American Airlines de volta a Porto Alegre a partir de amanhã

Foto: Eduardo Milke - Aeroentusiasta - 1997

Foto: Eduardo Milke – AeroEntusiasta – 1997

A partir de amanhã, 22 de novembro, Porto Alegre passa a contar com mais uma ligação internacional sem escalas: com os Estados Unidos, mais especificamente com a cidade de Miami, Florida. A rota será operada com os Boeing 767 da American Airlines.

Apesar da rota ser inédita na forma de um voo direto – Porto Alegre nunca teve antes um voo direto com os EUA – a American Airlines já operou em solo porto-alegrense. Sim, na década de 90 – época da instalação das fábricas da General Motors e Dell no Estado do Rio Grande do Sul e também da Ford, que acabou indo para a Bahia –  tivemos o voo POA-GIG-NewYork/JFK. Este voo estreou no dia 3 de dezembro de 1997, com os Boeing 767-200 da AA. Esta rota não durou muito, e com o intuito de dar uma sobrevida a atividade da American Airlines aqui em Porto Alegre, o voo mudou para POA-GRU-Dallas, já em janeiro de 1998, desta vez com os Boeing 767-300.

Também foi inaugurada e permanece até hoje uma loja da American Airlines no centro de Porto Alegre junto ao Hotel Plaza São Rafael, Av. Alberto Bins, 514.

Foto: Eduardo Milke - AeroEntusiasta - 1997

Foto: Eduardo Milke – AeroEntusiasta – 1997

Naquela época o Terminal 1 estava no início de sua construção, tendo sido inaugurado somente no final de 2001. O hoje denominado Terminal 2, estava saturado e muito defasado – várias vezes aeronaves pousaram e não havia vaga disponível para estacionamento e desembarque. O ar condicionado recém instalado naquela época não dava conta no alto verão, então é possível entender que algumas condições nada agradáveis ao exigente passageiro internacional também prejudicaram as operações.

Como a American só tinha direito de decolar a partir de Porto Alegre com passageiros unicamente para os Estados Unidos, seus vôos diários geralmente estavam com 20 a 25 passageiros a bordo. Assim, em 1º de julho de 1998 a empresa encerrou seus voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho.

Gilberto Simon,

com informações de www.aeroentusiasta.com.br/

__________________

Site da prefeitura está informando erroneamente que o voo inicia hoje, mas conforme o site da American Airlines, realmente é amanhã, 22 de novembro.



Categorias:Aeroporto Internacional Salgado Filho, Aviação, TURISMO, voos diretos de porto alegre

Tags:, , , ,

12 respostas

  1. Confirmando a chegada às 10:45

    Confirmando partida para Miami às 12:28

    Curtir

  2. Decolou pela pista 08 às 23h53 o AAL203 de Miami rumo a Curitiba e Porto Alegre, realizado pelo B767-300ER N349AN, wingletado, no estilo “cromado”!

    Curtir

  3. Tem coisa pior. O aeroporto de Florianópolis por exemplo. Mesmo o terminal 2 (antigo) do S.Filho dá de 10×0 nele.

    Curtir

  4. Só to afim de ofender os comunistas…
    Mas não vou derrubar o nivel.
    haha

    Curtir

  5. Eu não entendo a infraero não ligar o ar condicionado na sala de embarque internacional…ontem mesmo estava um forno lá dentro. Paga-se uma caríssima taxa de embarque para passar um calor sufocante durante mais de uma hora esperando o voo abrir

    Curtir

  6. Mas se pensar que para o avião chegar aqui ele tem que sair de Miami as 20h20, o voo começa hoje mesmo!

    Curtir

    • Considerando que a notícia está em um blog brasileiro, em português, é pra pessoas interessadas em ir pra Miami. Então, acho lógico que informe que o voo é dia 22 e não 21. Se a notícia fosse veiculada em Miami, ai sim seria mais inteligente falar em 21.

      Curtir

  7. OOTIMOOOOO

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: