Projeto prevê suporte para bikes nos ônibus

bike-rack1

 

bike-rack2

Jornal Metro – Porto Alegre – 11/09/2013



Categorias:Bicicleta

Tags:, , ,

31 respostas

  1. Já pensou se a moda pega por aqui?

    http://www.informativo.com.br/site/noticia/visualizar/id/43020/?Ciclovia-pode-ser-utilizada-como-estacionamento.html

    Ah, mas primeiro precisaremos TER ciclovias, para depois serem utilizadas como estacionamento hehehe

    Curtir

  2. Não gostei da proposta, porque para o ciclista prender a bicicleta e depois entrar no ônibus vai atrasar a viagem, parece pouca coisa, mas é justamente nessas “poucas coisas” que um BRT se diferencia de um ônibus comum. Quero dizer, os ganhos são poucos, mas somados dão resultados (pagamento antecipado da passagem, plataforma e assoalho do ônibus no mesmo nível, sinaleiras sincronizadas com o ônibus). Seriam mais interessantes bicicletários nas paradas.

    Curtir

  3. Achei meio louco quando vi, mas em Boston tem essa parada:

    Curtir

  4. Até passar um ônibus desses na parada, se eu estou de bicicleta, saio pedalando e chego antes no destino.
    Ao meu ver, proposta sem noção.

    Curtir

  5. Pois é, eu não vejo muito fundamento nesse negócio. Se tu vai colocar só em meia dúzia de ônibus (dos mil e tantos que rodam), fica praticamente impossível o ciclista achar o ônibus que têm o acessório na hora que ele quer fazer a viagem. Faz muito mais sentido (e é muito mais barato) instalar mais paraciclos e bicicletários na cidade.

    Enfim, existe um motivo pelo qual é muito mais comum ver bicicletários do que suportes de bike em ônibus mundo afora. Não tem porque a gente ficar inventando moda.

    Curtir

    • (pra clarificar: na matéria fala que todos ônibus teriam o suporte, mas me parece meio evidente que a implementação levaria um certo tempo, e nesse meio tempo ninguém conseguiria usar justamente por essa roleta-russa da disponibilidade, e provavelmente já teria os Adrianos da vida interpretando que não vai dar certo porque ninguém pedala na cidade)

      Curtir

  6. A ideia é ótima, mas tem que ver se esse suporte funciona bem, como está, se a barra que segura a roda dianteira não for bem colocada entorta os aros.

    Curtir

  7. Acho uma péssima idéia. Os motoristas não tem preparo nenhum, pessoas que usam cadeira de rodas muitas vezes sao ignoradas, imagina ter de parar para colocar a bicicleta no lugar. Deveriam criar um plano de educação dos motoristas primeiro.

    Curtir

  8. Sou ciclista, venho de bicicleta para o trabalho e minha opinião é de que é muita história para pouco uso. Quer usar a bicicleta, pedale, não pegue ônibus… e acho que é o pensamento da maioria que sobe emcima de uma bicicleta ao sair de casa com um destino. Eu prefereria que esse mesmo dinheiro fosse investido em melhorias na adaptação e acessibilidade dos cadeirantes nos ônibus. Esses sim sofrem para pegar um ônibus…

    Curtir

    • Acho que os ônibus que tem adaptação para cadeirantes até são bons, o problema é o resto da cidade!

      Curtir

    • Sim e pra quem mora mais longe do serviço e precisaria do “auxílio” de um ônibus pra fazer parte do trajeto?

      Ademais, concordo sobre a acessibilidade também.

      Curtir

    • Eu acredito que os racks servirão justamente para influenciar o uso de bicicletas. Por exemplo, uma pessoa que não vai de bicicleta para o trabalho, pois na volta tem uma grande lomba, ou vice-versa, poderá pelo menos ir e voltar de ônibus ou vice-versa. Você facilita o uso da bicicleta e não obriga o cidadão a usar o automóvel.

      Curtir

  9. A ideia de poder levar as bicicletas no ônibus é ótima. O problema é em caso de atropelamento esse suporte vai estraçalhar o pedestre. Já imaginaram um Viamão atropelando alguém com isso ai, as pernas da vítima vão voar longe.
    Com a indústria de ônibus tão forte que temos no RS provavelmente seriam capazes de projetar alguma outra forma de levar as bicicletas sem prejudicar ainda mais o pedestre em caso de atropelamento.

    Curtir

    • Será que é pior que ser atropelado direto pela parede do ônibus? Ser atropelado por uma “parede” há 30, 40, 60km/h envolve sempre impacto da cabeça no pára-brisa ou na lataria do ônibus e acredito que a taxa de fatalidade deva ser altíssima nos atropelamentos, não sei se um rack desses pioraria a situação.

      Curtir

  10. Não tenho opinião sobre bike racks.

    Mas acho que a zona azul devia ser tarifada proporcional ao espaço que uma bicicleta ocupa em relação a um carro. Afinal, a idéia da zona azul é dar rotatividade.

    Curtir

  11. Ja tentaram isso no começo da decada passada, com os inovadores e confortaveis onibus com ar condicionado, acho que ficou só de teste, não durou.

    Eram poucos onibus, acho que da linha T9, mas não deu certo, sabe se la o por que.

    Vamos ver se agora, com mais pessoas usando as bikes, não de certo.

    Curtir

  12. nunca vejo ciclistas nas ciclovias de Poa. só servem ao lazer no final de semana.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: