Governo estuda construção de ponte entre São José do Norte e Rio Grande

Presidente Dilma confirmou que edital de estudo de viabilidade está em preparação

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça em sua coluna semanal “Conversa com a Presidenta” que o governo está preparando o edital de licitação para o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTEA) que definirá os projetos que serão elaborados para a travessia a seco entre São José do Norte e Rio Grande, no Sul do Estado.

Segundo a presidente, a partir deste estudo “teremos subsídios para escolher a alternativa mais viável para este ponto: construir uma ponte ou um túnel. O estudo vai apontar restrições e vantagens técnicas e econômicas de cada possibilidade, além de analisar as questões de meio ambiente, desenvolvendo o Estudo e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima). Após a conclusão deste trabalho, o projeto de construção será licitado, e será construída a travessia a seco neste ponto da BR-101″.

Dilma afirmou ainda que além de melhorias no trecho da BR-101, na região da travessia, desde Osório até São José do Norte, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) prepara o edital de licitação do lote quatro da BR-392, que dará acesso ao porto de Rio Grande.

Também está em andamento o edital para contratar os estudos de viabilidade técnica e ambiental para duplicação do trecho da BR-116 localizado entre Pelotas e Jaguarão, e para a contratação de obras de melhorias na BR-392, no trecho entre Pelotas e Santa Maria, que é uma estrada fundamental para o escoamento da produção de soja até o porto.

Já publicamos no Blog:

03/06/2009  –  Diaz quer túnel ligando Rio Grande a São José do Norte

10/03/2012  –  Holandeses querem fazer túnel para ligar Rio Grande a São José do Norte



Categorias:Polo Naval de Rio Grande

Tags:,

9 respostas

  1. Caro Gilberto Simon,
    Há um fato econômico que não te deste conta: cada plataforma petrolífera que é exportada pelo Rio Grande do Sul, acrescenta 30% no PIB gaúcho. Isso já aconteceu em julho deste ano quando nosso estado teve o segundo PIB entre os demais. Isso não acontecia há muito tempo. Para sentires a importância da indústria naval, que é nova por aqui, cada plataforma tem o peso de 7,7% no PIB Nacional.
    Agora, pensa bem… Por essa ponte passarão de Rio Grande para São José do Norte milhares de automóveis, cargas com peças gigantescas que abastecerão o Estaleiro Brasil S.A. além que fechar o anel turístico da Lagoa dos Patos, beneficiando, inclusive a nossa capital, que está com seu trânsito estrangulado e sem a opção turística de explorar uma região rica e lindíssima, como é a zona de restinga, onde fica a Lagoa do Peixe, entre Mostardas e Tavares, desconhecida dos gaúchos, que dirá dos estrangeiros.
    Isso tudo sem contar o fluxo de cargas, hoje com mais de 5 milhões de toneladas, e, de turismo que demanda desde o Mato Grosso do Sul e estados mais ao sul, e incluindo Paraguai, Argentina, Chile e Uruguai,
    Essa ponte é importante sim, e não foi preciso um movimento dos nossos “políticos” gaúchos, para o governo federal se dar conta dessa importância.
    Quanto a ponte sobre o Guaíba ela está tomando uma importância bem maior, a partir da duplicação da freeway-sul em andamento desde Rio Grande, até Poa.

    Curtir

  2. Já deveria existir tal ligação há tempos, por n. motivos. RS sempre atrasadaço e os caras ainda começam a questionar ao invés de apoiar e melhor cobrar agilidade na implementação de infraestrutura fundamental para o desenvolvimento econômico e bem-estar da população. Por isso este estado de grandes potencialidades inacreditavelmente só faz retroceder.

    Curtir

  3. Com a construção do estaleiro de SJN essa ligação será mais do que necessária.
    É vergonhoso cidades que estão recebendo investimentos bilionários ficarem dependente de um serviço de balsas capenga.

    Curtir

    • Fazer um investimento bilionário de uma ponte ou um túnel pros industriais da região ficarem mais confortáveis ao transitarem entre as duas cidades ?
      Tem que se fazer um estudo da demanda antes.

      Curtir

      • Gilberto, já existem estimativas de grande aumento populacional nessas duas cidades, mas além disso uma ligação viária facilitaria a movimentação de cargas que chegam e saem do porto.
        Mas concordo contigo quanto ao estudo de demanda, até porque não queremos torrar dinheiro em um elefante branco.

        Curtir

  4. é impressionante começa a chegar perto de eleições começam a surgir projetos, licitações dinheiro para todos os problemas começam a brotar para ajudar todos os problemas das cidades, uma pena que realmente esse tipo de promessa ainda consiga votos, não precisam nem realizar as obras prometendo esta valendo.

    Curtir

  5. Po mas nem tem projeto ainda da ponte do Guaíba e já querem pensar uma ponte em Rio Grande ??? Alguém acredita em Papai Noel aqui ainda ?

    Curtir

  6. O ideal seria a construção de um túnel.

    Imaginem o tamanho da ponte que terão que construir para que os navios possam passar por baixo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: