Fortunati anuncia novo corredor de ônibus na Zona Sul

Corredor terá Parada Segura, com piso especial, iluminação, bancos e lixeiras   Foto: Mário Costa/Divulgação PMPA

Corredor terá Parada Segura, com piso especial, iluminação, bancos e lixeiras Foto: Mário Costa/Divulgação PMPA

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o prefeito José Fortunati anunciou a implantação de um novo corredor de ônibus no eixo das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis. A faixa prioritária para os veículos do transporte coletivo terá 4,5 quilômetros de extensão, entre a rua Costa Lima e a avenida Eduardo Prado. O horário de operação será das 6h às 9h e das 16h às 20h, nos dois sentidos da via. (fotos)

“Nós temos que mostrar à população que o transporte coletivo deve ter prioridade sobre o transporte individual. Na medida em que temos mais automóveis nas ruas, que geralmente transportam uma pessoa apenas, o transporte coletivo que transporta 50 a 60 pessoas por veículo no mesmo horário, no mesmo local, acaba sendo prejudicado. Então, essa nova faixa que será exclusiva nos horários de pico vai beneficiar e dar preferência a quem usa o transporte coletivo”, disse Fortunati.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, explicou que o objetivo é melhorar a mobilidade na região e estimular o uso do transporte público. “O número de carros aumentou muito nos últimos anos e hoje não existe espaço para transitar com agilidade pelas nossas vias se todos, ao mesmo tempo, circularem com seus veículos particulares. Nós não somos contra o uso do carro, até porque essa é uma realidade com a qual temos que conviver. Mas queremos que mais pessoas utilizem o transporte coletivo e que aquelas que optarem por essa mudança de hábitos sejam beneficiadas com agilidade e qualificação do transporte público”, afirmou Cappellari.

O anúncio foi feito na abertura das atividades do Dia Mundial Sem Carro, neste domingo, 22, na Usina do Gasômetro. Também participaram do ato a primeira-dama, Regina Becker, o vice-prefeito, Sebastião Melo, equipes da EPTC e ciclistas que foram ao local para participar do passeio ciclístico que marcou a data.

O novo corredor de ônibus – As faixas horárias de operação foram definidas levando-se em conta as velocidades dos ônibus e volumes de tráfego. O corredor será implantado à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e sinalização vertical regulamentando o uso. O projeto redefiniu o posicionamento das paradas com o objetivo de, junto com a faixa prioritária de circulação, dar mais velocidade à operação, reduzindo os intervalos, atrasos e tempos de deslocamento dos usuários do transporte coletivo. Todas as paradas terão abrigo do tipo Parada Segura, com iluminação, piso especial, piso tátil, bancos e lixeiras.

No trecho do corredor preferencial, haverá 33 pontos de paradas, sendo 16 no sentido bairro-centro e 17 no sentido centro-bairro. Naquele eixo, operam 45 linhas do transporte coletivo, com 2,2 mil viagens, transportando 126 mil passageiros por dia. O novo corredor deverá entrar em funcionamento até o final de outubro. Com os 4,5 quilômetros, serão 60 quilômetros exclusivos para deslocamento de ônibus na Capital.

Possuem corredores exclusivos as seguintes vias: Bento Gonçalves, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, Assis Brasil, Farrapos, Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, Cristóvão Colombo, Independência, João Pessoa, Érico Veríssimo e 3ª Perimetral.

Prefeitura de POA



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus

Tags:

39 respostas

  1. E pra andar de bike nessas avenidas, nesses horários de pico??? No corredor de ônibus ou junto aos carros?? 😛

    Curtir

  2. Em São Paulo a faixa exclusiva à direita para ônibus (implantada nesse ano) PIOROU a situação do trânsito.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/nova-faixa-exclusiva-para-onibus-entra-em-operacao-em-sao-paulo.html

    Em Cuiabá também implataram nesse ano (reportagem bem detalhada de como funciona agora).

    http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/motoristas-tentam-se-adaptar-nova-faixa-exclusiva-para-onibus-em-cuiaba.html

    Curtir

  3. Boa iniciativa, morei muitos anos na região e a Nonoai é uma tortura para os passageiros dos ônibus. Um corredor de ônibus definitivo, exigiria corte de arvores para construção das estações, seria uma baita incomodação.

    Curtir

  4. Agora só faltam as faixas exclusivas da independencia, 24 de outubro, goethe, ipiranga, cristovao…

    Curtir

  5. A iniciativa é positiva, mas que paradas mais feias são essas! Quando que vamos ter um mobiliário urbano decente em Porto Alegre?? Essa parada tá com cara da década de 60!

    Curtir

  6. NÃO É CORREDOR DE ÔNIBUS, É FAIXA ESPECIAL PARA ÔNIBUS. PORTO ALEGRE NÃO AVANÇA, NÃO TEM JEITO!!!

    Curtir

  7. Este modelo de parada tem o pior design do mundo!!!!! Os caras não sentem vergonha por instalar estas porcarias que enfeiam a cidade!? Não tem nenhum gaúcho competente para desenhar algo melhor?

    Curtir

    • Olha amigo, concordo contigo que o design não é dos melhores, mas pior que esses a cidade está cheia. Ainda tá cheio de paradas daquelas q é só uma placa ou um cano de metal com telhadinho amarelo que já era velho quando eu nasci. Eu sou da opinião que um design simples que evite vandalismo e mais fácil de substituir é melhor que paradas estilosas, caras e que seriam rapidamente vandalizadas.

      Curtir

    • Realmente, dá para se fazer paradas simples, bonitas e não muito mais caras que essas sem muito esforço.
      Além do mais, poderiam colocar aqueles espaços para publicidade nas paradas, como já há em algumas, do lado de dentro da parada, ficaria um mapa com as linhas que passam ali e do outro poderia ficar publicidade para “custear” a parada.

      Curtir

%d blogueiros gostam disto: