Mundial de Atletismo Master será aberto nesta terça

Capital receberá mais de 4,3 mil atletas de 82 países e 8 mil turistas

Porto Alegre prepara-se para receber, a partir de terça-feira, 15, a maior competição mundial dos últimos 50 anos. Mais de 4,3 mil atletas de 35 a 95 anos de 82 países participarão do 20º Campeonato Mundial de Atletismo Master (WMA). A disputa, que acontece a cada dois anos em alguma cidade do mundo, terá abertura oficial às 19h, no Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), na rua Gonçalves Dias, 628, bairro Menino Deus, para atletas e público em geral. Na segunda-feira, 14, o prefeito José Fortunati receberá a comitiva do campeonato, às 12h, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico).

A abertura oficial terá desfile das delegações, apresentação de danças típicas gaúchas e da Escola de Samba Copacabana. A Orquestra Villa-Lobos, que interpretará os hinos Nacional e Rio-grandense, também apresentará clássicos do repertório do grupo.

“É um momento ímpar na história da cidade. Estamos tendo bastante trabalho para tudo estar organizado, bem recebermos os visitantes e mostrarmos nossa cidade. Queremos chamar a atenção do mundo para Porto Alegre e, ao mesmo tempo, nos prepararmos para o mundial de 2014”, explica o secretário do Esportes, Recreação e Lazer (SME), Edgar Meurer. A estimativa é que 8 mil turistas cheguem a Porto Alegre, além da imprensa internacional.

Além de ser um evento importante para o turismo e pela importância histórica – é o primeiro maior evento esportivo nos últimos 50 anos e o primeiro a acontecer na América do Sul -, trata-se de um legado esportivo. “Estão sendo reformados diversos pontos da cidade. A importância se dá, ainda, em relação à cultura do esporte, à motivação do porto-alegrense, que se sentirá estimulado a adotar um esporte para sua qualidade de vida”, avalia Meurer.

Provas – Divididas em 14 categorias e 27 modalidades para atletas de 35 a 99 anos, as provas acontecem entre os dias 16 e dia 27, incluindo maratona e marcha atlética de 10 e 20 quilômetros, salto, arremesso, cross country e demais competições olímpicas de pista nas categorias masculina e feminina. Confira a programação completa aqui.

Em Porto Alegre, elas ocorrerão no Centro Esportivo da PUCRS, na Sogipa, na Escola Superior de Educação Física (Esef), no Centro Cete, no Parque Marinha do Brasil, Usina do Gasômetro e na área da orla do Guaíba. O campeonato será regido pelos regulamentos da IAAF (International Association of Athletics Federations) com as modificações para masters feitas pela WMA (World Masters Athletics). A organização envolverá cerca de 1,5 mil pessoas, entre organizadores e voluntários. De todos os 4,3 mil inscritos, apenas 14% são atletas brasileiros.

As competições de rua implicarão em bloqueios e desvios de trânsito. Cerca de 400 agentes de fiscalização de trânsito e transporte estarão envolvidos na circulação de trânsito e do transporte. Os bloqueios e desvios serão divulgados previamente para o conhecimento da população.

Voluntários – Com coordenação da Secretaria Municipal da Juventude (SMJ), 530 voluntários estarão disponíveis durante a competição, atuando em diferentes áreas, como línguas, fisioterapia, turismo, educação física, comunicação social, administração e atendimento.

Imprensa – O campeonato contará com uma Central de Imprensa, localizada no Cete. Para a cobertura nos diversos locais de provas, os profissionais devem se cadastrar no site do evento, no endereço http://www.wma2013.com ou pessoalmente no Cete.

WMA – A World Masters Athletics é a entidade mundial que rege o atletismo masters – pessoas com mais de 35 anos de idade. O mundial é organizado pela Associação Brasileira de Atletismo Master (Abram) em ação conjunta com Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado e Ministério do Esporte. A prefeitura participa através das secretarias municipais do Turismo (SMTUR), Juventude (SMJ), Esportes, Recreação e Lazer (SME), Educação (Smed), Meio Ambiente (Smam), departamentos municipais de Limpeza Urbana (DMLU) e de Esgotos Pluviais (DEP) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC).

Prefeitura de Porto Alegre

 



Categorias:Eventos

Tags:,

1 resposta

  1. Muito legal! Tenho que reconhecer e parabenizar o apoio da prefeitura para esse evento tão importante para o atletismo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: