Esculhambação geral em Porto Alegre

ESCULHAMBAÇÃO GERAL!!

O jornalista Danilo Ucha indignado:

Ainda querem receber turistas…

Coisas até pouco tempo inconcebíveis, em Porto Alegre, estão acontecendo. Voltei de São Paulo, quarta-feira, às 19h, fiquei meia hora esperando que a esteira do aeroporto Salgado Filho trouxesse a mala e UMA HORA E DEZ MINUTOS na fila para pegar um táxi. Simplesmente, não havia táxi no aeroporto. A fila chegou a ter mais de 500 (!) pessoas, algumas retornando de longos vôos internacionais.

Quase se formou um tumulto, com as pessoas reclamando e gritando. Algumas diziam que enquanto o povo continuar pacato, nada vai mudar. Outras diziam que o Prefeito Fortunati tinha que estar ali para ver no que ele transformou a cidade!

Na vinda para o centro, não deu para usa a Castelo Branco porque estava engarrafada; a Farrapos, também, mas, como não havia escolha, levamos mais de meia hora num trajeto normalmente de 15 minutos! O pior, lá na fila do táxi do aeroporto, é que não havia táxi, não havia orientação, não havia policiamento. Sobrou até para a Imprensa: “os jornais, rádios e televisões não vem isso”, gritava, irritada, uma senhora que estava chegando da Itália.

Aí me lembrei que haviam anunciado que em julho de 2013 fariam um concurso público para novos táxis em Porto Alegre.

Publicado no Blog do Prévidi



Categorias:Outros assuntos

52 respostas

  1. Em relação aos táxis do aeroporto, porque não fazem como em Curitiba onde existem aquelas lotações (ou coisa que o valha), com paradas pré-determinadas até o centro, custando 10 reais ( táxi não é menos de 40 reais do Afonso Pena até o centro) ??
    Seria muito simples de ser feito, mas Porto Alegre é f…! provavelmente a máfia dos táxis não quer nem houvir falar disso, assim como os empresários de ônibus bloquearam o transporte fluvial por décadas.
    Lotação do aeroporto até o centro, parando em 2,3,4 hotéis no meio do caminho !! Alô Fortunatti !!! Acorda !!

    Curtir

  2. 1) “o principal motivo para a mudança foi a constatação de que o terreno escolhido anteriormente nos arredores da FIERGS é uma área alagadiça”.

    Sério, quem está fazendo esse projeto? Será que essas pessoas estão pelo menos em Porto Alegre? Qualquer criatura sabe que aquelas bandas alagam. Me pareceu uma desculpa muito furada.

    Se o metrô só ia até a FIERGS por causa do pátio, então vamos acabar a linha na Cairu, já que o pátio ficou mais perto!

    2) Até quando esse trajeto vai ficar separado do trensurb por 2 quadras? Lembro aqui de uma sugestão do fmobus de deslocar o trajeto para a Cristóvão Colombo (ou seja, deslocar uma quadra) – até o encontro com a Benjamim -, com um ganho de atrair toda aquela população da Av. Independência.

    Curtir

  3. O pessoal saiu abrindo a porteira da revolta aqui. POA tem muitos, inúmeros problemas, mas vou dizer que taxi é dos menores. Os taxis daqui em geral são bons e os taxistas honestos. Quem reclama daqui nunca andou de taxi no Rio, em Buenos Aires ou outras cidades grandes da América Latina. Quem elogia os taxis do RJ no mínimo não tem bom senso. Lá tem inúmeros taxis clandestinos, em mal estado, que te levam pra dar volta pela cidade pra dar mais caro (isso o que ligam o taxímetro) e isso quando não olham pra tua cara, perguntam pra onde tu vai e dizem que não vão te levar pq não vale a pena pra eles a corrida.

    O grande problema da quarta, como poucos comentários sóbrios aqui falaram, foi a coincidência do jogo na Arena com show na Fiergs, coincidindo ainda com a saída das pessoas pra casa na volta do trabalho. Tenho colegas que normalmente chegam em uma hora em Canoas ou Gravataí que levaram 3h pra chegar em casa nesse dia. Houve um colapso das vias, pois o transporte em POA é baseado em carros, então carros, ônibus, taxis e lotações ficaram presos em meio ao caos.

    O único jeito de resolver isso é fazer transporte segregado, como todos estão carecas de saber. Enquanto isso não é feito, poderiam ter o bom senso de pensar melhor os horários de jogos e shows na cidade, pra evitar prejudicar a vida de quem apenas quer ir pra casa.

    Curtir

  4. Offtopic sobre o metrô:

    “— Não queremos um carro popular nem uma Ferrari. Queremos um projeto funcional. Da outra vez, pedimos um carro de porte médio e nos apresentaram uma Ferrari — diz o prefeito José Fortunati.”

    É só eu que acho estranha essa comparação de metrô com carro popular e Ferrari?

    http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/politica/noticia/2013/10/rosane-de-oliveira-acordo-para-construir-metro-de-porto-alegre-preve-custo-de-r-4-8-bilhoes-4296599.html

    Curtir

    • Me pergunto o que ele considera Ferrari, pois no edital da PMI (sim, está disponível na internet!) especifica que os trens devem ser preferencialmente driverless (sem maquinista) e as plataformas das estações devem ter portas separando a plataforma dos trilhos. Aliás, é o mínimo esperado de qualquer linha de metrô construida a partir dessa década.

      Mas o que esperar de um edital que se contradiz e especifica que o modelo dos trens deve ser de metrô leve e em seguida diz que os trens devem ser compostos por seis vagões para 270 pessoas em cada um (50% a mais de capacidade que os trens da linha 1, que não é nem um pouco considerada leve)?

      Curtir

    • PS: Espero que esse encurtamento a partir da estação Triângulo seja apenas momentâneo e pretendam estende-lo até a Fiergs ou mesmo até Cachoeirinha futuramente, mesmo que após a conclusão dessa primeira etapa.

      PS2: Espero também que a linha de aeromovel da arena seja estendida da estação aeroporto até a estação D. Pedro II para que quem vem da zona norte não precise ir até o centro para fazer a baldeação para ir à RMPA, aeroporto ou mesmo até a Arena, e vice-versa.

      PS3: É muita esperança em relação à Porto Alegre que dá vontade de chorar.

      Curtir

    • Essa comparação das propostas com carros feitas pelo Fortunati é sintomática do carrocentrismo do prefeito.

      Algunsd comentários sobre a matéria:

      – “A Ferrari a que se refere o prefeito era um projeto de R$ 9,5 bilhões, com estações luxuosas, totalmente incompatível com os recursos disponíveis.” Se o que levou o valor da proposta a 9,5 bilhões foram as estações luxuosas, por que ficaram meses falando em suprimir o trecho triângulo-fiergs?

      – “Como a prefeitura aproveitará boa parte do trabalho realizado para a licitação anterior, será possível colocar o edital na rua até o final deste ano. A vencedora terá entre 90 e 120 dias para apresentar o projeto.” Então a prefeitura já tem o trabalho praticamente pronto e vai levar até o final do ano (uns 70 dias?) pra lançar o novo edital, e as empresas vão ter entre 90 e 120 dias pra apresentar um projeto?

      -“Já está definido que será no modelo “schild”, também conhecido como “tatuzão”, que faz escavação profunda. Os técnicos descartaram a construção por um sistema mais mais barato, o “cut and cover”, que vai escavando e cobrindo por trechos, porque significaria parar a cidade com as interrupções de trânsito nas avenidas Farrapos e Assis Brasil.” Ué, não era o shield que ia encarecer a ponto de quase inviabilizar a obra? Ah, mas atrapalharia o trânsito, então tem que dar um jeito

      Curtir

      • Pra mim era melhor que fizessem no método “cut and cover” e a linha completa, do que usar o “shield” e somente até o triângulo.
        Mas se o tatuzão puder ser reaproveitado para a extensão da linha pode ser uma boa tbm, pq vai levar uns 10 pra ficar pronto e até lá talvez já se tenha grana pra fazer o resto.

        Curtir

  5. Por que retiraram a postagem sobre as “rachaduras nas pistas do BRTs”? Por pressão da Prefeitura?!

    Curtir

    • porque se tratava de uma pista concretada há uma década ou mais, e não do novo corredor. talvez seja algo para ser reclamado mesmo assim, mas a forma como a notícia foi dada estava incorreta.

      Curtir

  6. da itália che bella no salgado f° ou de tramandaí na veppo num feriadão a dificuldade de táxis é a mesma..e as filas de ônibus nos corredores da bento RS040 viamão? sertório? farrapos e assis brasil?

    Curtir

  7. E tem gente dando pulos de alegria com o novo aeroporto lá em Portão. Se fizessem ao menos em Eldorado do sul daria pra chegar rapidinho de catamarã e nunca ia ter problemas na linha de aproximação, a menos que alguma construtora resolvesse levantar prédios no meio do guaíba.

    Curtir

  8. bah Yuri Adachi LINK !

    Para conhecimento em relação aos prédios com mais de 30 andares:
    Porto Alegre possui 1,5 milhão de habitantes e um 1 prédio com mais de 30 andares.
    Só para se ter uma ideia, a cidade do Rio de Janeiro possui 6,5 milhões de habitantes e 32 prédios com mais de 30 andares.
    Fazendo um simples cálculo, Porto Alegre possui 1 prédio com mais de 30 andares para 375 habitantes. Enquanto o Rio de Janeiro possui 1 prédio com mais de 30 andares para 203 habitantes….kkkkkkkk

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: