Porto Alegre conhece o seu modelo de ônibus BRT

Veículo comporta 166 passageiros e é adaptado para pessoas com deficiência  Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Veículo comporta 166 passageiros e é adaptado para pessoas com deficiência Foto: Ricardo Giusti/PMPA

Porto Alegre conheceu nesta quarta-feira, 23, o modelo de ônibus que irá operar no sistema BRT (Bus Rapid Transit), a partir de 2014, nos corredores que estão sendo construídos pela prefeitura. A apresentação foi feita pelo prefeito José Fortunati e o secretário de Transportes e presidente da EPTC, Vanderlei Cappellari, dentro do veículo chassi Mercedes-Benz; motorização Euro V – Proconve 7, com baixa emissão de gases poluentes, carroceria Marcopolo e 23 metros de comprimento, estacionado junto ao Mercado Público da Capital.

Também estiveram presentes representantes das empresas Mercedez-Benz e Marcopolo. “Nós fizemos uma provocação aos empresários, solicitando a construção de um veículo de piso baixo, pelas características de nossa cidade. O desafio foi aceito e o resultado está aqui e demonstra qualidade e adaptação às características urbanas de Porto Alegre”, afirmou Cappellari.

Em coletiva, o prefeito José Fortunati lembrou os tempos de estudante, na década de 70, quando tinha dificuldades para transitar nos corredores centrais dos ônibus, por serem muito baixos. “Este veículo é uma notável evolução tecnológica, que vai qualificar os nossos corredores de ônibus e dar mais conforto aos usuários do transporte coletivo de Porto Alegre”, afirmou. O veículo comporta 166 passageiros e é adaptado para pessoas com deficiência, contando com box para cadeirantes.

Fortunati informou que a licitação para o transporte urbano na Capital deve ser realizada até o ano que vem e previu que a operação do novo sistema, já com veículos como o que foi apresentado, ocorra até o final de 2014. “Esse tipo de transporte irá atender todo o eixo Sul-Leste, já que a região Norte da cidade será beneficiada pela construção do metrô”, explicou.

O prefeito enfatizou, ainda, as negociações com o Governo do Estado, no sentido de racionalizar as viagens dos ônibus que atendem à Região Metropolitana da Capital. Junto com o sistema coletivo de Porto Alegre, estes ônibus realizam um total de 34 mil viagens por dia, a maioria passando pelo Centro da cidade. “A integração desse sistema com os BRTs vai proporcionar maior conforto, rapidez e segurança para os usuários do transporte coletivo de toda a região da Grande Porto Alegre”, finalizou.

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Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:BRT, onibus

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47 respostas

  1. So gostaria que eles pensassem num jeito de por umas janelas que pudessem abrir mesmo com chuva,sem molhar quem esta sentado!OU agum outro tipo de ventilaçao nos dias de chuva e muito frio.Porque ninguem gosta de pegar vento no inverno hehe….

  2. achei bem legal o bus e a cor dele, acho que essa cor deveria ser padrão para todas as empresas, so mudaria o logo nas laterais e na frente para poder identificar melhor o consorcio que está operando, pois essa pintura que está hj nos onibus ja ta muito ultrapassada e feia

  3. bem grande, pra ninguém reclamar de ir de pé. Queria muito saber como ficarão as linhas já existentes será que vão extinguir?

    • Tomara que seja feita uma boa reorganização pois atualmente existem linhas demais congestionando os corredores. Por exemplo, pela Bento: R31, R32, Mapa, Pinheiro, Agronomia, Bonsucesso, Herdeiros e mais uns 15 metropolitanos fazem todos o mesmo trajeto em quase 70% do percurso. Da pra racionalizar bem esse trecho colocando um BRT de 3 em 3 minutos e colocando ramais com ônibus comuns no final do corredor (junto a João de Oliveira Remião), só não sei como vão fazer isso pois está previsto que o terminal fique na antonio de carvalho, uns 3km antes do final do corredor da Bento.

      • Jose Santos, todos os R são ônibus de linha rápida, quando saem dos corredores tem paradas em distâncias maiores, a medida que a cidade se espalha novas linha tem ser feitas para atender a população que utiliza o transporte público…..

        • Por isso mesmo, que os rápidas continuem existindo a partir do terminal do BRT e não desde o centro. Eu não falei pra acabar com eles, só falei pra reorganizarem as linhas…

      • Zona Norte é igual. 70% do percurso é o mesmo: centro, Farrapos, Brasil, Assis Brasil. Tirando meia dúzia de linhas que saem do corredor antes do Triângulo, a maioria só muda de trajeto lá.

  4. Só fiquei com uma divida, é uma porta na frente pra embarque e 4 pra desembarque?

    • Como é só um veículo para exposição e talvez um uso de testes, essa porta na frente para embarque está ai só para o passageiro entrar e passar pelo cobrador enquanto ele circula para se expor. Quando forem os veículos que realmente serão usados no BRT e o cobrador estiver na parada, provavelmente não terão essa porta ou ela servirá para ambas funções.

    • Ia fazer essa mesma pergunta agora…

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