Revitalização da rua dos Andradas não sai em 2014

Falta de recursos no orçamento da prefeitura dificultam início do projeto

As obras de revitalização do calçadão da rua dos Andradas no Centro de Porto Alegre anunciadas pela prefeitura não serão iniciadas em 2014. A informação é do secretário municipal de Obras e Viação (Smov), Mauro Zacher. Entre os motivos para a não realização do projeto no próximo ano é que não há recursos previstos no orçamento da prefeitura de Porto Alegre para o início dos trabalhos em um dos locais por onde passam diariamente milhares de pessoas.

Além disso, segundo Zacher, por se tratar de um ano de Copa do Mundo em Porto Alegre seria um grande risco iniciar os trabalhos de revitalização em um dos principais pontos turísticos da cidade. “Milhares de pessoas estarão circulando na Capital durante o mundial de seleções, e principalmente na área central. Não vamos começar a obra neste período porque a cidade ficaria um caos”, destacou.

Conforme Zacher, existe a possibilidade do lançamento dos editais de licitação para a revitalização do calçadão no primeiro semestre de 2014. No entanto, as obras que tem previsão de duração de um ano somente deverão começar em 2015. “A estimativa é que o custo de execução dos trabalhos seja de R$ 5 milhões”, explicou. A revitalização do calçadão da rua dos Andradas é uma parceria entre a prefeitura e a Associação dos Bancos no Rio Grande do Sul que ficou responsável pela doação do projeto técnico ao município.

De acordo com Zacher, a revitalização do calçadão da rua da Praia no centro da cidade irá contemplar a elaboração do projeto para a troca do piso do trecho da rua dos Andradas, entre as ruas General Câmara e Marechal Floriano Peixoto.

O trabalho inclui ainda projetos para as redes subterrâneas de serviços, como água, esgoto, energia e rede lógica.

Segundo o secretário, também está previsto a troca de luminárias e reestruturação do mobiliário urbano. “A prefeitura é responsável pelo investimento na execução da obra, mas não está descartado a busca de recursos financeiros em bancos para financiar a revitalização do calçadão da rua do Andradas.

Correio do Povo

______________________

Veja estes dois posts feitos pelo Marcelo Bumbel. Não é de se apavorar com a situação da principal rua de pedestres da cidade ?

18/09/2011  –  Rua dos Andradas na pior

08/06/2012  –  Pensando na Andradas

E sobre esta promessa?  O que podemos dizer ?

27/05/2013  –  Obras no calçadão da Rua da Praia começam ainda em 2012

Olhem essas fotos e reflitam.

Foto: Marcelo Bumbel - Porto Imagem

Foto: Marcelo Bumbel – Porto Imagem

Foto: Marcelo Bumbel - Porto Imagem

Foto: Marcelo Bumbel – Porto Imagem

 



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Paisagismo, Revitalização do centro

Tags:, , , , ,

9 respostas

  1. Meu sonho era que Porto Alegre se inspirasse na as vezes ignorada Santiago do Chile que eu considero a cidade exemplo para a América Latina.

    Santiago enterrou os fios, tem um mobiliário urbano belíssimo e moderno e todas as obras são muito bem acabadas e de alta qualidade. Olhem só essas calçadas. Quero isso na Rua dos Andradas

    Vejam essa rua arborizada com calçadas perfeitas.Reparem nos postes e nos prédios que são tão altos quanto os de Porto Alegre porém não são caixotes

    Curtir

    • POis é Alessandro, Santiago é um bom exemplo a se seguir, mas ela é um das cidades mais ricas da América Latina enquanto Porto Alegre: Tem um dos maiores números de indigentes que já sei viu por aqui, tem o centro mais degradado do que muitas capitais, e uma população que acha que acha que tem o mais bel por do sol, e por isso os turistas vão vir gastar seu dinheiro, pagando táxi a 300 reais… Sinceramente acredito em Porto Alegre pra 20 anos depois do metrô….

      Curtir

    • Isso é INADMISSIVEL!! É um caso muito grave e imperdoável!!!! Quantos anos se sabe dessa copa e resolveram deixar aquele LIXO da Andradas do jeito que está?????? Por a culpa na falta de recursos quando o governo federal tem MUITA GRANA pra investir mas não investe porque OS PREFEITOS NAO APRESENTAM PROJETOS é de uma imbecilidade e cinismo sem precedentes!!! Me ajudem a enviar emails desaforados ao Zacher por favor! Fora com essa administração incompetente!

      PS: Santiago já está para nós como nós estamos para Mogadíscio.

      Curtir

  2. Espero que quando forem construir a estação do metrô, como vão ter que escavar a área, ao menos retirem aquele monstrengo da primeira foto e façam uma boa revitalização dessa área. No contrato do metrô não está incluso paisagismo da região? Então, o consórcio ou empresa contratada faz a revitalização da rua da Praia e do trecho da borges fechado aos carros.

    Curtir

  3. Sr Fortunati, se cercou de incompetentes e sangue suga. E digo mais, não ganha eleição nem pra síndico.

    Curtir

    • Fortunati só promete , enrola, empurra com a barriga , obras inacabadas por incompetência de gestão, exemplo : Brts,, Cais do porto Mauá,,e eu que participo da comunidade carnavalesca de Poa ,estamos esperando desde que foi eleito e promessa de campanha as arquibancadas e cobertura do sambódromo, enfim aguarde a próxima eleição.

      Curtir

  4. Melhor nem comentar, mesmo porque, não adianta. Vai ser comico ver nossa cidade na copa do mundo, em especial reporteres internacionais apresentando a nossa cidade e infraestrutura, no fim eu comentei, hehe.

    Curtir

  5. M.Á.F.I.A .

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: