Viaduto Pinheiro Borda terá iluminação cênica

Foto: Divulgação/PMPA

Foto: Divulgação/PMPA

O viaduto Pinheiro Borda, na confluência das avenidas Beira-Rio e Padre Cacique, será a primeira obra de Porto Alegre a contar com iluminação cênica, sem a utilização de postes. A informação foi passada ao prefeito José Fortunati, nesta segunda-feira, 4, pelo engenheiro Luiz Fernando Colombo, diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP), da Smov, durante apresentação dos novos projetos de iluminação da cidade, na sede da DIP.

Ao lado do secretário Mauro Zacher, Fortunati ouviu o relato dos técnicos da secretaria sobre mudanças significativas na iluminação pública de diversos pontos turísticos da Capital, como os Parques Marinha do Brasil, Moinhos de Vento e Farroupilha, além da Praça da Encol e da Elevada da Conceição, que receberá reforço de luz também sob o viaduto, para aumentar a segurança dos usuários das linhas de transporte urbano abrigadas no local.

No total, 107 praças terão seu projeto de iluminação totalmente reformulado, com novas luminárias e a adoção, em alguns casos, das lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) ou em português Diodo Emissor de Luz. Apesar de mais caro, este tipo de lâmpada ilumina melhor e tem uma duração três vezes maior do que as lâmpadas metálicas convencionais. Alguns postes já serão adaptados, com espera para a colocação de câmeras, em trabalho conjunto com o Centro Integrado de Comando (Ceic). Na entrada da cidade, a avenida Castelo Branco e a estátua do Laçador também serão melhor iluminados.

A prioridade nos novos projetos, a serem executados até o final do ano que vem, será dada aos pontos turísticos. O Calçadão de Ipanema receberá novos postes, mais modernos e funcionais, permitindo maior luminosidade tanto para o passeio, como para o lazer dos ciclistas e praticantes de esportes náuticos. “Teremos um ganho significativo de claridade, que será facilmente percebido pela população, traduzindo-se não apenas em mais conforto, mas também em uma maior segurança para os porto-alegrenses e os turistas que nos visitam”, comentou o prefeito.

A iluminação nos bairros sofrerá, igualmente, uma forte intervenção, com a recuperação de mais de 1,5 mil pontos de luz inativos e a complementação de 2,5% do total de 80 mil luminárias do Projeto Reluz.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Viadutos e pontes estaiadas

Tags:, ,

28 respostas

  1. Que iria ficar SHOW com iluminação cênica seria o Centro Administrativo !

    E o Viaduto da Borges.

    A ponte do Guaiba também.

    E a torre proibida da Claro.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: