Falando sobre árvores

Algumas considerações sobre árvores nessa cidade nesse sábado abafado. Tirei a primeira foto na Redenção, e esta semana esses guapuruvus estavam dando um espetáculo incrível: o amarelo contra o céu azul, um tapete de pétalas douradas no chão, que coisa linda! Não vejo esse tipo de árvore ser plantado em lugar algum. Alguém tem visto? Será mais uma árvore que caiu na cartilha do politicamente incorreto? Não sei. Em toda a Redenção há, eu acho, não mais que quinze dessas (antigas) árvores. Nenhuma muda.

Fotos-0003_1

Pouco depois, na Oswaldo Aranha, todas os Jacarandás no canteiro central NÃO estão floridos. Já está na hora de retirar essas árvores doentes e plantar novos Jacarandás, não acham?

Fotos-0005_1

500 metro dali, na Loureiro da Silva, 80% das mudas de árvores tortas (não sei que diabos de espécie é aquilo) plantadas no canteiro central estão secas mortas. Mal planejamento? Quanto custou plantar 10, 15 mudas de árvores que morreram em seguida? Pena.

Fotos-0028

Outra pena é a mutilação que fizeram nos Jacarandás da Rua da República, que mal conseguem florir, tamanho o estrago que fizeram nas coitadas.

Fotos-0029

Enfim, há lindas lindas árvores na nossa cidade, mas temo que a maioria das nossas preciosidades e árvores frondosas e cartões postais arbóreos que possuimos é ainda fruto de uma política das primeiras décadas do século passado. Não vejo nada de novo nem de longe, que se assemelha aos corredores verdes, ou aos lindos guapuruvus da Redenção, ser implatado nos últimos 15 anos. (20?)

Espero que não façam uma grande aberração na ampliada Beira Rio, que desde o Gazômetro até o estádio do Inter, poderia ser o mais novo corredor verde de Porto Alegre, com uma fileira majestosa de Ipês, ou um corredor dourado de guapuruvus.

PS: não mencionei os jerivás!…



Categorias:arborização urbana, Meio Ambiente

Tags:,

7 respostas

  1. As árvores de Porto Alegre são um problema antigo para as autoridades, pq insistem em manter funcionários inabilitados para efetuar o corte sem acompanhamento de engenheiros e ou biólogos. Ás Palmeiras da Av.Osvaldo Aranha são tortas e morrem porque na ´Epoca que inventaram o corredor dos ônibus presenciei toda obra, e as Palmeiras tiveram reduzidas 50 por cento o seu espaço e raízes .A SOBREVIVENCIA DELAS ATÉ QUE DEMOROU MUITO, FORAM MORRENDO A MÍNGUA…POUCO A POUCO, PORQUE NÃO TIVERAM MAIS COMO RECUPERAR AS RAÍZES E NÃO TIVERAM COMO SE ALIMENTAR .

  2. Eu acho que em alguns casos deveriam cobrar da CEEE, que recebe autorização para podar, mas coloca gente a fazer poda, será que estas pessoas sabem verdadeiramente fazer poda, ou apenas dão uma motoserra e mandam fazer o serviço.

  3. @Adriel: eu tiraria uma foto, mandaria para a ZH, CP ou Metro e faria a pergunta: “Eu curto Eu cuido??”.

  4. Outro exemplo de desperdício é o gramado que estão plantando nos corredores centrais do futuro BRT (ao menos na João pessoa e Bento). Eles simplesmente estão jogando os tapetes de grama por cima, sem antes se dar o trabalho de nivelar e remover os tijolos/pedras.

    O resultado é que o que antes poderia ser um tapete liso, cartão postal, ficou cheio morros hora acima do meio fio, hora um buraco embaixo. Não custava nada passar uma madeira por cima para deixar tudo plano antes de plantar, mas isto seria pedir demais. Pena que não tenho foto…

    • Não precisa foto, quem passa por la pode ver todos os dias. Além disso, as pessoas não respeitam e simplesmente passam por cima, pisam. Onde deveria ser um canteiro verde agora é âmbar.

  5. “á está na hora de retirar essas árvores doentes e plantar novos Jacarandás, não acham?”

    Que isto Gilberto!!?? Em POA árvores são vacas sagradas, ninguém toca!

Faça seu comentário aqui: