funcionará durante todo o horário de operação do metrô”.

Estatísticas do funcionamento

Até o momento, 23.438 usuários foram transportados, em 1.212 viagens desde sua inauguração, em 10 de agosto. Com o progresso na construção do veículo A200, o projeto Aeromovel atinge a marca de 98,4% de conclusão, sem apresentar quaisquer tipos de falhas técnicas durante todo o período de testes, que deve se estender até meados de novembro.

A linha que liga a Estação Aeroporto do metrô ao Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho presta serviço das 10h às 16h, de segunda a sexta-feira, sem cobrança de passagem. Quando a operação plena tiver início, os usuários que embarcarem no Aeromovel no terminal junto ao aeroporto irão adquirir a passagem (de R$ 1,70) que dará direito ao transporte na linha do metrô sem cobrança adicional. Da mesma forma, quem desembarcar na Estação Aeroporto da Trensurb poderá utilizar o Aeromovel para se deslocar até o aeroporto sem pagar nova tarifa.

aeromovel2

Correio do Povo



Categorias:Aeromóvel, Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

4 respostas

  1. Mesmo sendo mais estreito que um trem convencional, ele passa certa imponência nessa versão articulada, tenho vontade de ver como seria a versão com 4 vagões. Quem sabe na linha da zona sul, se ela vingar. Também espero que após o período de testes ele seja mais rápido que agora, ao menos ao entrar e sair da estação com um pouco mais de aceleração já daria mais agilidade para ele.

    Curtir

  2. Muito bom.
    Mas será que vai ter movimento pra tudo isso?

    Espero que sim…

    Curtir

    • Acredito que nos horários de pico sim, afinal, tem bastante gente que trabalha no aeroporto e todos os dias vejo gente embarcando com malas ou com uniformes das lojas e companhias instaladas lá.

      Curtir

  3. Chora ATP!

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: