Retorno dos caetanos provoca divergências

Fiscalização. Controladores que flagram desrespeito ao sinal vermelho serão instalados em 16 pontos da capital. Sindicato dos taxistas se posiciona contra e pede mais segurança.

caetanos1

 

caetanos2

 

caetanos3

 

Jornal Metro – Porto Alegre – 11/11/2013



Categorias:Meios de Transporte / Trânsito

Tags:, , , , , ,

38 respostas

  1. Nem vou comentar, só o seguinte: Quem é multado é porque não segue a Lei…bem feito…tem mais é que multar e bem caro….

    Curtir

  2. Também concordo com alguns que o funcionamento das sinaleiras deveriam ser diferentes de madrugada. Entretanto, muita gente não sabe dirigir da melhor forma de madrugada. Muito motorista por exemplo, ao ver uma sinaleira fechada, segue no limite da velocidade até chegar próximo dela. Desta forma, fica parado no sinal vermelho sem necessidade. De madrugada o certo mesmo é diminuir a velocidade assim que ver o sinal vermelho. Assim, se tiver que ficar parado no sinal vai fazer isto por muito pouco tempo. Evita-se multas, acidentes e até desgaste prematuro dos freios (se saber usar no tempo certo o freio motor).

    Curtir

  3. Passar o sinal fechado e ser assaltado pelo governo (R$191) ou parar no sinal e ser assaltado por marginais (e quem sabe pagar com a vida). Faça a sua escolha.

    Curtir

    • Bem lembrado Marcos. As vezes, na madrugada, podemos pagar com a vida. Então ja fiz a minha escolha. Passar com o sinal fechado, devagar, olhando bem, mas passar. Seria melhor ter neste horário o pisca pisca amarelo.

      Curtir

      • Boa Gilberto, também sou a favor do amarelo piscante.

        A dica de ir reduzindo antes também é válida, mas nem sempre é aplicável.
        Vou tentar evitar estas vias com caetano (inclusive vou imprimir a lista) e continuar furando o sinal vermelho de madrugada quando eu julgar perigoso.

        Abraço!

        Curtir

    • Eu escolho nao ser mediocre e pensar que sempre existem apenas duas escolhas… Mas a verdade é que gosto das regras, mas nao quando elas atingem meus comportamentos irregulares. Acho legal reduzir um assunto a uma argumentaçao superficial e falaciosa inventando um resultado baseado em alguma verdade. Pra mim, bandido bom é aquele morto e saio na rua pra pedir o fim da corrupçao, que só existe na politica, onde eu nao estou inserido. Sou um cidadao brasileiro que paga imposto demais pra receber de menos, entao prego a moralidade e passar o sinal vermelho com pessoas esperando pra atravessar é culpa exclusiva do Estado, eu só quero a liberdade de infringir as leis, a segurança dos outros e o bom senso tranquilamente pra parar no engarrafamento logo mais a frente. Sofro e sofro calado, porque “no pain, no gain”. Me deixem ser o brasileiro que sempre fui, só o que me falta ter que parar pra pedestre agora… Afinal, eu pago IPVA! Eu pago! Quero ser livre!

      Curtir

  4. Conselho para quem dirige à noite: ao passar o sinal verde, sempre reduza a velocidade para se certificar que um taxista amedrontado não vai bater no seu carro.

    Curtir

  5. To só por ver o pessoal anti carro que comenta aqui, dar uma caminhada na madrugada com seu iphone, ipod, escutando uma musica bem de boa na Ipranga, pra ver se não vão ser assaltados.

    Ou no centro.
    hahaha

    Estranho que nos locais onde tem um movimento maior na madrugada, eu nunca vejo carros passando o sinal vermelho, justamente na cidade baixa, por que não colocam por la?

    São tão anti carros, que querem defender algo apelando a segurança ao pedestre em zonas onde não existem pedestres na noite.

    Se fosse em locais movimentados, eu concordaria, ate por que não veria problema sobre a questão da segurança para o motirista, e seria bom para o pedestre.

    Alias, só eu que não vejo tanto carro passando o sinal vermelho como alguns alegam?

    O unico lugar que eu vejo, quase que diariamente, é na terceira perimetral, num cruzamento, e não é por falta de educação dos motoristas, é por burrice mesmo, que olham o sinal dos pedestres fechar, e acham que os deles liberaram, e sempre que um arranca, varios outros acham que abriu o sinal arrancam junto.

    Ali deveria ter alguem pra multar mesmo, só pra deixar de ser burro.
    hahahah

    Curtir

  6. A maioria das sinaleiras de Porto Alegre reduz o tempo do semáforo durante a noite (a Ipiranga é assim, Benjamin com São Pedro, só para dar alguns exemplos), então não custa nada ver o semáforo fechado e reduzir a velocidade de longe. É o que sempre faço e nunca tive problemas. Mas porto-alegrense não sabe nem andar sempre a 60Km/h nas avenidas pra pegar onda verde, vai saber calcular o tempo certo das sinaleiras?
    Só ouço essa desculpa do assalto do mesmo tipo de gente que estaciona o carro ocupando duas vagas pra “ninguém arranhar”. Aquele cruzamento da 24 de Outubro com a Timóteo é crítico – só não acho pior do que 24 x Quintino, que precisaria de um Caetano também.

    Curtir

  7. Tem que multar mesmo. Só deveriam programar para não funcionar durante a noite.
    Agora, de dia, tem que multar e bem caro. Quem passa de dia é sem vergonha.

    Curtir

  8. Segurança do pedestre em primeiro lugar.Tá certo isso!

    Gostei da sensibilidade em diminuir o tempo do semáforo + presença da BM.

    Pela primeira vez,vou parabenizar o Capellari.

    Curtir

  9. Para variar estão apelando para a cultura do medo. Querem mesmo é continuar sendo mal educados e irresponsáveis como são todos motoristas brasileiros. É ridícula a quantidade de gente furando o sinal vermelho em absolutamente todas sinaleiras que cruzo diariamente.

    No fundo é aquela história né… se os motoristas fossem bons, não precisava de algumas sinaleiras, bastava faixa de segurança. Não precisava pardal, bastava sinaleira.

    Curtir

    • Crítica “a cultura do medo” mas generaliza e põe todos os motoristas no mesmo saco. Não dá pra levar a sério mesmo.

      Curtir

      • Para variar, não sabe fazer nada além de críticas aos outros. Mas deves estar certo, nossos motoristas são ótimos. Afinal quando falo com meus amigos todos, absolutamente todos, se acham ótimos motoristas mas a realidade é essa: 40 mil mortos por ano, taxa de 30 mortes a cada 100.000 habitantes e por aí vai. Mas o problema é instalar um caetano.

        Claro, o problema são os outros, sempre.

        Curtir

    • Pela primeira vez vou concordar com Felipe X. A questão da segurança é um item a ser avaliado, mas não se é assaltado em 100% da vezes que se para em um sinal, mas as demais ocorrências de derespeito ao sinal é constante a qualquer hora do dia e taxistas são bem frequentes nas infrações.

      Curtir

    • Não da pra generalizar e dizer que todo o motorista brasileiro é mal educado e irresponsável, pois não são. Isso é algo que varia de região para região. Aliás, um bom exemplo é gramado, onde o traffic calmig dá certo (apesar dos congestionamentos em épocas festivas). E não é uma questão de cultura do medo, é fato: Ficar parado à noite em sinaleira é pedir pra ser assaltado. Óbvio que não dá pra passar chutado, tem que cuidar se não vem ninguém na transversal. Por isso defendo que durante a madrugada as sinaleiras permaneçam no amarelo piscante, assim os motoristas devem prestar atenção (ao menos teoricamente) em todos os cruzamentos.

      Curtir

      • Gramado é complicado de usar como base de comparação, as pessoas estão lá passeando, a cidade pequena, tudo é muito diferente. E nossos motoristas são péssimos, mas como disse acima todo mundo acha que o problema são os outros.

        Eu disse que usar assalto como argumento para não botar caetano é apelar para a cultura do medo, eu não disse que isso não acontece. Vamos “suspender” quantas leis com esse tipo de lógica?

        Deixar as sinaleiras piscantes é uma idéia, onde não há muitos pedestres.

        Curtir

        • Não disse que o Caetano não deva ser instalado, apenas desativado durante a madrugada visando a segurança do motorista, afinal, o pedestre da madrugada não costuma ser o cidadão de bem.

          Curtir

          • Eu concordei contigo sobre a madrugada, mas dizer que “o pedestre da madrugada não costuma ser o cidadão de bem” é a definição de um pré-conceito.

            Curtir

        • Pré-conceito ou não,gente caminhando de madrugada pela rua é suspeito!E se estiverem em dupla é mais suspeito ainda.

          Curtir

        • Vou lembrar disso quando caminhar na rua com meus amigos de novo, coisa que faço quase semanalmente. Cidadão de bem deve ser quem bebe como eu mas diferente de mim vai dirigindo pra casa.

          Curtir

        • Bah, faz tempo que não comento neste blog, mas esta foi demais Guilherme. Eu ando direto de madrugada caminhando por aí. Dizer que quem anda de noite a pé é marginal é o cúmulo do preconceito!!! é como dizer que todo o motorista que dirige de madrugada é irresponsável e embriagado!

          Na boa, tu precisas rever os teus conceitos! A minha segurança, como pedestre, é tão importante quanto a tua como motorista!

          Curtir

  10. Furar sinal na madrugada, realmente, dependendo da rua é caso de necessidade, mas também me canso de ver motorista furando sinal de dia, apenas porque não quer esperar.

    Curtir

    • Exatamente. Reclamam que vivem o terceiro mundo mas são especialistas em agir como.

      Curtir

      • Durante a madrugada o fluxo de carros é muito menor, portanto é muito razoável que o motorista possa olhar o cruzamento e passar mesmo com o sinal fechado. É o mesmo princípio de bom senso usado quando não há sinaleira em cruzamentos. Ninguém está falando em fazer roleta russa, passando direto.

        Curtir

  11. Sei bem como funciona esse “monitoramento” da BM….

    Curtir

  12. Concordo com que dizem os taxistas. A falta de segurança no estado está fora dos limites! O governo gasta tanto com coisas que o contribuinte, nem sempre é beneficiado e no entanto para a SEGURANÇA, NADA! E não vou me estender mais, porque há muita cacaca pra se jogar no ventilador

    Curtir

    • Furar o sinal de madrugada em razão de o governo estadual não dar segurança? Tomara que todos aqueles que não consigam emprego não comecem a cometer crimes…
      .
      A lógica é a mesma. Não é por causa que o Estado não oferece segurança que devemos nós mesmos causar insegurança a outros (pedestres e condutores)!

      Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: