Atenção à Vila do IAPI

Em pronunciamento no último dia 14, na Câmara Municipal, Villela falou sobre a importância da Vila do IAPI, para a capital. A ideia de trazer um assunto de interesse da comunidade surgiu a partir de uma visita que o vereador recebeu em seu Gabinete do presidente do movimento Mobiliza IAPI, Pedro Lemos. Na ocasião, Lemos apresentou uma série de irregularidades que se tornaram recorrentes no local, e que dificultam o dia-a-dia dos moradores.

Denúncias como falta de poda da vegetação, paisagismo, problemas com a fiação elétrica, falta de iluminação nas praças, prédios abandonados, ausência de pontos de coleta de lixo e deficiência na limpeza das bocas-de-lobo, são algumas das tantas relatadas diariamente pela comunidade, além das solicitações de um Posto de Saúde 24h e de um Centro de Convivência do Idoso.

Apontada como um modelo urbanístico da cidade, por seu valor arquitetônico e histórico, a Vila do IAPI hoje está descaracterizada. Os atuais prédios da comunidade fazem parte de uma lista disponibilizada pela Secretaria Municipal de Cultura de bens tombados e inventariados no município de Porto Alegre, mas ainda estão longe de uma eficaz preservação de suas construções.

As demandas de melhorias que Villela recebeu foram encaminhadas aos órgãos responsáveis e, no pronunciamento, o vereador pediu atenção do Município e do Estado para o IAPI: “Em dias em que se discute as casas antigas da rua Luciana de Abreu, no bairro Moinhos de Vento, é hora de preservarmos a importância histórica de um dos mais bem elaborados conjuntos residenciais do país. Um modelo de arquitetura e engenharia social”.

Gabinete Vereador Villela



Categorias:Abandono, Arquitetura | Urbanismo

Tags:, , ,

3 respostas

  1. Todo mundo quer dinheiro do governo pra arrumar as coisas, mas ninguém se coça pra fazer alguma coisa.

    Deve ter sido o Fortunatti que colocou o lixo na praça. A Dilma que deixou o prédio sem pintura. O Tarso que fez aquele gato na fiação.

    Curtir

  2. Não é só la que as coisas estão ruins…

    É só passar pela ipiranga e algumas praças que tu ve coisa pior que essas fotos.

    Não que isso seja uma justificativa contrariando a reclamação, apenas uma nova reclamação.

    Pior é que limpam, e em poucos dias fica podre novamente.

    Curtir

  3. Aproveitando a foto, esse prédio do antigo INAMPS, junto ao viaduto Obirici, é um absurdo estar abandonado dessa maneira. Sabe-se lá o que tem lá dentro.
    Esse prédio (e entorno) já foi tema de disciplinas de projeto e TCC na Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Inclusive eu já abordei o tema em uma cadeira de projeto.
    É um local pessimamente preservado que poderia ser um local muito mais agradável do que é hoje.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: