Viaduto Pinheiro Borda terá iluminação cênica

Foto: Divulgação/PMPA

Foto: Divulgação/PMPA

O viaduto Pinheiro Borda, na confluência das avenidas Beira-Rio e Padre Cacique, será a primeira obra de Porto Alegre a contar com iluminação cênica, sem a utilização de postes. A informação foi passada ao prefeito José Fortunati, nesta segunda-feira, 4, pelo engenheiro Luiz Fernando Colombo, diretor da Divisão de Iluminação Pública (DIP), da Smov, durante apresentação dos novos projetos de iluminação da cidade, na sede da DIP.

Ao lado do secretário Mauro Zacher, Fortunati ouviu o relato dos técnicos da secretaria sobre mudanças significativas na iluminação pública de diversos pontos turísticos da Capital, como os Parques Marinha do Brasil, Moinhos de Vento e Farroupilha, além da Praça da Encol e da Elevada da Conceição, que receberá reforço de luz também sob o viaduto, para aumentar a segurança dos usuários das linhas de transporte urbano abrigadas no local.

No total, 107 praças terão seu projeto de iluminação totalmente reformulado, com novas luminárias e a adoção, em alguns casos, das lâmpadas de LED (Light Emitting Diode) ou em português Diodo Emissor de Luz. Apesar de mais caro, este tipo de lâmpada ilumina melhor e tem uma duração três vezes maior do que as lâmpadas metálicas convencionais. Alguns postes já serão adaptados, com espera para a colocação de câmeras, em trabalho conjunto com o Centro Integrado de Comando (Ceic). Na entrada da cidade, a avenida Castelo Branco e a estátua do Laçador também serão melhor iluminados.

A prioridade nos novos projetos, a serem executados até o final do ano que vem, será dada aos pontos turísticos. O Calçadão de Ipanema receberá novos postes, mais modernos e funcionais, permitindo maior luminosidade tanto para o passeio, como para o lazer dos ciclistas e praticantes de esportes náuticos. “Teremos um ganho significativo de claridade, que será facilmente percebido pela população, traduzindo-se não apenas em mais conforto, mas também em uma maior segurança para os porto-alegrenses e os turistas que nos visitam”, comentou o prefeito.

A iluminação nos bairros sofrerá, igualmente, uma forte intervenção, com a recuperação de mais de 1,5 mil pontos de luz inativos e a complementação de 2,5% do total de 80 mil luminárias do Projeto Reluz.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Viadutos e pontes estaiadas

Tags:, ,

28 respostas

  1. Que iria ficar SHOW com iluminação cênica seria o Centro Administrativo !

    E o Viaduto da Borges.

    A ponte do Guaiba também.

    E a torre proibida da Claro.

    Curtir

  2. Enquanto isso, na Usina do Gasômetro (que também recebeu iluminação cênica), a chaminé permanece às escuras a vários meses! Mas os refletores estão lá. Todos eles. Então fica a pergunta: o viaduto vai ter iluminação cênica? Ótimo! Por quanto tempo?

    Curtir

  3. Assino embaixo .

    ^^
    Anderson Vaz
    05/11/2013 18:07
    Ô bando de gente negativa… Finalmente as coisas começam a ter um penso turístico/estético e a galera cai na pedrada. Se fizesse um viaduto normal ia cair em cima, aí a coisa cai um pouco pro turístico e a galera continua caindo em cima. Vai ver que querem algo Dubaiesco.
    Olhem o lado bom: teve esse penso estético.
    Se isso for um sucesso e virar um cartão postal,todas as obras de agora em diante terão esse penso.

    Curtir

  4. A respeito das luminárias LED, há algum tempo percebi na 3ª Perimetral 6 ou 8 postes, dos dois lados da avenida, utilizando esse tipo de lâmpada (na Tarso Dutra, um pouco antes do Jardim Botânico e da ESEF, vindo do norte). Foram usadas lâmpadas na cor branca, não muito fria, mas o suficiente pra fazer um belo contraste com a iluminação amarela que tem no resto da avenida, próximas umas das outras mas ainda assim intercalando algumas lampadas LED e outras comum. Alguém sabe me dizer se é um tipo de teste ou porquê trocar assim, aleatoriamente? Sou um grande entusiasta desse tipo de iluminação, e entendo que o uso em larga escala ainda não é possível por causa dos preços, mas realmente isso me intrigou…

    Curtir

  5. Tenho uma dúvida: o novo corredor de ônibus vai ser só na Padre Cacique? Na Borges não? Faz sentido isso?

    Curtir

    • Também queria ver algum projeto interligando esses corredores uns aos outros, estão parecendo nossas ciclovias… A mesma coisa acontece no “BRT” da Protásio Alves: o corredor exclusivo vai até a Saturnino de Brito, mas o terminal alimentador ficará na Manoel Elias, não entendo o que será feito nos pelo menos 4 km… O pior de tudo é que nenhum projeto mais vai ser começado pra não estar em obras durante a copa, e temos todos que ficar muito felizes se alguma coisa ficar pronta pra depois, já sem nenhum prazo final estabelecido…

      Curtir

  6. E estação já está pronta (ou quase pronta)? Como o pessoal sabe se vai ser tão horrível assim?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: