Parque da Harmonia terá Acampamento Farroupilha especial para a Copa do Mundo

Edição extra será de 12 de junho a 15 de julho do próximo ano

No ano da Copa Mundo em Porto Alegre, o Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia terá uma edição extra. Além da tradicional festa realizada no mês de setembro, os turistas terão uma edição especial do Acampamento de 12 de junho a 15 de julho, período que coincide com a realização do Mundial.

De olhos nos visitantes e nos turistas que estarão na Capital, a prefeitura de Porto Alegre através das secretarias municipais de Turismo, Cultura (SMC) e da Copa (Secopa) em parceria com a 1ª Região Tradicionalista desenvolveu o projeto Turismo de Galpão no Parque da Harmonia. O presidente da Comissão municipal de Festejos Farroupilha, Giovani Tubino, disse que a ideia é que os turistas conheçam através de oficinas diversos aspectos da cultura gaúcha como é o caso da gastronomia, do artesanato e da tradição campeira.

“Vamos mostrar aos visitantes da América Latina e da Europa como é o jeito de viver do gaúcho. Não podíamos perder a oportunidade de mostrar a cultura gaúcha no Acampamento Farroupilha ”, destaca. Segundo Tubino, a proposta é que os turistas tenham uma grande interação com os galpões que serão instalados no Parque da Harmonia.

O secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes, afirma que serão montados cerca de 100 galpões no Acampamento Farroupilha durante a realização do mundial de seleções. Os visitantes vão encontrar a cultura gaúcha na sua mais ampla extensão de domínio como é caso da vida no campo, a gastronomia, a música, a dança e a declamação. Além disso, serão realizadas oficinas de chimarrão, de churrasco, de charque e de bolinho.

“O Acampamento Farroupilha é especial para a Copa do Mundo e será desmontado logo após a conclusão do mundial e montado novamente no mês de setembro”, acrescenta.

De acordo com Moraes, os piquetes e as entidades tradicionalistas participaram de oficinas de qualificação realizadas pelas secretarias de Turismo no caso de bem receber, da Saúde (segurança alimentar), da Segurança (delegacia de polícia do turista), coordenação do Acampamento Farroupilha (formação do gaúcho) e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana que ficou responsável pela gestão ambiental de resíduos sólidos. A montagem dos galpões destinado a visitação dos turistas deverá começar no dia 1º de junho de 2014.

Correio do Povo

____________________________

Nem BRT, nem Aeroporto ampliado, nem pista ampliada, nem nova rodoviária, nem viadutos da 3º Perimetral, nem nada.

Só o Acampamento (favela) Farroupilha !

Essa é Porto Alegre !

Duas fotos para relembrar:

acampamentofarroupilha

170_interatividade_13_2036



Categorias:COPA 2014

Tags:,

16 respostas

  1. A ideia principal do acampamento é de parecer com CTGs, feito de madeira, sem ter alvenaria. De ter fogo de chão, e ruas sem asfalto. É fugir do modernismo e voltar as tradições e goste ou não essa é a ideia de ter vários grupos tradicionalistas compondo o que chamamos de favelão. O aspecto parece ser grosseiro, parece realmente uma favela, mas de longe é parecido a quem entra dentro do complexo e tenta entender que aquilo como o nome diz é ACAMPAMENTO.

    Curtir

  2. Pessoal, ninguém aqui falou que é uma favela. Mas que tem aspecto de uma favela, parece uma favela. Não é preconceito, mas um alerta para o visual lamentável que o Acampamento possui. É muito bacana tudo que acontece lá, as atividades e a proposta, mas há de se providenciar uma estrutura melhor para os próximos anos e urgentemente para o ano da Copa.

    Curtir

  3. Aspecto: definitivamente FAVELÃO.

    Curtir

  4. Ridículo esse favelão aí. pior se acabarem matando algum turista na Copa, por algum “entrevero” idiota.

    Curtir

  5. Amargura em peso nos comentários…

    Curtir

  6. Deixem de ser amargos.

    A ideia é ótima. Óbvio que existem coisas para serem melhoradas e o local carece de uma estrutura mais qualificada, mas não acho que se parece uma favela.

    Mania que o pessoal tem pejorar as coisas.

    Curtir

    • “…existem coisas para serem melhoradas e o local carece de uma estrutura mais qualificada”. Concordo, mas isso a ser feito em nove meses, aqui, jura ne???? Vai ser igual pra pior, pois é justamente no inverno, ou seja….

      Curtir

    • Acho preconceituoso o comentário de favela também. Fica parecendo que para eles estaria ótimo estacionar na calçada, dirigir bêbado, dar fininho em pedestres, estacionar na frente da rampa de cadeirantes, brigar lá dentro, desde que os prédios sejam bonitinhos como um bar da Padre Chagas.

      Curtir

  7. Não sei como se intituiu a ideia de que para cultivar o gauchismo as pessoas tem que acampar em barracos de costaneira de eucalipto. Para mim este acampamento e outros tantos RS a fora não passam de um favelões travestidos de tradição. Feio isto!

    Curtir

    • Falou tudo, FAVELOES, e quem está negativando os comentários, de todos que postaram opiniões contra essa favela que vai ser montada, são os que acham esse estilo de vida e esse “acampamento”, a oitava maravilha do mundo. Que vai ficar mais lindo ainda no inverno, quase um woodstock.

      Curtir

  8. Mostrar o estilo de viver gaúcho?? hahaha, vou repetir o que disse no post de anteontem:

    “Bah, hj passei no acampamento farroupilha e deu vergonha de ver. Calçadas tomadas de carros, pedestres nas ruas, motoristas andando rápido perto deles.. e a EPTC parada, olhando, e nem sinal de “balada segura” no entorno.”

    Vergonha também na copa.

    Curtir

  9. Favela Farroupilha!!! Disse tudo…

    Curtir

  10. Quem passa do lado de fora parece mesmo uma favela. Podiam organizar essa bagunça e talvez dar um espaço entre as “casas”?

    Curtir

  11. Com direito a uma facada e uma p&%@ pobre por visitante!

    Curtir

  12. Legal, e o Natal Luz também teremos?????? Cada ideia, mas óbvio, manter o tipo de estrutura, no alto padrão arquitetônico do acampamento vai ser lindo de mostrar pra turista, e será que também seguirão à risca com esfaqueamento, arma branca liberada, e alcool a vontade 24horas? De quem foi a brilhante idéia de colocar acampamento farroupilha em época de festa junina????

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: