Realmente, Porto Alegre tem o Pôr-do-Sol mais bonito do mundo!

Vejam as fotos e não tenham mais dúvida !!

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

.

Nenhuma das fotos acima foi tirada em Porto Alegre.

Afinal quem disse que um Pôr-do-Sol em si é um ponto turístico????

Um Pôr-do-Sol não pode ser considerado um ponto turístico, pois todos os lugares do mundo o tem.

Cada um mais belo que o outro. 

Então tá na hora de Porto Alegre achar um outro ponto turístico de peso, pois o Pôr-do-Sol não cola mais.

Onde foram tiradas as fotos ?

1. Algum lugar da África
2. Lagoa Batiquitos, Carlsbad, California, EUA
3. Rio Ganges, Índia
4. Joysagar Tank – Índia
5. Nine Mile Pond, Everglades, Florida, EUA
6. Juazeiro do Norte, Rio São Francisco
7. Pantanal Mato-grossense
8. Algum lugar da África
9. Baia de Luanda, Angola
10. Dunas e Oasis de Merzouga – Marrocos
11. Johannesburgo – África do Sul
12. Corumbá, Pantanal
13. Pantanal Mato-grossense
14. Pantanal Mato-grossense
15. Pantanal Mato-grossense
16. Parque Nacional do Chobe – Botswana
17. Rio São Francisco
18. Sul da Florida, EUA
19. Tailândia
20. Dana Point, California, EUA
21. Warnemunde, Alemanha
22. Stegen, Alemanha
23. Mar de Cortez (Golfo da California), EUA

_________________________________________________

Reveja esta matéria de 18/5/2012… e conheça pores-do-sol deslumbrantes ! (por Ricardo H)

Você gosta da maior divulgação que Porto Alegre faz de si ?

(aqui está o mais bonito pôr-do-sol do mundo)

18/05/2012

Esta semana um leitor do Blog Porto Imagem fez um comentário interessante sobre o propagandeado pôr do sol portoalegrense:

“Há uma coisa que me irrita:  quando dizem que o pôr do sol é o mais bonito DO MUNDO.

E não falam isso em tom de licença poética. As pessoas realmente acreditam nisso. E, em função disso, acham Porto Alegre um destaque no pais, um astro internacional. Mas o que me enoja não é isso. Achar-se “o bom” é uma coisa positiva e estimulativa para um povo. O que me enoja é que um povo que acredita ter a oitava maravilha do mundo… nunca se fez nada em função disso.

*****________*****

Já fui em João Pessoa, que tem um adorado pôr do sol, o pôr do sol “do Jacaré”.  É um verdadeiro evento!

Vai uma multidão de pessoas da cidade. Além dos moradores da cidade, que fazem do pôr do sol um programa, vão muitos turistas, também. É um programaço! Há bares e restaurantes na beira do rio Jacaré. Sim, na orla. Aí todos os dias tem um músico que vai num barco e, de dentro dagua, toca um Bolero de Ravel exatamente quando o sol está caindo. Lindo. As pessoas ficam extasiadas. Uma multidão de gente fica fotografando o sol cair.
No local há uma estrutura de apoio às pessoas que vão lá. Há uma rua cheia de lojinhas charmosas vendendo souvenirs do Por do Sol do Jacaré. Além de restaurantes e bares legais. É um point lá.
Ah, o pôr do sol de lá é lindo, laranja, tem várias nuances , é deslumbrante.

*****________*****

Já em Porto Alegre… é vergonhoso e completamente inacreditável que a dinâmica da cidade nunca caminhou em direção a viver sua fantástica e totalmente incomparável atração.

A cidade não vivencia, não curte. Os moradores não vivenciam, nem fazem do espetacular pôr do sol um programa, um lazer. A tendência natural e lógica seria haver locais para as pessoas apreciarem o que mais dizem gostar. Seja próximo ao Guaiba, seja do alto de morros ou terraços. Seria totalmente natural ser assim em uma cidade cuja maior marca é o  pôr do sol.

Também não explora-se comercialmente para o moradores da cidade ! (nem falo para os turistas). Lembro agora como sabe-se explorar muito bem a questão do churrasco e do gaúcho, criando várias atrações e churrascarias excelentes, que atraem muitos turistas. E o pôr do sol, assim como o churrasco e gauchismo, não faria, também, parte da essência de Porto Alegre?

Fica parecendo até que é uma mentira que realmente possuimos esse espetáculo do sol. Isso, constrangedoramente, desnuda nossa mentalidade provinciana e pequena, de quem se acha  mas, na verdade, age com uma autêntica pequenês “

*****________*****

Uma pergunta:  se um turista quiser ver  a maior atração  de Porto Alegre, como ele faz ?

*****________*****

Para fechar esta matéria, alguns pores do sol do Brasil e do mundo:

Pôr do Sol do Jacaré – João Pessoa

Dos bares, os turistas também têm direito ao Bolero de Ravel, compondo uma atração única

O senhor de pé no barco que  está tocando Bolero de Ravel (foto abaixo)

Não é de Porto Alegre que estão falando na foto abaixo:

SALVADOR – Bahia:   

Nova Iorque:

Manaus:

Belém

Montevideo:

Valparaiso  –  Chile:

.



Categorias:Fotografia

Tags:, , , , ,

25 respostas

  1. E as praias de Floripa são qualificadas, podem não ser as mais do Brasil, mas nem se compara à orla de vilarejos de barrancos da amazonia que há em Poa.
    Eu ia dizer que nossa orla é senegalesca, haitiana, cubana, zimbabuesca, mas todas elas são melhores que a de Poa.

  2. Não acredito que esse assunto ainda tá dando pano pra manga… NUNCA mais ouvi isso. O cidadão médio não fala isso, só os bairristas de plantão (muitos disfarçados de meros cidadãos preocupados com o layout da cidade aqui mesmo).
    O que eu ouço é que o Pôr-so-Sol é lindo em Poa e isso É UMA VERDADE. Que é o mais bonito do mundo, leio de vez em quando aqui no blog, em forma de ironia. Fotos são fotos. Como disse uma vez aqui, passei férias no Caribe e fui atrás de pôr-do-sol lindos (que adoro fotografar) e realmente bati alguns pores do sol lindos, mas nenhum naquele tom avermelhado intenso, com o Guaíba e a cidade , que batia do apartamento onde eu morava na Duque. Bati até com outras interferências, com Pelicanos, com golfinhos, mas nenhum naquele tom avermelhado daqui.
    Em Praga também fui atrás do pôr-so-sol, já que fui na primavera e queria o sol refletindo nas obras de artes. Consegui achar, mas nenhuma vez intenso, avermelhado. E morei 3 anos em Vitória, vi céus maravilhosos, em outros tons, rosados, alaranjados, mas nunca vi naquele tom avermelhado daqui. E existe uma explicação pra isso, quanto mais ao sul, mais intenso e avermelhado o pôr-so-sol. Pesquisem. Isso quer dizer que, no Uruguai, no sul da Argentina e Chile, o pôr-so-sol é ainda mais intenso que o de Porto Alegre. Mas não esqueçam que quando falam do Pôr-do-Sol em Poa, falam de tudo, de seu relfexo no Guaíba combinando com a cidade, do reflexo nos vidros dos pédios e parques… Enfim, se não existissse o Guaíba seria um pôr-do-sol bonito, mas não seria a mesma coisa…
    Morei 3 anos no 17º andar daquele edifício da Duque, ao lado do Palácio Piratini, e posso falar com autiridade: o Pôr-do-Sol em Poa é magnífico e sem lentes.
    Aliás, vale uma outra anotação: eu tentava de todas as formas, mudava todas as configurações mas na esmagadora maioria das vezes, nunca conseguia captar a mesma intensidade do pôr-do-sol de Poa nas fotos. era estranho estra fotografando e olhar no visor e não ver a mesma coisa que ao vivo. Enquanto nas fotos do Caribe tive que sim, dar uma alterada na cor pra ficar mais vermelho o pôr do So

    pôr-do-sol que fotografei em Praga: http://www.flickr.com/photos/manhattan104/7047367623/in/set-72157629367724722

    No Espírito Santo:
    DSC03509

    No Caribe:
    Los Roques

    E alguns que fotografei em Porto Alegre:
    (aqui com cêmrazinha de turista, aquelas de bolso da Sony)
    Porto Alegre - sunset
    Pôr-do-sol em Porto Alegre
    Pôr-do-sol em Porto Alegre
    pôr-do-sol Porto Alegre
    Porto Alegre

    Aqui aprendendo a mexer na Nikon
    Anoiteceu em Porto Alegre
    Anoiteceu em Porto Alegre
    Anoiteceu em Porto Alegre
    Anoiteceu em Porto Alegre
    Pôr-do-sol Porto Alegre
    Pôr-do-sol Porto Alegre
    Porto Alegre
    Porto Alegre
    Poa fervendo
    O pôr-do-sol em dia de derrota dos hermanos é mais bonito...

    E pelo menos 2 vezes por ano, há uma conbinação de fatores, juva, sol, frio, calor, neblina, sei lá o que misturado, em que o pôr do sol atinge toda a cidade de uma forma absurda… São aqueles momentos normalmente em que oje em dia a gente vê todo mundo compartilhando no facebook:

    Porto Alegre, RS - Brasil
    Porto Alegre, RS - Brasil
    Porto Alegre, RS - Brasil

    Enfim,
    não e o melhor do mundo. Isso foi reflexo de uma campanha bem antiga e que alguns bairristas inistem em lembrar. Mas que é bonito pracaralho e é de um vermelho intenso e diferente de outras regiões (explicados pela geografia), ah, isso é. E lembrando, o pôr-do-sol aqui é o mesmo de Santa Maria, Uruguaiana, Rio Grnade… as é a combinação da cidade refletida no Guaíba e nos vidros dos prédios é que faz ele sensacional.
    E que é sim, motivo de orgulho quando a combinação de fatores climáticos o faz dele incomparável em poucos dias do ano… pelo menos 2, no maximo em 5 dias.
    Palavra de quem por 3 anos ficava praticamente todos os dias à espreita, umdos pontos mais privilegiados para assistí-lo e fotografar. E falo com segurança que nunca, nunca mesmo, consegui fotografar ele tão bonito como realmente é.

  3. Mas Floripa tem a Beira-Mar Norte, bonita, qualificada, com vida, com hotéis, com acesso, sem aricás…
    Uma coisa que aqui, na capital guasca, nuuuuuuunca haverá algo nem parecido.

    • Ricardo, temos os mesmos problemas de “contra tudo que seja desenvolvimento” e “lucro dos outros jamais, só meu” que vocês tem aí. A Beira-Mar ainda por cima, poderia ser MUITO melhor, mas nada pode. Floripa é a cidade do nada pode, nunca, jamais, porque não pode.
      Sinceramente, é um saco. E o prefeito ainda joga pra torcida, liberando tudo que é ocupação ilegal e perseguindo o empreendedor. Em suma, mais um prefeito imbecil…

  4. Temos o mesmo problema em Florianópolis.
    Justificam a absoluta incompetência e imobilidade em qualificar a orla porque “temos as praias mais belas do mundo, não precisa fazer nada”.
    Aham, sei. Só vou citar… Bali, Australia, Croácia, Itália (com Sardenha), Grécia, California, Caribe em geral, México, Indonésia, Filipinas, Timor, Hawaii, Polinésia… pra começar. Só as que vem à cabeça de primeira.
    Floripa e Porto, cidades irmãs! hahahahaha

  5. Queria deixar bem claro que o enfoque que eu quis dar neste post é que o Pôr-do-Sol não pode ser considerado um ponto turístico em si, mas claro que o nosso é lindo, deslumbrante, aliás, como a maioria dos outros que são em áreas naturais com mananciais d’água e vegetação. Mas Porto Alegre peca em valorizá-lo dessa maneira, de forma que considere como o principal ponto turístico da cidade. Um acontecimento natural (astronômico) que acontece em (quase) todos os cantos do planeta não pode ser um ponto turístico.

    • Sempre comento que, ponto turistico, é uma intervenção humana. Uma ponte ( Hercilio luz em Floripa), Uma estátua ( Cristo Redentor), Um via ( Av. Paulista em Sao paulo), NÃO UM POR DO SOL. Isso é inexorável.

  6. Por do sol como atração turistica ? Sim, existe, em João Pessoa. Lá montaram um complexo especialmente para o por do sol.

    Tem bons bares e restaurantes NA orla.

    Vai muita, muita, muita gente.

    Tem um show com bolero de Ravel num barco dentro água.

    Tem lojinhas de suvenirs sobre o por do sol.

    Tem acesso a orla.

    O por do sol é um verdadeiro evento.

  7. Marketing por marketing, então o Rio de Janeiro jamais poderia se chamar “cidade maravilhosa” tendo favelas mais feias que as da Índia, ou Curitiba jamais poderia se chamar “cidade modelo” tendo as mais altas taxas de assassinatos no Sul. Acho até que Porto Alegre tem um marketing muito modesto se comparada a outras.

    • O marketing é um lixo mesmo, mas o pensamento das pessoas é que patifa.
      E pior é que tu vai pra outros estados, depois do Parana, e tem quem ache que isso aqui é uma maravilha, um paraíso.
      Tem muita gente que ainda acredita nessa coisa de qualidade de vida.

      Idem quando fui pra Buenos Aires e os argentinos achavam que o Brasil tinha virado uma europa de tanto que aparecia na midia pelo mundo.
      Ficavam apavorados quando explicavamos como eram as coisas aqui.

  8. Eu li a primeira frase e pensei: “mas eu nunca tive dúvida”, depois que fui ver o resto.

  9. Deve ser tanta gente que atravessa o mundo para ir ver um por do sol como ponto turistico.
    ashuashusahusauhashusa

    O diferencial é que enquanto os gringos podem se sentir salvadores do mundo ajudando a limpar o guaibão, apreciam dessa obra de arte da natureza, o tal por do sol.
    Aposto que na maioria dessas outras cidades não tem esse diferencial.

    shauhuasashuashuashashu

  10. Que besteira! Podem não ser de POA, mas POA tem sim um sol poente absurdamente lindo e que oferece cenários tão lindos quanto os das fotos. O que falta é vergonha na cara para preparar a orla com infra-estrutura e paisagismo decentes para as pessoas aproveitarem tal espetáculo natural que queiram ou não é um diferencial da capital gaúcha. Agora ir até a orla para ver o sol e ficar no meio do lixo, capoeira, exposto aos piores tipos, tudo podraço é que não dá.

  11. Nenhuma destas fotos deve ser de Porto Alegre.

  12. Não moro em porto alegre e não conheço a cidade totalmente mas acho q porto alegre não sabe explorar bem o por de sol q tem, acho que deveriam criar um espaço em frente ao guaiba q tivesse barzinho dando mais qualidade de vida para os porto alegresense. Acho q as pessoas só exploram negocios no interior da cidade e parece q ignoram o q se tem de melhor na cidade q é um rio na sua frente. Não querendo comparar mas já comparando exemplos como Rio e Florianópolis tem de frente no caso mar barzinhos, restaurantes ou seja um lugar onde pessoas possam sair e apreciar o que a natureza deu de melhor o mar no caso de Poa o rio q não é nada feio. Espero um dia ver porto alegre dando mais importância para seu rio explorando oq há de melhor e claro dando mais qualidade de vida para população

  13. Lindas fotos, mas vamos deixar o bairrismo de lado. Eu vejo o por do sol todos os dias da janela do meu apartamento e é apenas bonito, nada de excepcional.

  14. Depois o resto do pais fala que só vemos nosso umbigo e ficamos bravo. MAIS LINDO DO MUNDO? É bonito sem dúvida, mas existem milhares tão ou mais bonito.

    Rio

    Niterói

    Recife
    http://farm4.staticflickr.com/3518/3972227702_49027b5d54_z.jpg?zz=1

    Manaus
    https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcT5CDCU0J2i28J6um5TAXt0Tg9HXhwqcrgzk-cwANVvD14bXfxy

    Gramado

    Floripa

    Curitiba

Faça seu comentário aqui: