Apresentação da segunda ponte sobre o Guaíba (41 slides)

Publicado no dia 07/11/2013 o aviso do edital da licitação 0537-13-00 (entrega das propostas marcada para 4 de fevereiro de 2014).

Aqui temos os quadros da apresentação da obra exibidos na audiência pública transcorrida no mês passado:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Fonte: DNIT

__________________

Para ver a apresentação em pdf, clique aqui.



Categorias:Outros assuntos

Tags:, , , , ,

9 respostas

  1. porque que o tempo que estao conmentando sobre a ponte nao se preocupam como vao ficar as familias que ali vivem a decadas para algums uma vida inteira

    Curtir

  2. Não vou falar da parte técnica porque não entendo, mas o design já nasce velho. Triste.

    Curtir

  3. O melhor projeto para a nova ponte era a da Zona Sul de Porto Alegre. Ia formar um anel viário e desafogar aquela região. Para quem passa por ali pela manhã ou final da tarde já sabe o inferno que é. Ao adicionar mais a saída para a rodovia do parque e mais essa futura ponte, a região terá trânsito com velocidade média de 20km/h.
    Sendo que é completamente desnecessário fazer o tráfego pesado de caminhões passar por Eldorado e Guaíba quando o destino é a Zona Sul do Estado.
    http://mobilpoa.blogspot.com.br/p/grande-anel-rodoviario-metropolitano.html
    Mas ai não ia ter esse burburinho.
    A coisa parece que quanto mais enrolada e mais burra, melhor é…

    Curtir

  4. Outra pessoa com boa retórica também poderia nos explicar o porquê de um grande projeto feito do zero não prever um trecho do acostamento protegido para os ciclistas e pedestres. Pedalar em pontes é complicado e pelos Slides temos a impressão que ninguém pensou nisso. Aliás, seria um ótimo haver um mínimo investimento para deixar a ponte mais bela e agradável às pessoas que vão sem carro, muitas pontes são tão agradáveis que se tornam turísticas.

    http://www.bbc.co.uk/wear/content/image_galleries/wearmouth_bridge_gallery.shtml?1

    http://www.theguardian.com/travel/2010/jan/13/san-francisco-city-cycling-tours

    De qualquer forma, ao menos existe acostamento, o que já é uma grande coisa, afinal, a atual ponte do Guaíba é tão inóspita que até google street view registra esse sufoco:

    https://maps.google.com.br/?ll=-29.997495,-51.208091&spn=0.002214,0.00284&t=h&layer=c&cbll=-29.99753,-51.207984&panoid=63yl1h1_aYPiwhjBCCsOvA&cbp=12,243.07,,0,16.83&z=19

    Curtir

    • A via sobre a ponte tem largura para isso e acredito que será feito. A proteção em si seria apenas um meio-fio, coisa na qual o nivel de detalhes atual do projeto nao chega de qualquer forma.

      Curtir

  5. Quem for atento pode ver que o projeto vencedor é o único que precisa rasgar o bairro das ilhas pelo meio. Os demais projetos tem baixa intervenção, mas isso não foi levado em conta. Os Slides com a numeração “7” apresentam uma matriz de oportunidades e ela não indica qual alternativa causa maior intervenção urbana. Aliás, o critério “interferência nas Ilhas” (primeira linha da tabela) analisa apenas a extensão do trajeto insular e não o grau de intervenção urbana. Olhando nos slides, parece simples cortar a mancha urbana com linhas coloridas, mas a remoção de moradores gera injustiças, processos, embargos, atrasos e certamente terá mais custos e vai alterar a vida de muita gente, tanto dos removidos, quanto dos que passarão a viver ao lado da rodovia. Veja que no próprio projeto existe uma traçado chamado “alternativa 4d” que se desvia do bairro, mas ele foi considerado ruim devido a sinuosidade. Por favor, alguém de boa retórica nos explica qual a razão de um traçado com duas curvas ser tão pior que outro que remove um bairro.

    Curtir

    • Pois é, acho muito bizarra a escolha desse traçado. Pra mim algo parecido com a alternativa 1 só que ao Sul da ponte atual faria mais sentido.

      Mas é aquilo né, fazendo uma ponte mais longa dá pra atochar mais no preço, dá pra gastar mais em desapropriação, dá pra roubar mais em geral.

      Curtir

  6. A avenida de conexão da ponte com a 3ª perimetral vai passar bem perto da futura garagem do metrô.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: