Edital de licitação da nova ponte do Guaíba é publicado no Diário Oficial

Anúncio oficial da obra deve ser feito pela presidente Dilma após cerimônia em Rio Grande

Anúncio oficial da obra deve ser feito pela presidente Dilma após cerimônia em Rio Grande Crédito: Dnit/Divulgação/CP

Anúncio oficial da obra deve ser feito pela presidente Dilma após cerimônia em Rio Grande
Crédito: Dnit/Divulgação/CP

O edital de licitação para a construção da nova ponte do Guaíba foi publicado nesta quinta-feira no Diário Oficial da União. O anúncio oficial da obra deve ser feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) depois da entrega da plataforma de petróleo P-58, em Rio Grande, zona Sul do Estado, nesta sexta.

Os detalhes da licitação, no entanto, estão sendo guardados a sete chaves pelo primeiro escalão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Um dos pontos seria a possibilidade de gestão integrada da ponte, após a conclusão da obra em 2018. Apesar de pertencer ao governo federal, a administração da ponte ficaria dividida entre o Dnit e as prefeituras das populações que vão ser atingidas pela construção, entre elas, Porto Alegre.

A expectativa é que a obra de construção se inicie em maio ou junho do próximo ano, com prazo de execução de 36 meses. A licitação se dará por Regime Diferenciado de Contratação (RDC), o que garante que o vencedor seja conhecido em fevereiro de 2014. A estimativa é que a obra tenha um custo de aproximadamente R$ 900 milhões. Mas o Dnit lançará o projeto da obra e proporá às empresas interessadas na construção que participem de uma espécie de leilão, já que o orçamento da nova ponte tem sido mantido em sigilo.

O anteprojeto da segunda ponte sobre o Guaíba, apresentado pelo Dnit no início de outubro, custou R$ 5,7 milhões e servirá de orientação para o planejamento da obra. O projeto final, no entanto, poderá sofrer alterações de acordo com a empresa vencedora da licitação, caso apresente uma solução estrutural diferente, por exemplo. A nova ponte terá extensão de 7,3 km e 28 metros de largura, incluindo o acostamento. A estrutura contará com dois vãos para a passagem de grandes embarcações.

Correio do Povo



Categorias:Nova ponte Guaíba

Tags:, , ,

2 respostas

  1. Que crítica mais simplória desse Reen!!! Quer uma ponte bonita só pra ele passear com seu Camaro por cima dela! kkk

    Curtir

  2. Que lixo esse projeto da nova ponte do Guaíba. Design completamente sem inspiração e de mal gosto. A ponte da rodovia do parque é muito melhor do que este proposto. Alias, só vejo construções de mal gosto na cidade. A única coisa que se salva e tem um olhar de primeiro mundo é a Arena do Grêmio e depois o Beira Rio, e ah, o aeromóvel. Enfim, espero que o desenho seja revisto e no fim sejamos contemplados com um design superior à esse lixo.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: