Projeto da Câmara de Porto Alegre propõe cercamento físico do Parque Farroupilha

Samir Oliveira

Por Ramiro Furquim/Sul21

Por Ramiro Furquim/Sul21

Um projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre reacende um velho debate na cidade: o cercamento físico do Parque Farroupilha, popularmente conhecido como Redenção. O PL 170/2013, de autoria do vereador Nereu D’Ávila (PDT), foi protocolado no dia 15 de abril deste ano e está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A medida determina a realização de um plebiscito sobre o cercamento físico da Redenção, que ocorreria juntamente com as eleições de outubro de 2014. Na justificativa da proposta, o vereador entende que o isolamento do parque contribuiria para a redução de casos de violência registrados no local. Ele cita o exemplo de outros parques que são cercados, como o Ibirapuera, em São Paulo, e o Germânia, em Porto Alegre.

Confira a íntegra do PL 170/2013

Ex-secretário de Meio Ambiente durante o governo de José Fogaça (PMDB), o ex-vereador Beto Moesch (PP) afirma que não existe apelo na sociedade para que a Redenção seja fisicamente isolada. “Não existe essa demanda na sociedade, é algo forçado. Existem muitas demandas em relação ao parque, como limpeza e segurança, mas o cercamento não irá resolvê-las”, opina.

Ele assegura que não é contrário ao cercamento de parques , mas acredita que, no caso da Redenção, a medida não deve ser aplicada, e compara o caso com o do Parque Germânia, que é totalmente cercado. “Eu viabilizei o cercamento do Germânia, onde já ocorreram vários tiroteios entre gangues aos domingos”, comenta.

Para Fabíola Loguercio, representante do bairro Bom Fim na União das Associações de Moradores de Porto Alegre (Uampa), o cercamento da Redenção representaria uma “elitização” do parque. Ela, que mora em frente ao auditório Araújo Vianna, entende que medidas como uma melhor iluminação do parque tornariam a área mais segura para os frequentadores.

“Já existem tantos espaços cercados na cidade. Uma forma de fazer com que diminua a criminalidade na Redenção é investir em iluminação”, sugere.

Entretanto, Fabíola defende a realização de um plebiscito a respeito do tema. “As mobilizações de junho mostraram que as pessoas querem participar mais da vida política da cidade”, acrescenta.

Responsável pela administração da Redenção, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que não comenta o PL 1701/2013. E a Secretaria Municipal de Segurança, responsável pelo patulhamento do parque através da Guarda Municipal e pelo monitoramento das câmeras de vigilância, não retornou as ligações feitas pela reportagem.

SUL 21



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , ,

29 respostas

  1. Custo da obra muito alto, murro ou tela, não vai resisti, manutenção muito cara, solução, construir três quartéis da brigada militar em pontos estratégicos, para policiar o centro da Capital, com o movimento dos militares, vai inibir os atos de vandalismo e prostituição, o colégio militar, na minha opinião deve contribuir com o policiamento.

    Curtir

  2. Da ate medo, vao colocar uns moiroes de madeira e uma cerca de telinha bagaceira

    Curtir

  3. Alguem tá afim de ganhar dinheiro extra,so pode ser esta a ideia para cercar o parque da redenção.Ora não vai ser cerca que vai impedir a violência e assim atitudes energicas por parte das autoridades. Port Alegre prima por jogar no lixo as coisas boas do passado.Muro,cerca arame farpado,campo minado não adianta nada.Se tiver um jeito da bandalheira entrar ela vai entrar.

    Curtir

  4. ja falei: cercamento com portões abertos. um meio hibrido é o melhor

    Curtir

  5. Já tentaram me assaltar na Redenção e mesmo assim sou contra o cercamento do parque.

    Da suposição da redução de criminalidade, de uma forma geral, isso não vai acontecer. Os criminosos sairão dali e irão para outro lugar, tentando cometer os mesmos crimes. O que diminui a criminalidade não é somente polícia, mas todos sabem, avanços sócio-econômicos e educativos.

    Da suposição da redução da criminalidade na Redenção, pode ocorrer, pode melhorar. Mas ainda temos alternativas mais saudáveis do que o cercamento. Como medidas para tornar o parque ainda mais frequentado. Melhorar a iluminação, distribuir câmeras, distribuir o policiamento, abrir novos estabelecimentos comerciais dentro do parque. Fortalecer movimentos populares como o da Redenção Iluminada, Serenata na Redenção, etc.

    Acho que devemos evitar enquanto possível o cercamento da Redenção. Cercar um parque como a Redenção é ir contra o próprio princípio de parque, de área verde. Estética e praticamente, essa deturpação de princípios seria facilmente perceptível. Temos que lutar para que essa seja uma área verde, livre, pública e segura, sem prescindir de nenhum desses pontos.

    Curtir

  6. Porque alguém que mora em Ipanema deve ter o mesmo direito de dar pitaco sobre a Redenção que eu, que moro na Cidade Baixa e atravesso o parque várias vezes pra ir dum lugar pro outro? O cercamento prejudicaria muito quem usa o parque pra se locomover, de repente compro um carro pra ir da João Pessoa até a Oswaldo que é melhor do que levar o dobro do tempo procurando um portão pra entrar e depois um pra sair.

    Ideia completamente estúpida fechar um parque no centro duma cidade. Covarde, tacanha e burra. Essa mentalidade proibicionista que toma conta do país, tudo tem que ser proibido, tudo tem que ter horário, tudo tem que ser cercado. Que mentalidade imbecil.

    Ilumina direito essa merda, abre o Café do Lago, faz outro café, outro bar, faz mais coisa no Araújo, bota câmera, faz um chafariz que funcione, faz mais eventos à noite, responsabiliza a Opus pela segurança do parque pelo menos no entorno do Araújo e no corredor central, em dia de evento dela no Araújo, com seguranças por esses lados, enfim, pensem.

    E plebiscito pra moradores dos bairros vizinhos, que é quem tem algo a dizer sobre cercar ou não a Redenção. Quem vai lá domingo passear, tanto faz. Quem usa o parque pra se locomover, inclusive de noite, é que vai ser prejudicado. Ou quem sabe de contrapartida faz um túnel pra pedestres do Bom Fim pra Cidade Baixa e outro do Centro pro Farroupilha, passando debaixo da Redenção… mas aí ia ter assalto e vão querer cercar o túnel também.

    Vão cercar o próprio rabo, bando de paranoicos. Segurança pública em área central se resolve botando as pessoas no lugar, não tirando.

    Curtir

    • Perfeita colocação partilho o mesmo pensamento

      Curtir

    • Só para pensarem um pouco….
      um dos primeiros parques que foram cercados em Porto Alegre foi o Chico Mendes na zona norte, com a desculpa que geraria mais segurança. Aconteceu o inverso, aconteceram várias mortes lá(não divulgam). Traficantes tomaram conta do local. Os roubos aumentaram, pois os locais de saída tornaram-se apenas 4.
      Acho que fazem uns 10 anos que o cercaram…enquanto isso o que o poder público fez por lá?
      Não o iluminaram(qualquer ser pensante sabe que isto é fundamental).
      Não o patrulharam(sei de relatos que a guarda municipal faz vista grossa a tudo, inclusive aos roubos).
      Não o conservaram( eucalipitos caem lá há muito mais tempo, sorte que não havia ninguém embaixo).
      Simples assim….vamos tirar o sofá da sala…vamos cercá-lo. É mais fácil. Para que devo perder tempo com ele. Cerca e depois privatiza.

      Será que vcs não percebem o que realmente está acontecendo…o projeto é no mínimo polêmico…foi trazido a tona justamente na semana que se anuncia que as obras da copa de 2014 vão ficar prontas somente para as olimpíadas de 2016 do rio (modo irónico).
      Assim quando deveríamos estar cobrando da prefeitura o compromisso assumido com a cidade vamos estar com o foco para outro problema….
      ACORDEM>>:>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

      Curtir

    • Finalmente alguém com bom senso… Parabéns.

      Curtir

    • Provavelmente vai ter varios portões abertos durante o dia.

      Durante a noite que iriam fechar, caso tu costuma passear por la depois das 22 horas, bom, ai complica….

      Curtir

      • Pra ser razoavelmente prática, teria de ser no mínimo isso aqui:

        1 – Embaixo do viaduto da João Pessoa onde tem a faixa
        2 – Na frente da Eng Química onde tem a faixa, perto da parada do ônibus
        3 – No largo central perto da reitoria
        4 – Na saída da Ufrgs pra Oswaldo
        5 – Na frente do Araújo
        6 – Na frente da Pista
        7 – Na frente do parque
        8 – Onde desemboca a Vieira
        9 – No arco
        10 – Na esquina da José Bonifácio com a João Pessoa
        11 – Na frente das paradas da João Pessoa
        12 – Na faixa da saída da República

        Curtir

      • E não costumo andar de noite (já andei no meio ali), mas já voltei de festa pelo meio da Redenção de manhã cedo, 6/7h da manha, e não vi nada estranho.

        E tem gente que atravessa o corredor central tarde da noite voltando da Ufrgs e do Centro sim, dependendo é até mais seguro que por aquele lado da João Pessoa, por exemplo.

        Ademais, se ninguém anda lá essa hora mesmo, porque precisa cercar? Eu vou me sentir igualmente inseguro cercado e não cercado e vou ir ou deixar de ir nos mesmos lugares. E quem quiser entrar pra fazer merda vai continuar entrando, a não ser que ponham uma cerca elétrica de 10m de altura ou algo do tipo.

        Curtir

      • Ué, qual o problema de se frequentar a Redenção à noite? Assaltos ocorrem durante todo o dia e, pelo que eu sei, o assassinato e o esfaqueamento recentes ocorreram em um horário em que os portões estariam abertos. Deixem os viados se divertirem, deixem as putas e as travestis trabalharem,

        Curtir

  7. O cercamento da Redenção é ilegal. O desenho do parque, da década de 30, foi pensado para um parque aberto, acessível de vários pontos do seu entorno. Essa descaracterização é contraria ao tombamento do parque, que não permite modificações no desenho original.

    Curtir

    • Eu não gostaria de ver a Redenção cercada, mas em vista do comportamento dos gaúchos com relação ao meu uso do lugar, infelizmente concordo… e tb mal cuidada pela Prefeitura. Não paro mais para os turistas, só falo e sigo adiante…

      Curtir

  8. avaligiação boa

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: