Área histórica: antiga área da estação de passageiros será estacionamento do metrô

metro4

 

metro0

 

metro1

 

metro2

 

metro3

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 16/10/2013



Categorias:Metro Linha 2

Tags:, , , ,

13 respostas

  1. O Espaço deveria ser convertido para uso cultural e entrenimento para todos. Não precisamos de mais comércios nem estacionamentos. Precisamos de menos carros nas ruas. Isto é óbvio e ninguém quer ver.

    Curtir

  2. 2km de túnel ocioso… será que não há lugar mais apropriado? Ou gastarão uma fortuna para fazer lá só pelo apelo/apego histórico?

    Curtir

    • Olhe o google maps, e procure por um lugar grande e desocupado nas redondezas do traçado do metro, se achar um avise.

      Curtir

    • É mais coincidência do que apelo histórico, não tem outros lugares assim próximos à linha. Provavelmente é mais barato construir 2 km de túnel ocioso (por enquanto, pois vários já sugeriram um novo ramal para o metrô neste túnel) e usar um terreno plano e disponível do que mais 4 km em superfície e um estacionamento sobre um terreno que terá que ser drenado e terraplanado.

      Fora que, se o parceiro privado assumir bancar com o próprio dinheiro, podem construir uma estação subterrânea integrando-se à Farrapos/IPA e depois seguindo até a Aeroporto usando a plataforma da estação que hoje é usada como terminal pela ALL.

      Curtir

      • Acho que essas estações não deviam ficar a vontade do parceiro privado decidir fazer ou não, já que o túnel já vai tá ali, devia ser integrado no projeto, que com certeza vão pedir mais verba por algum imprevisto, fazendo isso ou não.

        Curtir

        • Acredito que mais cedo ou mais tarde isso vai ser feito, segundo consta na matéria, a PMI já prevê isso, independente de ser feito com dinheiro do investidor privado ou dinheiro público, afinal, os trilhos vão ser instalados de qualquer forma. O gasto a mais seriam as trocas dos trilhos da estação Diretor Augusto Pestrana (que provavelmente vai se chamar estação aeroporto) e construir uma estação subterrânea à Farrapos, sendo que ela vai ser mais “raza” que as outras, afinal, estará no trecho de subida do túnel, e poderia (e deveria) utilizar a entrada da atual estação Farrapos, com um elevadores e escadas rolantes para acessa-la e quem sabe uma abertura dos outros lados das ruas, como hoje acontece na rodoviária e mercado, não sendo preciso atravessar a rua para acessar a estação.

          Uma preocupação se esse ramal realmente sair, é que tenham o cuidado de fazer com que os trens que saem da estação Aeroporto/Diretor Augusto Pestrana vão em direção ao Triângulo e não em direção à rua da Praia, senão os passageiros continuarão tendo que fazer duas baldeações para ir da ZN à RMPA e vice-versa.

          Curtir

  3. Na realidade, se os projetos de mobilidade urbana fossem realmente integrados, deveriam INTERLIGAR os trilhos do metro e trensurb, e poderiam inclusive utilizar o patio de garagem e manutenção da trensurb, ou criar outro em qualquer ponto vazio as margens da linha da trensurb, mesmo que fosse longe de porto alegre.

    Curtir

  4. Concordo que no momento esse é o melhor local para esse complexo de estacionamento e manutenção do metrô, mas só espero que essa seja uma decisão de ocasião, provisória, até que tenhamos mais linhas ou linhas mais extensas até áreas onde se possa construir um novo estacionamento para os vagões do metrô.

    No futuro essa área (e o bairro), na entrada da cidade, merece uma destinação mais nobre.

    Curtir

  5. Eu achava que o lugar seria muito mais apropriado para o complexo comercial.

    Vão gastar uma fortuna para fazer um túnel ocioso de 2 km até esse lugar só pra construir o estacionamento dos trens. É a mesma coisa que construir um viaduto de 2 km para acessar um estacionamento. Por que não utilizam o dinheiro que vão gastar com esse túnel para ampliar a extensão do metro em direção à Sertório? Será que não existem outros locais ali nas proximidades do Triângulo?

    Em outros países o pátio dos estacionamentos dos trens fica bem próximo do fim da linha. Seguindo esse raciocínio, o pátio deveria ficar nas proximidades do Triângulo ou no Centro, e não no meio do trajeto.

    Santa burrice.

    Curtir

    • Perto do triângulo não tem área disponível.

      E pros lados da Sertório só se fosse ali pra dentro, atrás da Cassol Centerlar.

      Curtir

    • Se fizessem mais duas estações, aproveitando esse túnel, uma integrada a do trensurb farrapos/ipa e outra no aeroporto, o túnel seria muito mais bem aproveitado.

      Curtir

    • Na verdade, esse é um dos melhores lugares para se instalar essa estrutura, por vários motivos:

      1) toda essa área tem limites de construção, em função do cone de aproximação do aeroporto, o que inviabilizaria empreendimentos comerciais maiores pois, mesmo que um shopping seja normalmente baixo, não haveria densificação residencial em volta, resultando em mais um shopping isolado de tudo

      2) pátios de manobra e manutenção ocupam MUITO, mas MUITO espaço; poucas áreas da cidade são abertas e planas como essa

      3) a proximidade com o pátio do trensurb provavelmente pode possibilitar algum compartilhamento da estrutura; até onde eu entendo o Metrô de SP e a CPTM fazem algo parecido no Brás/Bresser

      4) a segunda opção, que é a área junto à FIERGS, ainda exigiria um bocado de desapropriações e tratamentos de terreno (i.e. drenagem e terraplanagem)

      5) o fato de as duas linhas serem conectadas com um túnel pode possibilitar a operação conjunta das duas linhas, como já se discutiu antes por aqui.

      Curtir

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: