Jornal Metro – Porto Alegre – 16/10/2013
Avalie isto:
Compartilhe com seus amigos:
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Telegram(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para imprimir(abre em nova janela)
- Clique para enviar um link por e-mail para um amigo(abre em nova janela)
- Mais
Categorias:Metro Linha 2
Tags:diretor pestana, estação de trem, estação diretor augusto pestana, metrô, metropoa
O Espaço deveria ser convertido para uso cultural e entrenimento para todos. Não precisamos de mais comércios nem estacionamentos. Precisamos de menos carros nas ruas. Isto é óbvio e ninguém quer ver.
CurtirCurtir
2km de túnel ocioso… será que não há lugar mais apropriado? Ou gastarão uma fortuna para fazer lá só pelo apelo/apego histórico?
CurtirCurtir
Olhe o google maps, e procure por um lugar grande e desocupado nas redondezas do traçado do metro, se achar um avise.
CurtirCurtir
É mais coincidência do que apelo histórico, não tem outros lugares assim próximos à linha. Provavelmente é mais barato construir 2 km de túnel ocioso (por enquanto, pois vários já sugeriram um novo ramal para o metrô neste túnel) e usar um terreno plano e disponível do que mais 4 km em superfície e um estacionamento sobre um terreno que terá que ser drenado e terraplanado.
Fora que, se o parceiro privado assumir bancar com o próprio dinheiro, podem construir uma estação subterrânea integrando-se à Farrapos/IPA e depois seguindo até a Aeroporto usando a plataforma da estação que hoje é usada como terminal pela ALL.
CurtirCurtir
Acho que essas estações não deviam ficar a vontade do parceiro privado decidir fazer ou não, já que o túnel já vai tá ali, devia ser integrado no projeto, que com certeza vão pedir mais verba por algum imprevisto, fazendo isso ou não.
CurtirCurtir
Acredito que mais cedo ou mais tarde isso vai ser feito, segundo consta na matéria, a PMI já prevê isso, independente de ser feito com dinheiro do investidor privado ou dinheiro público, afinal, os trilhos vão ser instalados de qualquer forma. O gasto a mais seriam as trocas dos trilhos da estação Diretor Augusto Pestrana (que provavelmente vai se chamar estação aeroporto) e construir uma estação subterrânea à Farrapos, sendo que ela vai ser mais “raza” que as outras, afinal, estará no trecho de subida do túnel, e poderia (e deveria) utilizar a entrada da atual estação Farrapos, com um elevadores e escadas rolantes para acessa-la e quem sabe uma abertura dos outros lados das ruas, como hoje acontece na rodoviária e mercado, não sendo preciso atravessar a rua para acessar a estação.
Uma preocupação se esse ramal realmente sair, é que tenham o cuidado de fazer com que os trens que saem da estação Aeroporto/Diretor Augusto Pestrana vão em direção ao Triângulo e não em direção à rua da Praia, senão os passageiros continuarão tendo que fazer duas baldeações para ir da ZN à RMPA e vice-versa.
CurtirCurtir
Na realidade, se os projetos de mobilidade urbana fossem realmente integrados, deveriam INTERLIGAR os trilhos do metro e trensurb, e poderiam inclusive utilizar o patio de garagem e manutenção da trensurb, ou criar outro em qualquer ponto vazio as margens da linha da trensurb, mesmo que fosse longe de porto alegre.
CurtirCurtir
Concordo que no momento esse é o melhor local para esse complexo de estacionamento e manutenção do metrô, mas só espero que essa seja uma decisão de ocasião, provisória, até que tenhamos mais linhas ou linhas mais extensas até áreas onde se possa construir um novo estacionamento para os vagões do metrô.
No futuro essa área (e o bairro), na entrada da cidade, merece uma destinação mais nobre.
CurtirCurtir
Eu achava que o lugar seria muito mais apropriado para o complexo comercial.
Vão gastar uma fortuna para fazer um túnel ocioso de 2 km até esse lugar só pra construir o estacionamento dos trens. É a mesma coisa que construir um viaduto de 2 km para acessar um estacionamento. Por que não utilizam o dinheiro que vão gastar com esse túnel para ampliar a extensão do metro em direção à Sertório? Será que não existem outros locais ali nas proximidades do Triângulo?
Em outros países o pátio dos estacionamentos dos trens fica bem próximo do fim da linha. Seguindo esse raciocínio, o pátio deveria ficar nas proximidades do Triângulo ou no Centro, e não no meio do trajeto.
Santa burrice.
CurtirCurtir
Perto do triângulo não tem área disponível.
E pros lados da Sertório só se fosse ali pra dentro, atrás da Cassol Centerlar.
CurtirCurtir
Se fizessem mais duas estações, aproveitando esse túnel, uma integrada a do trensurb farrapos/ipa e outra no aeroporto, o túnel seria muito mais bem aproveitado.
CurtirCurtir
Na verdade, esse é um dos melhores lugares para se instalar essa estrutura, por vários motivos:
1) toda essa área tem limites de construção, em função do cone de aproximação do aeroporto, o que inviabilizaria empreendimentos comerciais maiores pois, mesmo que um shopping seja normalmente baixo, não haveria densificação residencial em volta, resultando em mais um shopping isolado de tudo
2) pátios de manobra e manutenção ocupam MUITO, mas MUITO espaço; poucas áreas da cidade são abertas e planas como essa
3) a proximidade com o pátio do trensurb provavelmente pode possibilitar algum compartilhamento da estrutura; até onde eu entendo o Metrô de SP e a CPTM fazem algo parecido no Brás/Bresser
4) a segunda opção, que é a área junto à FIERGS, ainda exigiria um bocado de desapropriações e tratamentos de terreno (i.e. drenagem e terraplanagem)
5) o fato de as duas linhas serem conectadas com um túnel pode possibilitar a operação conjunta das duas linhas, como já se discutiu antes por aqui.
CurtirCurtir
esse trecho poderia ser na modalidade diferente do tatuzão
CurtirCurtir