Zona Norte ganha nova ciclovia a partir desta quarta-feira

Localizada no bairro Rubem Berta, nova ciclovia tem 1,1 quilômetro    Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Localizada no bairro Rubem Berta, nova ciclovia tem 1,1 quilômetro Foto: Anselmo Cunha/PMPA

Os ciclistas da zona Norte terão mais um espaço exclusivo para utilizar suas bikes. Nesta quarta-feira, 18, será entregue a ciclovia da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Rubem Berta, que terá 1,1 quilômetro de extensão, entre a Manoel Elias e a Dr. Vargas Neto. Projetada e implantada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a ciclovia atende aos padrões do Plano Diretor Cicloviário.

imagem110225O espaço exclusivo para quem utiliza bicicleta tem piso vermelho, sinalização específica, placas indicativas e fica localizado junto ao canteiro central da avenida, com uma pista por sentido. Com o novo espaço, Porto Alegre já tem 17,5 quilômetros ciclovias em diversos pontos na cidade. A expectativa da prefeitura é contar com 50 quilômetros até 2014.

Ciclovias existentes:

Ciclovia da Restinga

4,6km de extensão. São 3 km na Avenida João Antônio da Silveira, entre as avenidas Edgar Pires de Castro e Ignês Fagundes. Outros 500 metros conduzem até as proximidades do Parque Industrial, e 1,1km na Nilo Wulff, entre a Avenida João Antônio da Silveira e o terminal de ônibus.

Avenida Diário de Notícias

2,1km de extensão. Ao longo da av. Diário de Notícias, entre Wenceslau Escobar e Chuí.

Ipanema

1,25km de extensão. Inicia na Cel. Marcos com Dea Cofal, segue pela Dea Cofal e avenida Guaíba, encerrando na Osvaldo Cruz.

Avenida Icaraí

1,7km, entre as avenidas Chuí e Wenceslau Escobar, no sentido bairro-Centro. Localizada ao lado direito da pista, junto ao meio-fio e segregada por tachões.

Rua Sete de Setembro (Centro)

585 metros. É dividida em dois trechos, o primeiro, de 185m, da Borges de Medeiros até a General Câmara; o segundo, de 400m, da Caldas Jr até Padre Tomé.

Avenida Adda Mascarenhas (bairro Jardim Itu Sabará, Zona Norte)

1,2km, nos dois sentidos da avenida, entre as ruas Karl Iwers e Vitório Francisco Giordani

José do Patrocinio (bairro Cidade Baixa)

880 metros de extensão, ligando as avenidas Loureiro da Silva e Venâncio Aires.

Estrada das Três Meninas (Zona Sul)

1,650km de extensão, ao longo da via, nas proximidades do condomínio Alphaville.

Avenida Chuí (Cristal)

650m, entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias (acrescentando mais um espaço para ciclistas à rede já existente).

Avenida Juscelino Kubitschek (Rubem Berta, Zona Norte)

1,1 quilômetro. Entre a Manoel Elias e a Dr. Vargas Neto;

Avenida Ipiranga (em construção)

9,4km, entre a Edvaldo e a Antônio de Carvalho. Primeiro trecho concluído (cerca de 1,8 km), entre as avenidas Azenha e Edvaldo Pereira Paiva), restante em fase de construção.

Prefeitura de Porto Alegre

A estrutura mencionada nesta notícia é uma CICLOFAIXA, não uma ciclovia. São coisas bem diferentes, mas a prefeitura parece ignorar isso c prefere continuar misturando tudo na hora de contar os quilômetros.



Categorias:Ciclofaixas, ciclovias

Tags:, , , ,

26 respostas

  1. Favor contar quantos ciclistas passam diariamente pela ciclofaixas??? Para ver o custo benefício, podem acabam abandonadas.

    Curtir

    • Só vai se poder analisa isso num cenário realista, quando tiver uma quantidade maior de ciclovias e ciclofaixas e elas forem interligadas, enquanto ela ligarem nada a lugar nenhum, vão ser pouco usadas, e não por culpa das pessoas, e sim de um conceito errado de projeto.

      Curtir

    • Temos que criar a infra para as pessoas usarem… muita gente não anda por medo. Não dá para esperar que elas vão ser criadas e automaticamente superocupadas. Olha quanto tempo nossas avenidas levaram para encher, e ainda existem muitas ruas com pouquíssimo tráfego.

      Curtir

Trackbacks

  1. Ciclovias nos acostamentos das Estradas e Rodovias | Partido Verde Farroupilha
%d blogueiros gostam disto: