Vídeos: Sistema BRT em Porto Alegre

———

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:BRT, video

Tags:, , ,

19 respostas

  1. Nossa, vai ter câmera de ré! UAU!

    BRTrash.

    Curtir

  2. O Corredor da Padre Cacique vai ser só aquele pedaçinho? No mais, espero que as estações sejam como no vídeo, e que os corredores sejam exclusivos para os BRTs. E por que não implementar o mesmo sistema na 3a. pertimetral?

    Curtir

  3. Baita lixo.

    Curtir

  4. Não precisa ir no exterior para ver um BRT com painéis indicando as próximas paradas, vozes dizendo a parada que se está e quais serão as próximas. Basta dar um pulinho em Curitiba, aqui no Brasil mesmo, que vocês verão isso também.

    Curtir

  5. Sonhar é bom, na teoria tudo é bonito e perfeito, na pratica a coisa já é bem diferente. Digamos que por algum milagre acabem concluindo o projeto do BRT, com as paradas climatizadas e bonitinhas igual estas do video, sera que elas durariam 1 mês,ou acabariam sendo quebradas e pichadas iguais as paradas atuais dos corredores de onibus?
    Um grande exemplo são as paradas dos corredores no entorno do Carrefour da Bento, antigamente foram feitos os corredores com boas paradas fechadas na parte de trás para evitar que a chuva molhasse as pessoas, um tempo depois já não havia mais vidros e tudo estava largado aos ratos, então foi necessário construir uma nova totalmente inferior a antiga.
    Acho bacana estes videos onde mostra uma Porto Alegre mais avançada e tudo mais, pena que eu não consigo levar fé nestas coisas. Infelizmente uma minoria dos Porto-Alegrenses não tem um pingo de educação e consciência, e mesmo estes sendo uma minoria, acabam causando um grande transtorno para nós, que temos a idéia de preservar aquilo para que dure por bastante tempo.

    Curtir

  6. nao estou em porto alegre para ver as coisas, mas se o que esta sendo comentado aqui e verdade acho que as pessoas tinham que bater na porta da prefeitura e cobrar o que esta no video.

    Curtir

  7. Andei neste tipo de transporte em Sttutgard, e lá funciona mesmo. Na medida que vai se deslocando, uma voz indica qual a estação que se esta chegando e num painel frontal e lateral indica a parada que esta chegando e quais são as próximas. Duvido que tenhamos um transporte do tipo alemão em terras de politiqueiros….

    Curtir

    • Alguns anos atrás tinha um T5 que eu pegava, com música ambiente e sistema de voz avisando sobre as paradas.

      Curtir

    • Em Bogotá na Colombia é igual. E o corredor tem faixa dupla pra ter ultrapassagem, onde não tinha espaço, a rua foi fechada aos demais veiculos ficando acesso somente para ônibus.

      Curtir

      • Realmente, me parece muito seguro 4 faixas com ônibus de 20 toneladas pra mais circulando à 50 ou 60 km/h ao lado da redenção, por exemplo. Tirando a Castelo Branco ou a 3ª perimetral talvez, não tem como fazer corredores com 4 faixas em Porto Alegre. Ou aconteceriam muitos acidentes, ou teriam que haver várias sinaleiras, o que subverte o conceito de BRT, e se for pra fazer trincheiras ou subterrâneos, esse custo faz valer mais a pena fazer uma linha de metrô de uma vez.

        Curtir

        • Em Bogotá o acesso é por passarelas ou subterraneo como o Trensurb e no viaduto da 3ª perimetral com protásio alves. Avenidas largas como a ipiranga/beira-rio/castelo branco/loureiro da silva/mauá/terceira perimetral poderiam contar com faixas de ultrapassagem nas paradas de ônibus. Existem muitas linhas de BRT lá, muitas mesmo e eles fizeram isso em 10 anos. Também fizeram um monte de ciclovias. Apesar do argumento da EPTC de que é difícil pq a cidade já está pronta… Bogotá é 3x maior que Porto Alegre e pelo menos 2x mais antiga.
          Vejam o mapa das linha: http://mochilandoporai.com.br/wp-content/uploads/2013/08/Mapa-Transmilenio1.png
          Faixas duplas, estações, etc: http://youtu.be/GhaVuSBXzig
          Região central, ruas de acesso exclusivo ao BRT: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f8/Transmilenio_BOGOT%C3%81_-_Museo_del_Oro.jpg
          Na região central, nas ruas que o acesso é exclusivo do BRT, os ônibus obviamente andam devagar assim como acontece aqui em POA na Voluntários quando os ônibus vão acessar o CPC.

          Todos adorariam que POA tivesse uma grande rede de metro, mas dizer que o BRT não serve porque vai sair muito caro é complicado. Saindo caro ainda custa muito menos que o metro. Eu diria que com os 5 bilhões dos 10 km do metrô de POA dava pra fazer umas 8 linhas decentes de BRT aqui.

          Outro ponto interessante lá é que a tarifa é mais barata fora do horário de pico. Incentivando quem não precisa sair no horário de pico a não lotar mais o sistema.

          Curtir

        • É impressionante que criticam avenidas largas, com a alegação de que elas degradam a região e impede o fluxo de pedestres. Pois bem, um BRT de 4 faixas faz o mesmo, com o agravante de que ônibus precisam de velocidades mais baixas para causar mais estragos em acidentes e atropelamentos, pois facilmente tem maior momento linear (massa x velocidade), e eles estão em velocidade mais alta, afinal, as duas faixas extras são para linhas expressas.

          Mesmo com o acesso para as estações por passarelas e túneis, as vias ainda estão ali “ao alcance do pedestre” que atravessa a avenida a pé. Ou se faz a segregação existente na linha da trensurb, com alambrados e muretas de concreto, e depois temos o problema que enfeiam a cidade e realmente segregam e degradam. Fora que é um espaço absurdo usado na superfície para um transporte de média capacidade, um espaço onde poderia haver mais espaço para o pedestre e ciclovias. Enquanto o metrô, mesmo que caro, é rápido, com capacidade de transporte muito maior e não afeta a vida das pessoas por estar geralmente embaixo da terra ou em via elevada (criar uma estrutura elevada ou subterrânea para BRT é jogar dinheiro fora).

          Curtir

    • Vc chegou a conhecer os bondes antigos ainda? Os amarelinhos? Eram bondes de mais de 50 anos em perfeitas condições de funcionamento. Aqui em PoA se troca de ônibus a cada 5 ou 6 anos. É por isso q nosso transporte coletivo é um buraco sem fundo.

      Curtir

  8. Chega de videos e montagens, onde estão as obras prontas peloamordedeus?

    Curtir

  9. Com tanta propaganda enganosa fica difícil acreditar que terá tudo isso que estão prometendo.

    Ônibus no mesmo nível das plataformas já foi cortado. Quais serão os próximos cortes? as estações? preferência nas sinaleiras?

    Curtir

    • Os ônibus terão o mesmo nível que a plataforma, só que eles terão piso baixo. Pode até ser que dentro do ônibus haja escada para acessar os bancos do fundo, mas no geral o piso do ônibus estará no mesmo nível que o da estação. Eu prefiro assim, pois dessa forma as estações podem ser mais baixas e menos intrusivas na arquitetura da cidade, fora que em caso de acidente (que o BRT está mais sujeito que um metrô, por exemplo, por ainda ter cruzamentos e não haver real segregação entre a via e pedestres) é muito mais fácil das pessoas desembarcaram, especialmente idosos, crianças, cegos e cadeirantes.

      Curtir

      • Olha, não fui conhecer o ônibus pessoalmente, mas se tu tá dizendo que terão o mesmo nível que as plataformas, ok, acredito.

        Só espero que o espaçamento dos corredores não seja aquele absurdo que é dos ônibus que atendem a linha T1, por exemplo (os carros mais novos). Se tem um parado de pé, passar se torna uma tarefa ingrata. Tendo dois de pé um atrás do outro então esquece! ou dá uma boa “encoxada” ou não passa!

        Curtir

        • Terão sim o mesmo nível, mas de forma diferente do habitual. Até hoje só vi corredores BRT em que o piso do ônibus é alto, portanto, a plataforma também é. Já o nosso modelo tem o piso baixo, mais ou menos como muitos ônibus da Carris que já circulam por aí, com motor traseiro e aquela “escada” no fundo para dar acesso aos bancos que ficam em cima das caixas de roda e do cofre do motor, a diferença é que são articulados com 23m de comprimento.

          Curtir

  10. “Agilizar o trânsito na Copa do Mundo”? Imaginei que a obra estaria pronta somente em 2015 (como a própria prefeitura disse)! Que boa notícia essa!
    “Corredor exclusivo”? Então não haverá mais compartilhamento de pista com as “linhas comuns” (como dito pela EPTC)! Outra boa notícia!
    “Pavimentação de alta qualidade”? Então aquelas fotos do concreto todo rachado não eram mesmo dos novos corredores! Mais uma boa notícia!
    Como o primeiro vídeo é relativamente recente, imagino que não se trata de nenhuma jogada eleitoreira e mentirosa de nossos “queridos” gestores…

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: