Fortunati anuncia novo corredor de ônibus na Zona Sul

Corredor terá Parada Segura, com piso especial, iluminação, bancos e lixeiras   Foto: Mário Costa/Divulgação PMPA

Corredor terá Parada Segura, com piso especial, iluminação, bancos e lixeiras Foto: Mário Costa/Divulgação PMPA

No Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, o prefeito José Fortunati anunciou a implantação de um novo corredor de ônibus no eixo das avenidas Cavalhada, Nonoai e Teresópolis. A faixa prioritária para os veículos do transporte coletivo terá 4,5 quilômetros de extensão, entre a rua Costa Lima e a avenida Eduardo Prado. O horário de operação será das 6h às 9h e das 16h às 20h, nos dois sentidos da via. (fotos)

“Nós temos que mostrar à população que o transporte coletivo deve ter prioridade sobre o transporte individual. Na medida em que temos mais automóveis nas ruas, que geralmente transportam uma pessoa apenas, o transporte coletivo que transporta 50 a 60 pessoas por veículo no mesmo horário, no mesmo local, acaba sendo prejudicado. Então, essa nova faixa que será exclusiva nos horários de pico vai beneficiar e dar preferência a quem usa o transporte coletivo”, disse Fortunati.

O diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari, explicou que o objetivo é melhorar a mobilidade na região e estimular o uso do transporte público. “O número de carros aumentou muito nos últimos anos e hoje não existe espaço para transitar com agilidade pelas nossas vias se todos, ao mesmo tempo, circularem com seus veículos particulares. Nós não somos contra o uso do carro, até porque essa é uma realidade com a qual temos que conviver. Mas queremos que mais pessoas utilizem o transporte coletivo e que aquelas que optarem por essa mudança de hábitos sejam beneficiadas com agilidade e qualificação do transporte público”, afirmou Cappellari.

O anúncio foi feito na abertura das atividades do Dia Mundial Sem Carro, neste domingo, 22, na Usina do Gasômetro. Também participaram do ato a primeira-dama, Regina Becker, o vice-prefeito, Sebastião Melo, equipes da EPTC e ciclistas que foram ao local para participar do passeio ciclístico que marcou a data.

O novo corredor de ônibus – As faixas horárias de operação foram definidas levando-se em conta as velocidades dos ônibus e volumes de tráfego. O corredor será implantado à direita da via, com sinalização horizontal específica na cor azul e sinalização vertical regulamentando o uso. O projeto redefiniu o posicionamento das paradas com o objetivo de, junto com a faixa prioritária de circulação, dar mais velocidade à operação, reduzindo os intervalos, atrasos e tempos de deslocamento dos usuários do transporte coletivo. Todas as paradas terão abrigo do tipo Parada Segura, com iluminação, piso especial, piso tátil, bancos e lixeiras.

No trecho do corredor preferencial, haverá 33 pontos de paradas, sendo 16 no sentido bairro-centro e 17 no sentido centro-bairro. Naquele eixo, operam 45 linhas do transporte coletivo, com 2,2 mil viagens, transportando 126 mil passageiros por dia. O novo corredor deverá entrar em funcionamento até o final de outubro. Com os 4,5 quilômetros, serão 60 quilômetros exclusivos para deslocamento de ônibus na Capital.

Possuem corredores exclusivos as seguintes vias: Bento Gonçalves, Protásio Alves, Osvaldo Aranha, Assis Brasil, Farrapos, Sertório, Baltazar de Oliveira Garcia, Cristóvão Colombo, Independência, João Pessoa, Érico Veríssimo e 3ª Perimetral.

Prefeitura de POA



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito, onibus

Tags:

39 respostas

  1. E pra andar de bike nessas avenidas, nesses horários de pico??? No corredor de ônibus ou junto aos carros?? 😛

  2. Em São Paulo a faixa exclusiva à direita para ônibus (implantada nesse ano) PIOROU a situação do trânsito.

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2013/08/nova-faixa-exclusiva-para-onibus-entra-em-operacao-em-sao-paulo.html

    Em Cuiabá também implataram nesse ano (reportagem bem detalhada de como funciona agora).

    http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2013/09/motoristas-tentam-se-adaptar-nova-faixa-exclusiva-para-onibus-em-cuiaba.html

Faça seu comentário aqui: