As imagens da ampliação do Aeroporto Salgado Filho

Imagens divulgadas pela Espaço Aberto, responsável pela ampliação do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Salgado Filho:

ampliacao-terminal1-01

ampliacao-terminal1-02

ampliacao-terminal1-03

ampliacao-terminal1-04

ampliacao-terminal1-05

Leia sobre a ampliação:

_________________________

Pessoal, ninguém se lembra destas imagens?

Me parece que este vai ser o novo visual do nosso aeroporto em poucos anos.

salgado-filho1b

 

 

salgado-filho2b

 

Estas imagens estão neste post, de maio/2012:

Infraero contrata projeto de expansão do terminal de passageiros e do pátio de aeronaves do Aeroporto Internacional Salgado Filho (atualizado)



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho

Tags:,

57 respostas

  1. Sofremos de uma síndrome pavorosa.
    Tem muita gente leiga oferecendo solução. Maldita democracia.

    Vou explicar toda a questão:

    – Temos um terminal inaugurado em 11 de setembro de 2001, um projeto de alguns anos antes disso, mas com um Plano para ocupação futura.
    – Não havia a necessidade de um terminal com tão amplas áreas, como na ampliação que se inicia. No entanto, o espaço para essa ampliação, no futuro, está lá.
    – Foram construídos os fingers para acesso, em número suficiente para a época.
    – Uma área gigantesca foi adensada para que posições remotas pudessem existir, como de fato existem. Ficam entre o terminal e a taxiway.
    – O projeto de ampliação prevê a construção da seção que falta para completar o plano por completo, incluindo a ampliação das áreas de embarque, ponto fraquíssimo para os dias atuais. Não por acaso o terminal de hoje acaba num paredão e o viaduto corre uns tantos metros além. Está no projeto.
    – Após essa etapa de ampliação ser feita, a parte atual será atualizada e ampliada, ganhando a mesma cara da parte ampliada.
    – Perderemos as posições remotas, mas ganharemos posições com fingers.

    É tão mais fácil sair criticando… Pesquisar, estudar que é bom, NADA!

    Curtir

    • Se interessar ao blog, posso montar um esquema com as etapas do Salgado Filho!

      Curtir

    • Considero que pesquisar e estudar não irá fazer a obra dos corredores BRT deixarem de ser superfaturados, ou a pedra da obra da esquina da anita com a terceira perimetral deixar de existir.
      .
      Só para citar alguns dos exemplos que me levam a ser cético a tudo o que mistura politica e obras em nossa cidade, para não falar estado e país.
      .
      Os adendos feitos pelo Leonel foram muito bons, mas quero ver o quanto tempo essa nova obra vai durar, em quanto tempo vamos estar precisando de um novo puxadinho. Esse tipo de planejamento foi considerado? É brado hein..

      Curtir

      • Alex, não questiono em nenhum momento esse tipo de crítico, ou de crítica, da maneira como tu fizeste (sobre os corredores pseudo-BRT ou a pedra da Anita). É extremamente importante no regime que vivemos. Mas concordas comigo que há um “mundaréu” de gente tecendo comentário sem fundamento, na onda do reclame pelo reclame? É caso para se estudar.

        Tenho a sensação que as obras serão inauguradas em 2015 e meados de 2016, coincidentemente com a campanha para a prefeitura da capital. Interessante, não? O legado da Copa podendo ser usado como campanha…

        Acredito que a obra irá atrasar. Mas por outro problema. Os prazos são superestimados. Sempre são, no intuito de mostrar eficiência. Parece melhor uma obra atrasada a uma obra com prazo longo. Se eu disser que a obra do aeroporto vai levar 12 anos, cai um monte de gente em cima. Mas se eu disser que vai levar 7 anos, todos se acalmam. Aí ele atrasa 5 anos e leva os mesmos 12 de antes.

        Curtir

        • O problema que vejo, é que se disser que vai levar 12, todo mundo acha que vai levar 17, pq elas sempre atrasam, as pessoas no brasil não estão acostumadas a verem os prazos cumpridos.

          Curtir

  2. Este projeto tem a cara da Infraero !!!
    Feio e Medíocre !!!
    Parabéns !!! Este puxadinho vai se tornar o cartão postal de Porto Alegre.

    Curtir

  3. Uma dúvida, essa ampliação é a de 2014 ou a de 2016?
    Pelo número de ponte de embarques parece ser a de 2014, mas não está claro.
    De antemão agradeço a informação.

    Curtir

  4. E o puxadinho que ja existe, fica onde?

    Curtir

  5. Não sei se comemoro ou choro.

    Bizarro.

    Curtir

  6. Porque manter o mesmo estilo arquitetônico é muito mainstream…

    Curtir

  7. e o estacionamento vertical?

    Curtir

  8. Não vai sair.

    Curtir

    • Alex, as obras irão iniciar esta semana. Já foi dada ordem de início. A descrença tem limite …

      Curtir

      • Corredores BRT também já iniciaram há meses e estão aí, parados (seja qual for a sua causa – jurídica/incompetência/planejamento), realizados de forma “porca”, necessitando já, em muitos trechos, manutenção nos asfaltos esfarelados. Sem falar que parece que será uma obra interminável, pois estamos falando de superatraso somente na questão do recapamento do asfalto. Faltam ainda os novos veículos, estações de ônibus…
        Ou seja, obra que inicia, nem sempre termina.

        Curtir

        • Alan e no corredor da bento; Os trechos entre a entrada da João Pessoa até a Vicente o concreto novo já está com rachaduras e fissuras; e entre PUC e o centro de Hemodialise também há rachaduras.
          Resumo serviço mal feito e dinheiro público no lixo.

          Curtir

        • Temos também o exemplo do Conduto Álvaro Chaves: décadas de atrasado, dezenas de re-projetos e remodelagens, várias terceirizações com subcontratação, falta de fiscalização na execução da obra….e, no fim das contas, o quê aconteceu? rsrsrs

          Curtir

      • Gilberto ver esse ranking do Saneamento do Brasil. Porto Alegre patina novamente. Uma cidade que já sinônimo de qualidade de vida.

        Clique para acessar o ranking-100cidades.pdf

        Curtir

  9. Parece muito com as novas estações do Trensurb.

    Curtir

  10. Mais um puxadinho para honrar a nossa tradição!!!! Pq não aproveitam e fazem com telhado de zinco e toras de madeira igual aos piquetes do Parque da Harmonia, para ja ir habituando os visitantes ao nosso xucrismo. Isso se sair, porque se for no mesmo ritmo da ampliação da pista, aí ja viu!

    Curtir

  11. Além de ampliar o terminal 1, deveriam reformar as calçadas. Mês passado fui de trem até o terminal 1, já havia terminado o horário de funcionamento do aeromóvel, e boa parte das calçadas não tem rampas de acesso nas faixas de pedestres, justamente onde é duplamente necessário, para quem é cadeirante, e para quem está levando pesadas malas de rodinhas.

    E esqueceram de colocar no render a linha do aeromóvel! hahahaha, justamente o que atualmente diferencia ele de qualquer outro aeroporto brasileiro.

    Curtir

    • Fora que perderam a oportunidade de quando fizeram o aeromóvel usa ele pra integra os 2 terminais, ficaria muito melhor.

      Curtir

      • De início eu também achava que foi uma oportunidade perdida, mas quando fui de trem pro aeroporto da última vez, notei que o terminal 2 fica tão perto da saída da passarela que acaba sendo desnecessário fazer o aeromovel passar por ali. Pra isso, o ônibus entre os dois terminais cumpre bem a sua função.

        Curtir

  12. Padrão e simetria pra quê?

    Curtir

  13. Cansado de renders para as obras dessa cidade. Obra real e concluída que é bom, nada!

    Curtir

    • Olha o lado bom, essa ampliação aparentemente será feita com pré-moldados, ou seja, tem jeito de que ficará rápida pra fazer, e pela primeira vez um render será condizente com a realidade. Já que as obras não saem iguais às projeções, então aliviam o desenho para ficar igual à obra.

      Curtir

  14. Olha, até que o puxadinho vai ser bem grande!

    Em vez de pensarem em algo pra integra os 2 terminais, vão fazer esse puxadinho pro outro lado, e manter o abandono do terminal antigo.

    Curtir

  15. Pra que continuar as linhas de projeto do Terminal já existente né? Precisa ficar com cara de puxadinho anexado…

    … não é possível.

    Curtir

    • Pior. Pensei o mesmo. Porque não mantiveram a aparência do original para parecer que o prédio é o mesmo? Arquitetos de 5ª categoria que temos.

      Curtir

    • o existente mudará também, bianca. essa imagem é a primeira parte da obra

      Curtir

      • Se isso é verdade, a pergunta é: tem necessidade? Esse terminal tem pouco mais de 10 anos. Pra que gastar dinheiro mexendo do que está bom? Uma ampliação mantendo a aparência do terminal atual me parece suficiente.

        Curtir

        • E aí vem outra questão: é dinheiro público. Por que ainda não se privatizaram os aeroportos? Não vejo a necessidade do estado se incumbir com um serviço que funcionaria muito melhor se fosse privatizado, gastando verbas públicas que poderiam ser redirecionadas pros serviços mais básicos, como saúde, educação e transporte público. Dinheiro pro metrô não tem, mas pro Salgado Filho tem? Enfim, aeroportos, assim como portos, não precisam ser geridos pela administração estatal. Essa ampliação, se fosse da iniciativa privada, teria saído do papel muito antes da copa, porque não dependeria de mil e um procedimentos licitatórios e de contratos que podem sofrer sucessivos aditivos.

          Curtir

        • Henrique, nem sempre privatização é algo bom. Um caso bem simples é o metrô de SP, que é estatal e funciona muito bem, expandindo-se e oferecendo um bom serviço (mesmo que com lotação) e a Supervia no RJ, privada que oferece um serviço ruim, que costuma dar falhas e tem muitos trens velhos em circulação (fazem a frota da trensurb parecer 0 km). A qualidade do metrô do rio também caiu após a privatização.

          Não basta privatizar, pra ter um serviço bom deve-se acima de tudo colocar gente com experiência no ramo pra trabalhar, simples.

          Curtir

      • Então é mais dinheiro posto fora…

        Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: