Engenheiros denunciam boicote da Fepam ao Pisa

Em nota paga publicada nesta quarta-feira, 13, nos principais jornais, o Crea-RS, Conselho Regional de Engenharia do RS, com o apoio de outras seis entidades da área, inclusive Associação Brasileira de Engenheiros Civis e Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, atacou duramente o corpo mole que faz a Fepam, órgão do governo estadual, por criar obstáculos inadmissíveis e que já duram vários meses em relação ao chamado Programa Integrado Sócio Ambiental, o Pisa, que elevará de 27% para 77% o tratamento de esgoto em Porto Alegre.

A nota do Crea-RS e das seis entidades explica didaticamente que é insustentável a posição da Fepam, que provoca “sistemático adiamento do início de operação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia”, uma “protelação sem argumentos”, tudo relacionado com a exigência de que “o lançamento do esgoto tratado da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria vá a 2.600 metros e não os 1.600 construídos pelo DMAE, já que produzem impactos similares e sem que haja qualquer comprometimento da orla”.

Veja a nota:

crea-rs-pisaFonte: Políbio Braga e Zero Hora



Categorias:Programa Sócio Ambiental

Tags:, , , ,

26 respostas

  1. LAMENTÁVEL ESTE ÓRGÃO PUBLICO…UMA FUNDAÇÃO ESTADUAL PARA O MEIO AMBIENTE, QUAL SERÁ MESMO O SEU PAPEL, FACILITAR FISCALIZAR, OU DIFICULTAR ? tamanha exigência de documentos, burocracia pra quê?: a quem serve estes empecilhos??? claro que á sociedade não é. aos cidadãos, que cumprem seus deveres e estão atolados de impostos.
    UMA SIMPLES LO DE UMA ETE, QUE É PROVISORIA, COMO NO CONDOMINIO TERRA NOVA RESERVA ESPECIAL IV EM ALVORADA RS, E 512 FAMILIAS, AGUARDANDO A ENTREGA DE SUAS CASAS, QUE ESTÃO CONCLUIDAS, DESDE MARÇO DESTE ANO, E QUE FOI CONSTRUIDA AO LADO DE UMA OUTRA, QUE JÁ ESTA FUNCIONANDO, E FOI LIBERADO HABITE-SE ANTES DA LO DA ETE, MAIS DE 6 MESES DEPOIS.
    ESPERANDO A CONCLUSÃO DA REDE DE ESGOTO DA CORSAN, QUE SABE DEUS QUANDO IRÁ FUNCIONAR, PORQUE SEGUNDO NOTICIAS DA MIDIA, ESTÁ ATRASADA HA 3 ANOS.. UMA PREFEITURA CONCEDE UM PROJETO DE UM LOTEAMENTO RESIDENCIAL, SEM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PROVISÓRIA?
    E A INCORPORADORA NÃO SABE QUE É NECESSARIO APRESENTAR PROJETO DA BENDITA ETE E TODOS OS DOCUMENTOS NECESSARIOS A SUA IMPLANTAÇÃO?
    usaram do jeitinho brasileiro, e quem está arcando com todos os ônus, prejuízos somos nós
    cidadãos que temos só deveres, e nossos direitos, ah esses ficam a mercê de todos os corruptos….

    Curtir

  2. Parabéns para o CREA/RS que é verdadeiro mote desta matéria.
    .
    Tomo posição! Isso é importante, pois demostra que as entidades de classe, vide o caso das casas da luciana de abreu com IAB/RS, não suportam mais esse jogo de empurra ou corpo mole entre os poderes (município, estado e federal) para qualquer obra que se faça nas cidades ou no estado.
    .
    As entidades de classe tem que pressionar e tomar posição em vez de ficar omissos e alheo aos projetos e obras que tragam desenvolvimento a sociedade civil.
    .
    O resto… É discussão vazia que não leva nada.

    Curtir

  3. #e ninguém para esse chororô.
    blablabla estamos chateados pois pedimos licença para um projeto, resolvemos fazer outro e nao nos dão licença. blablabla mostramos que em Ipanema não vai acontecer nada: e aí cara-pálida, e o resto da orla?

    Só de ver as associações que estão metidas nessa nota já é o suficiente para me fazer olhar torto. Por que será que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-RS) não faz coro a eles, mesmo com o presidente da ABES sendo ex-vereador pelo PT? Será que é o partidarismo às avessas? Ou será que existe gente séria ainda?

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: