No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o prefeito José Fortunati anunciou a implantação de um novo corredor de ônibus no eixo das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis. A faixa prioritária para os veículos do transporte coletivo terá 4,5 quilômetros de extensão, entre a rua Costa Lima e a avenida Eduardo Prado. O horário de operação será das 6h às 9h e das 16h às 20h, nos dois sentidos da via. (fotos)
“Nós temos que mostrar à população que o transporte coletivo deve ter prioridade sobre o transporte individual. Na medida em que temos mais automóveis nas ruas, que geralmente transportam uma pessoa apenas, o transporte coletivo que transporta 50 a 60 pessoas por veículo no mesmo horário, no mesmo local, acaba sendo prejudicado. Então, essa nova faixa que será exclusiva nos horários de pico vai beneficiar e dar preferência a quem usa o transporte coletivo”, disse Fortunati.
O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, explicou que o objetivo é melhorar a mobilidade na região e estimular o uso do transporte público. “O número de carros aumentou muito nos últimos anos e hoje não existe espaço para transitar com agilidade pelas nossas vias se todos, ao mesmo tempo, circularem com seus veículos particulares. Nós não somos contra o uso do carro, até porque essa é uma realidade com a qual temos que conviver. Mas queremos que mais pessoas utilizem o transporte coletivo e que aquelas que optarem por essa mudança de hábitos sejam beneficiadas com agilidade e qualificação do transporte público”, afirmou Cappellari.
O anúncio foi feito na abertura das atividades do Dia Mundial Sem Carro, neste domingo, 22, na Usina do Gasômetro. Também participaram do ato a primeira-dama, Regina Becker, o vice-prefeito, Sebastião Melo, equipes da EPTC e ciclistas que foram ao local para participar do passeio ciclístico que marcou a data.
O novo corredor de ônibus – As faixas horárias de operação foram definidas levando-se em conta as velocidades dos ônibus e volumes de tráfego. O corredor será implantado à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e sinalização vertical regulamentando o uso. O projeto redefiniu o posicionamento das paradas com o objetivo de, junto com a faixa prioritária de circulação, dar mais velocidade à operação, reduzindo os intervalos, atrasos e tempos de deslocamento dos usuários do transporte coletivo. Todas as paradas terão abrigo do tipo Parada Segura, com iluminação, piso especial, piso tátil, bancos e lixeiras.
No trecho do corredor preferencial, haverá 33 pontos de paradas, sendo 16 no sentido bairro-centro e 17 no sentido centro-bairro. Naquele eixo, operam 45 linhas do transporte coletivo, com 2,2 mil viagens, transportando 126 mil passageiros por dia. O novo corredor deverá entrar em funcionamento até o final de outubro. Com os 4,5 quilômetros, serão 60 quilômetros exclusivos para deslocamento de ônibus na Capital.
Possuem corredores exclusivos as seguintes vias: Bento Gonçalves, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, Assis Brasil, Farrapos, Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, Cristóvão Colombo, Independência, João Pessoa, Érico Veríssimo e 3ª Perimetral.
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E pra andar de bike nessas avenidas, nesses horários de pico??? No corredor de ônibus ou junto aos carros?? 😛
Em São Paulo a faixa exclusiva à direita para ônibus (implantada nesse ano) PIOROU a situação do trânsito.
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/nova-faixa-exclusiva-para-onibus-entra-em-operacao-em-sao-paulo.html
Em Cuiabá também implataram nesse ano (reportagem bem detalhada de como funciona agora).
http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/motoristas-tentam-se-adaptar-nova-faixa-exclusiva-para-onibus-em-cuiaba.html
piorou o trânsito para quem?
São Paulo tipicamente mede a eficiência de seu trânsito por “quilômetros de congestionamento”. Com essa métrica, realmente, o corredor parece uma merda. Agora, se medissem pela métrica que descreve o objetivo dos sistemas de mobilidade urbana, a saber, “número de pessoas transportadas”, veriam o óbvio. Mas né, coxinha parado no trânsito dá capa na Veja, chinelo indo mais rápido pro trabalho de busão não dá.
Não sei se vocês assistiram ao vídeo da reportagem, mas piorou o trânsito dos próprios ônibus, que ficaram limitados à faixa exclusiva, andando em “carreirinha”, formando-se uma longa fila de veículos.
Que pena que eles não se decidem…
“As faixas exclusivas mudaram o ritmo do transporte coletivo em São Paulo. A velocidade média dos coletivos, nas faixas, subiu de 14 para quase 21 quilômetros por hora.”
http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/09/sao-paulo-testa-cameras-que-flagram-infratores-de-faixa-exclusiva-de-onibus.html
E aqui mostra que cada caso é um caso, e também que ainda estão se adaptando…
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/09/recorde-de-filas-trava-corredor-mas-nao-complica-faixa-dizem-passageiros.html