As imagens da ampliação do Aeroporto Salgado Filho

Imagens divulgadas pela Espaço Aberto, responsável pela ampliação do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho:

ampliacao-terminal1-01

ampliacao-terminal1-02

ampliacao-terminal1-03

ampliacao-terminal1-04

ampliacao-terminal1-05

Leia sobre a ampliação:

_________________________

Pessoal, ninguém se lembra destas imagens?

Me parece que este vai ser o novo visual do nosso aeroporto em poucos anos.

salgado-filho1b

 

 

salgado-filho2b

 

Estas imagens estão neste post, de maio/2012:

Infraero contrata projeto de expansão do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional Salgado Filho (atualizado)



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

57 respostas

  1. Gostaria de saber sobre outros detalhes deste nosso Aeroporto como: Retomada das obras do Terminal de Cargas, Construção de uma nova Torre de Controle (Congonhas inaugurou esta semana), Construção de novo prédio de garagens, A ampliação urgente da única pista e diversas melhorias em torno do Terminal como adequar a iluminação externa, reparos nos viadutos (estão tomados por ocupantes), jardinagem, etc. Pergunta que não quer calar: Quando realmente teremos um aeroporto padrão FIFA ?

  2. Aquele prédio retangular que será feito para estacionamento ao lado do já existente (circular) também não ficará bom, porque os dois prédios não se comunicarão em suas formas. Não precisa ser arquiteto pra ver isso.

    • Dizer que os volumes dos edifícios-garagem não se comunicam tem quase verdade. Mas sendo formas quase puras, não comprometem tanto.

      O que não dá é para se pensar em repetir o erro, da edificação ser circular. Há uma enorme perda de área nisso.

  3. Acho que este projeto aqui divulgado não é o que vai ser executado. Vi outro projeto em que a ampliação do terminal será nos moldes do já existente. Até porque não há espaço para projetá-lo em direção ao pátio de manobras pois isto prejudicaria a movimentação das aeronaves. Outro fato é que a área construída será ampliada em 80% e por este projeto me parece que aumentará em muito mais.

    Vejam o link:

    http://www.infraestruturaurbana.com.br/solucoes-tecnicas/4/artigo220107-1.asp

    • Quidam, estas imagens foram retiradas do site da Construtora Espaço Aberto, a que venceu a licitação. Creio que vc deve estar equivocado. Deve ser este projeto sim. Inclusive eu coloquei a fonte das imagens. A construtora não iria divulgar imagens erradas do projeto que ja foi dada ordem de início de obras na sexta-feira passada.

    • Quidam, vamos às respostas por partes:

      1. O projeto aqui divulgado será o executado, é só entender o que está escrito e desenhado, e vou te ajudar a entender.

      2. Esse Plano de Expansão/Atualização, não projeto.

      3. Há espaço para projetá-lo em direção ao pátio de manobras, justamente isso mostra o plano. Está ali nesse desenho, que já apareceu aqui no blog. Olha só: https://portoimagem.files.wordpress.com/2012/05/sf0.jpg

      4. Não prejudica na medida em que não haverá mais posições remotas, que demandam transbordo terminal-ônibus-aeronave. Essas posições remotas serão substituídas por posições conectadas ao terminal por fingers, como a imagem a seguir: https://portoimagem.files.wordpress.com/2012/05/salgado-filho1b.jpg

      A AMPLIAÇÃO – ACOMPANHE PELO DESENHO:

      A etapa 1 de expansão (em laranja) compreende a ampliação do comprimento do terminal (área laranja 70), a criação de salas de embarque projetadas à frente (área laranja 13) e pavimentação da área de manobras (retângulo grande laranja logo abaixo).

      Num segundo momento, a etapa 2 (em ciano), o terminal que hoje conhecemos (área ciano 70) será reformado E SERÁ CRIADA UMA NOVA ÁREA DE EMBARQUE (área ciano 13) que se projeta a frente do atual terminal, onde hoje estão os fingers duplos. Também contempla essa segunda fase um pequeno aumento da área de manobra (áreas remotas em ciano).

  4. Isso é pra ficar pronto até a Copa? MAS DUVIDO SERIO MESMO

  5. Puxadinho em nível avançado.

  6. Ele aumentará ainda mais em direção ao Íbis. Esta é a primeira fase.
    A segunda é a ampliação em direção ao Íbis e o aumento e homogeneização do existente. Só olhar os prédios nos renders.

  7. Brasil: A terra do puxadinho!!
    .
    “Se completarem o projeto original da ‘Espaço Aberto’ vai ficar com cara de puxadinho.”
    Por vizinho de São Tomé

  8. Agora finalmente parece que vai começar as obras de ampliação. Vamos esperar que as obras iniciem e seja concluida o mais breve possível.

Faça seu comentário aqui: