Engenheiros denunciam boicote da Fepam ao Pisa

Em nota paga publicada nesta quarta-feira, 13, nos principais jornais, o Crea-RS, Conselho Regional de Engenharia do RS, com o apoio de outras seis entidades da área, inclusive Associação Brasileira de Engenheiros Civis e Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos, atacou duramente o corpo mole que faz a Fepam, órgão do governo estadual, por criar obstáculos inadmissíveis e que já duram vários meses em relação ao chamado Programa Integrado Sócio Ambiental, o Pisa, que elevará de 27% para 77% o tratamento de esgoto em Porto Alegre.

A nota do Crea-RS e das seis entidades explica didaticamente que é insustentável a posição da Fepam, que provoca “sistemático adiamento do início de operação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Ponta da Cadeia”, uma “protelação sem argumentos”, tudo relacionado com a exigência de que “o lançamento do esgoto tratado da Estação de Tratamento de Esgoto Serraria vá a 2.600 metros e não os 1.600 construídos pelo DMAE, já que produzem impactos similares e sem que haja qualquer comprometimento da orla”.

Veja a nota:

crea-rs-pisaFonte: Políbio Braga e Zero Hora



Categorias:Programa Sócio Ambiental

Tags:, , , ,

26 respostas

  1. LAMENTÁVEL ESTE ÓRGÃO PUBLICO…UMA FUNDAÇÃO ESTADUAL PARA O MEIO AMBIENTE, QUAL SERÁ MESMO O SEU PAPEL, FACILITAR FISCALIZAR, OU DIFICULTAR ? tamanha exigência de documentos, burocracia pra quê?: a quem serve estes empecilhos??? claro que á sociedade não é. aos cidadãos, que cumprem seus deveres e estão atolados de impostos.
    UMA SIMPLES LO DE UMA ETE, QUE É PROVISORIA, COMO NO CONDOMINIO TERRA NOVA RESERVA ESPECIAL IV EM ALVORADA RS, E 512 FAMILIAS, AGUARDANDO A ENTREGA DE SUAS CASAS, QUE ESTÃO CONCLUIDAS, DESDE MARÇO DESTE ANO, E QUE FOI CONSTRUIDA AO LADO DE UMA OUTRA, QUE JÁ ESTA FUNCIONANDO, E FOI LIBERADO HABITE-SE ANTES DA LO DA ETE, MAIS DE 6 MESES DEPOIS.
    ESPERANDO A CONCLUSÃO DA REDE DE ESGOTO DA CORSAN, QUE SABE DEUS QUANDO IRÁ FUNCIONAR, PORQUE SEGUNDO NOTICIAS DA MIDIA, ESTÁ ATRASADA HA 3 ANOS.. UMA PREFEITURA CONCEDE UM PROJETO DE UM LOTEAMENTO RESIDENCIAL, SEM UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO PROVISÓRIA?
    E A INCORPORADORA NÃO SABE QUE É NECESSARIO APRESENTAR PROJETO DA BENDITA ETE E TODOS OS DOCUMENTOS NECESSARIOS A SUA IMPLANTAÇÃO?
    usaram do jeitinho brasileiro, e quem está arcando com todos os ônus, prejuízos somos nós
    cidadãos que temos só deveres, e nossos direitos, ah esses ficam a mercê de todos os corruptos….

  2. Parabéns para o CREA/RS que é verdadeiro mote desta matéria.
    .
    Tomo posição! Isso é importante, pois demostra que as entidades de classe, vide o caso das casas da luciana de abreu com IAB/RS, não suportam mais esse jogo de empurra ou corpo mole entre os poderes (município, estado e federal) para qualquer obra que se faça nas cidades ou no estado.
    .
    As entidades de classe tem que pressionar e tomar posição em vez de ficar omissos e alheo aos projetos e obras que tragam desenvolvimento a sociedade civil.
    .
    O resto… É discussão vazia que não leva nada.

  3. #e ninguém para esse chororô.
    blablabla estamos chateados pois pedimos licença para um projeto, resolvemos fazer outro e nao nos dão licença. blablabla mostramos que em Ipanema não vai acontecer nada: e aí cara-pálida, e o resto da orla?

    Só de ver as associações que estão metidas nessa nota já é o suficiente para me fazer olhar torto. Por que será que a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária (ABES-RS) não faz coro a eles, mesmo com o presidente da ABES sendo ex-vereador pelo PT? Será que é o partidarismo às avessas? Ou será que existe gente séria ainda?

  4. É pessoal mais uma denúncia contra a FEPAM. No CONDOMÍNIO TERRA NOVA RESERVA ESPECIAL EM ALVORADA/PORTO ALEGRE a SRA FEPAM não libera um ETE Provisória dentro do condomínio e assim 512 famílias estão esperando desde dezembro/2012 pela entrega de suas casas. AGILIZA FEPAM.

  5. É bom que todos saibam dessas falcatruas da FEPAM, e quem está por trás disso. A única coisa que pode demover esse pessoal de sabotar toda a conquista de outros partidos é que o feitiço possa virar contra o feiticeiro.

  6. A FEPAN está mais preocupada em fazer politicagem do que cumprir seu papel de órgão técnico. Depois não sabem por que o Rio Grande do Sul não é mais o Celeiro do Brasil na produção de grãos, despenca a cada ano que passa nos ranking de educação, saúde, longevidade, segurança pública, etc. Enquanto atitudes como esta da FEPAM estiverem acontecendo, o estado só vai piorar seus índices.

  7. E quando eu digo que existe uma politicagem, tem gente que quer me matar.
    Olha ai o ponto em que chegamos.

    Alguem lembra quando emperraram a obra por causa de duas casas ilegais num terreno?
    Eu disse que tinha politicagem no meio….

  8. Isso é gravíssimo!

  9. Pois é esta situação da FEPAM já se empurra há tempos… Serão os técnicos interessados em que? Sabe-se que muitos até pressos foram por fazerem falcatruas… Acredito que o Meio Ambiente deva sim, ser muito monitorado, mas há situações e situações.

  10. E pra saber quem está falando a verdade?

  11. É típico do PT sabotar as obras que não são suas.

  12. Ok, a FEPAM aceita uma obra diferente do que aprovaram, isso abre caminho para todos querem fazer o mesmo. O estudo apresentado sofreu críticas e tem que ser complementado, pois analisaram só a qualidade de água na orla de Ipanema e o tamanho da pluma de contaminação que obviamente é menor quando se lança em uma região de pouca capacidade de mistura (uma enseada no caso).
    Todos os pontos do norte e do oeste da Ponta Grossa serão atingidos pela pluma do emissário a 1.600m. Alegar que estão lançando esgoto in natura no Guaíba é alarmismo pois isso tem sido feito a algumas décadas, e de uma hora para outra que virou urgência.

    • Você não pode estar falando sério que, se estamos bosteando o Guaíba à décadas, tanta faz bosteá-lo mais um pouco?

      • Neste caso quem está forçando a barra e também a culpa de estar bosteando o Guaíba é o DMAE. A questão é que o emissário pode lançar uma carga igual a que um arroio como o Salso esta lançando hoje, pois a eficiência da ETE é da ordem de 80%, só que estará pegando o esgoto de 50% do município. É uma questão séria e técnica, não tratável por políticos.
        E mais, não teve análise de contingência, por exemplo se pegar fogo na central elétrica da ETE e o esgoto passa a ser lançado sem tratamento, como que é a pluma com o emissário a 1.600m e a 2.600m, que regiões serão atingidas? O DMAE deve executar o que aprovou pois sempre foi a melhor solução possível, e estamos a muitos anos pagando pelo serviço de coleta e TRATAMENTO, sendo este segundo não era entregue em sua plenitude à população.
        Sendo assim, bostear 1 ano a mais ou a menos é o de menos já que o objetivo é fazer com que o DMAE execute o melhor que no acaso é o emissário com 2.600m.

        • DMAE pode também retirar o terceiro nível de tratamento e jogar água mais poluída ao 2600m de distância… Já que o combinado era jogar um esgoto PIOR mais longe

          Daí se propõe jogar um esgoto mais tratado, mais perto, economizando milhões e a politicagem toma conta

        • Ou seja, caso falte energia, na pior das situações teremos o que ocorre hoje: 100% do esgoto será jogado no Guaíba, só que a 1800 metros a invés de 0. É isto?

        • Não Adriel, hoje temos ~77% do esgoto sendo lançado em vários pontos do Guaíba, caso falte energia teremos estes ~77% sendo lançados concentrados pelo emissário.

    • Excelentes pontos!

  13. Denunciaram o que todos já sabiam. Espero que surta efeitos.

Faça seu comentário aqui: