Parque do Gasômetro: rebaixamento de via impede acordo

Faltou pouco para um acordo que determinasse a conclusão do texto do anteprojeto de lei que delimita a área do chamado Corredor Parque do Gasômetro, localizado na região central da Capital. Na manhã desta terça-feira (19/11), uma nova reunião do Grupo de Trabalho foi realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. O encontro contou com a participação de vereadores e representantes do Executivo, Ministério Público (MP) e do Movimento Viva Gasômetro.

Ficou acordado que a área do novo parque abrangerá a totalidade das praças Brigadeiro Sampaio e Julio Mesquita, também conhecida como Praça do Aeromóvel. “Ambas continuarão com a denominação original, mas fazendo parte de uma área maior que é o Corredor Parque do Gasômetro”, comentou o presidente da Câmara, Dr. Thiago Duarte (PDT). Também estará no texto do anteprojeto que o parque será integrado ao Cais do Porto, à Usina e à orla do Guaíba.

De parte do MP, Ana Maria Marchezan insistiu em dois pontos. Em relação ao primeiro, a extinção do estacionamento na praça Julio Mesquita previsto no projeto original, houve acordo de todos. O segundo, entretanto, gerou discordâncias.

A promotora defende que esteja explícito no texto do anteprojeto a obrigação de que a Prefeitura faça o rebaixamento da rua João Goulart para garantir a segurança dos frequentadores do novo parque. “A ideia do Plano Diretor é de que haja fluxo pleno de pedestres. O rebaixamento da via é o caminho para isso. Podemos definir um prazo razoável de 15 anos, já que é uma obra cara e que precisa de dotação orçamentária”, explicou a promotora.

Na avaliação do engenheiro Rogério Baú, da Secretaria de Gestão, essa definição deve ficar para o projeto executivo. O mesmo entendimento tem o vereador Cássio Trogildo (PTB). “Não há necessidade de estar escrito no projeto de lei. Isso é uma questão para outro momento. Temos que delimitar agora a área do parque antes de pensar nas próximas etapas”, argumentou.

Na tentativa de chegar a um acordo, nova reunião foi marcada para a próxima terça-feira (26/11), às 11 horas. Os participantes do grupo de trabalho terão ainda dois dias para apresentar propostas à redação final. “Precisamos agilizar o processo para que o projeto de lei seja votado neste ano”, ressaltou o presidente Dr. Thiago. Também participaram da reunião os vereadores Airto Ferronato (PSB), Engenheiro Comassetto (PT), Fernanda Melchionna (PSOL) e Sofia Cavedon (PT).

Texto: Maurício Macedo (reg. prof. 9532)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Câmara Municipal



Categorias:Parques da Cidade

Tags:, , ,

11 respostas

  1. Escuta, o Trogildo não foi cassado, não?

    Curtir

  2. Tanta mobilizacao para criar mais um parque ao lado do Harmonia/Marinha…
    Ali o que mais estamos precisando é arrumar a orla, isso sim!!!

    Curtir

  3. Engraçado é que “eles” não tem nem vergonha de estipular um prazo absurdo desses.

    E outra, na minha modesta opinião, para que o projeto fique bom, a via deve ser rebaixada sim.

    Curtir

  4. Esse rebaixamento não faz parte do projeto do cais? Ali não teria um suposto shopping integrado ao parque e ao cais, com a rua passando por baixo?

    Curtir

  5. Ja vi que essa obra não vai sair, só por essa besteira.
    hahaha

    Curtir

  6. Fácil, eles não querem fazer nunca esse rebaixamento, mesmo estando lá no plano diretor desde 2010 http://vadebici.wordpress.com/2013/02/15/o-parque-do-gasometro/

    Curtir

  7. “Podemos definir um prazo razoável de 15 anos, já que é uma obra cara e que precisa de dotação orçamentária”, bom, no momento que estipulam 15 anos (QUINZE), e levando-se em conta que é obra publica, me pergunto, multiplico por quanto esse prazo???? Pelo visto, não seremos nós que veremos esse parque concluído.

    Curtir

Faça seu comentário aqui:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: