Prefeitura apresenta ônibus do BRT na quarta-feira

Coletivos terão capacidade total para 166 passageiros e ar-condicionado

Obras dos futuros corredores BRT estão atrasadas Crédito: André Ávila / CP Memória

Obras dos futuros corredores BRT estão atrasadas
Crédito: André Ávila / CP Memória

A prefeitura de Porto Alegre irá apresentar os ônibus padrão Bus Rapid Transit (BRT) na manhã da próxima quarta-feira, em evento no Largo Glênio Peres. A apresentação será feita pelo prefeito José Fortunati e do diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari.

Entre as principais características do veículo estão o chassi Mercedes-Benz; motorização Euro V – Proconve 7, com baixa emissão de gases poluentes; motor traseiro; articulado – piso baixo; trucado, com 2º eixo traseiro direcional; câmbio automático; carroceria Marcopolo com 23m de comprimento; capacidade total para 166 passageiros, sendo 62 sentados; ar-condicionado; acessibilidade por rampa de acesso pela porta central; box para cadeirante; dois conjuntos de portas duplas para desembarque; pintura diferenciada; câmera de monitoramento interno.

Pelo sistema BRT, os ônibus circularão em quatro corredores exclusivos, cujas obras estão atrasadas, localizados nas avenidas Bento Gonçalves, João Pessoa, Protásio Alves e Padre Cacique.

Correio do Povo



Categorias:BRT

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33 respostas

  1. O modelo do CHASSI é O500 UDA da Mercedes Benz que em modelos semelhantes rodam na Europa a bastante tempo, principalmente em ISTANBUL na Turquia, exemplo positivo de sistema massivo de transporte sobre pneus. A carroceria com portas duplas ou seja ficando 5 portas ao lado direito caracterizam um modelo inovador pesquisado a muito tempo para ser testado em BRTs e já em uso nos modelos de Piso Alto com em Bogotá.

    At.

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  2. http://onibusbrasil.com/foto/1898882/

    Será este o carro apresentado na próxima 4ª feira.

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  3. Provavelmente reclamarão dos ônibus com piso baixo. Mas vale lembrar que assim, não precisamos de estações com plataformas altas para que o assoalho do veículo e da estação estejam no mesmo nível (mesmo que piso baixo deixe alguns lugares a menos). Além do mais, permitem fácil evacuação dos passageiros em caso de acidente, pois mesmo com faixa exclusiva, o BRT ainda está exposto ao transito nos cruzamentos e ainda está a mercê de criminosos que podem (nossa como estou sendo dramático, mas existe a possibilidade) incendiar o ônibus.

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  4. é aquele carris sim que o Gustavo mostrou. Querem tirar a prova se é um desses repintados ou adesivados/renumerados diferente pra inauguração? só olhar as placas. se for aqueles ITY o começo da placa não é exclusivo e novinho em folha. Só se forem as placas iniciadas por IUT, IUU ou IUV

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    • João! O Modelo é realmente novo, mas será só uma apresentação, para dar ideia a população de como pode ser este modelo ok. Já será vendido para vários países e como foi encaroçado pela MARCOPOLO, vale conferir!

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  5. Pelo menos não fazem marquetagem enganosa ao informarem que tais ônibus tem capacidade para 166 passageiros, como fazem com o aerompóvel ao afirmarem que o A200 transporta 300 passageiros.

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    • Não duvido que o aeromovel acomoda 300 pessoas por uma simples questão, a disposição dos bancos. Em trens a disposição deixa um vão livre maior no meio do veículo, onde cabem mais pessoas. No ônibus, com duas fileiras duplas de bancos transversais ao veículo deixam um espaço estreito para as pessoas ficarem de pé. Assim, a quantidade total de pessoas onde os passageiros ficam de pé é semelhante nos dois veículos.

      Fora que, um vagão de metrô, como cada um dos vagões da trensurb, leva 270 pessoas em quase 20 metros. Mesmo alguns cm mais estreito, o A 200 tem 25 m. Comumente no Brasil, os trens de metrô tem cerca de 3,15m, e o aeromovel tem 3m de largura. Ou seja, são algo entre 10m² e 15m² a mais do que um vagão de trem. Ainda assim tem duvida que entrem 300 pessoas no A200?

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  6. Alguem sabe que tipo de cambio automatico vai ser?

    Sei la, tenho um certo trauma com ÔNIBUS com cambio automatico, principalmente em lombas.

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    • Isso não é interferência do câmbio. Hoje existem câmbios automáticos mais eficientes que muitos manuais, seja em questão de consumo de combustível, velocidade e aceleração.

      Vejo muitas vezes ônibus sofrerem para subir a lomba do vale na Ufrgs, mas são ônibus velhos (com uma barra de aço no parachoque, absurdo), com motores pouco potentes, câmbios arcaicos e acima de tudo, com um ar condicionado ineficiente ligado. Hoje esses problemas já estão contornados nos ônibus novos.

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      • Apenas dei dados no meu comentário. E sei que a minha vida não vai mudar nada porque alguém negativou meu coment. Mas em comentários desse tipo, em que não expressam uma opinião, mas sim técnica, seria realmente interessante que ao invés de negativar, expor porque não concorda. Assim incentiva o debate no blog e amplia os conhecimentos de todos.

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  7. Por que não BI articulado?

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    • Nunca vi um biarticulado com piso baixo. Não sei se é por falta de interesse ou por impossibilidade técnica mesmo. E também não sei se o traçado permite, afinal, biarticulados precisam de curvas com raio maior (o terceiro vagão não faz exatamente a mesma trajetória do primeiro, ao contrário de um trem ou vlt que está sobre os trilhos guiando-o todo o veículo, no ônibus só as rodas da frente guiam e em alguns casos o ultimo eixo também é direcional para auxiliar).

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    • Fred!
      O modelo BI-Articulado, Pode ser usado, mas o Tipo de SISTEMA que se aplica a Porto Alegre é os de piso BAIXO, neste modelo os chassi levam internamente o motor e acabam tirando muito espaço do salão de passageiros e a diferença de custo acaba inviabilizando.

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  8. Boa tarde! Bom ver tanto interesse por este assunto! Desta forma fiquei com vontade de dizer algo aqui! A sigla BRT nada tem a vem com o ônibus em si! Este é apenas o material rodante de um SISTEMA DE TRANSPORTE DE MASSA que usa ônibus de maior c
    capacidade! Porem este veiculo que será apresentado é para um tipo de sistema rapido que é de piso Baxio!! tal qual o que roda hoje provisoriamente na RESTINGA. O novo modelo que é apenas uma mostra e não ficará em Porto Alegre.Serve apenas para para mostrar que tem grande evolução com 23 m de comprimento e portas duplas para agilizar o embarque e desembarque, fundamentais em um sistema rapido que deverá ter cobrança externa ou seja nas estações, A opção pelo piso baixo (sem degraus a bordo), é para que sua implantação não exija estações elevadas tal como Curitiba e assim colocando um mobiliário urbano mais amigável em nossa cidade. Torço para que um dia no futuro ter um sistema rápido de ônibus, mas ainda estamos longe disso!

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  9. Vou esperar a noticia do anuncio oficial dos ônibus sair, mais tenho certeza que todas as criticas que tenho em mente agora irão se aplicar ao modelo de ônibus apresentado.

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  10. De novo? Já não foram mostrados anteriormente?

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  11. Esse negócio de colocar ônibus BRT’S , de 1984 até 1987 … tivemos este sistema integrado em porto alegre, NÃO DEU CERTO : 1º MOTIVO . atraso constante de ônibus, 2º motivo .durante a baldeação de um ônibus pra outro se tornava impossível pois tinha que pega o outro dentro do terminal e que mesmo ja estava lotado. 3ª motivo a população fica exposta ao frio e a chuva no inverno ,(CRIANÇAS , IDOSOS, GRAVIDAS , E PPD’s É AS que mais era prejudicados.) Vale lembrar que a O NUMERO DE HABITANTES É SIGNIFICAMENTO MUITO MAIOR DO QUE NAQUELA ÉPOCA..outra coisa já se comenta que esta linha de ônibus não ira direto via Rodoviária como meu trabalho fica próximo a Rodoviária , como é vou fazer ?Vai ser como naquela época que só a carris que ia pra rodoviária?. E depois se cogita que este mesmo não irá direto para o terminal da azenha (fim da linha) vai primeiro até o Shopping Praia de Belas. ….

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    • O sistema proposto para o BRT de Porto Alegre tem alguns problemas na minha opinião, mas ele está anos-luz a frente do que aquilo que foi tentado na década de 80. Das diferenças que posso mencionar sem pesquisar muito, temos o fato de o corredor ser muito melhor agora, os veículos da linha troncal serem muito maiores, e as estações terem uma organização mais “streamlined”. Claro, isso pra não falar do fato de que agora temos um sistema de tarifação eletrônica, coisa que não existia em 1980.

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    • Só pra lembrar o sistema de PASSAGEM era por bilhetes da mesma forma que a TRENSURB utiliza a até hoje ,porém a catracas não davam conta do fluxo de passageiros.E o que as empresas não divulgam é que os leitores de cartões também tem suas falhas.

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  12. Acho que vão ser esses aqui…

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      • Esse daí é Volvo, os novos são Mercedes. Além disso, possuem um 2º eixo direcional. Não é esta carroceria, porém utilizará o mesmo chassis, repara no último eixo direcional: http://bit.ly/H6kmT8

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      • Gilberto !

        Os ônibus não devem ser chamados de BRT, e sim ônibus de grande capacidade tais como os que a Carris e varias empresas usam, esse ônibus tem vários modelos com piso alto ou baixo, este novo modelo ainda não tem nem um rodando em Porto Alegre, porem existe um modelo em teste mecânico de operação na RESTINGA Articulado de 18,6 m e o novo modelo apresentado tem 23 m em 4 eixos com motor traseiro e tração no penúltimo eixo. E o ultimo eixo é direcional. Estou curtindo muito este BLOG, pois o assunto é meu preferido.
        At.
        Mário.

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        • Achei correto pois o blog não chamou os ônibus de BRT e deu a entender que os ônibus a serem utilizados no BRT vão seguir esse padrão. Incoerente é as encarroçadoras como a Marcopolo ou a Neobus usarem a denominação BRT nos modelos com intuitos meramente marketeiros, afinal, para o ônibus ser usado em BRT ele não precisa ser bonito e tudo mais.

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  13. Como já definiram modelo (carroceria/chassi) do BRT se sequer fizeram a licitação das empresas ? Carta$ marcada$ ?

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