Mirante da Estação Cristal do Dmae é destaque internacional

Mirante e chaminés de equilíbrio da EBE Cristal  Foto: Divulgação/PMPA

Mirante e chaminés de equilíbrio da EBE Cristal Foto: Divulgação/PMPA

Duas renomadas revistas internacionais de Arquitetura destacaram o projeto elaborado para o Mirante e a Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) Cristal. A obra faz parte do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), que aguarda a Licença de Operação da Fepam para entrar em funcionamento, elevando assim a capacidade de tratamento de esgotos em Porto Alegre. Localizada na avenida Diário de Notícias, a estação vai coletar os esgotos do Centro e dos bairros ao longo das bacias do Arroio Dilúvio e do Arroio Cavalhada, enviando-os via emissário subaquático até a Estação de Tratamento (ETE) Serraria, na zona Sul, onde receberão tratamento em nível terciário.

As duas publicações estrangeiras mostram a leveza do design que harmoniza a casa de bombas da estação, as chaminés de equilíbrio (três torres de concreto aparente, com sete metros de diâmetro, duas delas medindo 26 metros e outra 12 metros de altura), mais um volume estruturado em vidro e aço cujo mirante no oitavo andar permite um ângulo de visão superior a 300º do lago Guaíba. O reconhecimento está na edição nº 131 da revista argentina Summa + e sua versão brasileira. O prestigío maior, no entanto, fica por conta da Architecture Culture, da Coreia do Sul, editada em coreano e inglês, que fez uma publicação de luxo sobre prédios industriais.

De acordo com as revistas, “o projeto arquitetônico, além de resolver as exigências técnicas inerentes ao Pisa, objetivou também estruturar equipamento de uso coletivo, agregando espaços de eventos, exposições, belvedere público e a ideia de recuperar expressão formal urbana de obras públicas dessa natureza. As salas gêmeas, uma no pavimento térreo, outra flutuando no nível superior, dão seqüência à exposição e informações sobre o programa de recuperação ambiental do Guaíba, onde a última imagem visível é o próprio lago, através do Mirante.”

Cabe ressaltar, ainda, que o projeto mantém relação visual com os balanços das coberturas do Jockey Club, o prédio que fica ao lado. A autoria do projeto é dos arquitetos urbanistas Moacyr Moojen Marques (ex-gerente da Secretaria do Planejamento Urbano de Porto Alegre) e Sérgio Marques (professor da Uniritter e da Ufrgs).Sérgio afirma: “Creio que o importante é destacar o reconhecimento internacional da obra, que além de ter sido selecionada para representar o Brasil na Bienal Ibero Americana de Cádiz e integrar a exposição de Arquitetura Contemporânea Brasileira, organizada pelo Ministério de Relações Exteriores e a Escola da Cidade de São Paulo, agora está sendo publicada no exterior. Penso que assim a obra se consolida como um dos pontos de referência da cidade e certamente um dos destinos turísticos durante a Copa”.

Prefeitura de Porto Alegre



Categorias:Arquitetura | Urbanismo, Programa Sócio Ambiental, TURISMO

Tags:, , , ,

13 respostas

  1. É disso que estamos falando a tempos no Blog.
    .
    É só a Prefeitura incentivar arquitetura na cidade que reconhecimento aparece.
    .
    Olha que é um equipamento público e função especifica, imagina se a prefeitura começar a exigir por parte dos empreendedores arquitetura em seus projetos em vez do velho caixote sem graça. Já pensaram?

    Curtir

  2. Uma pena que não abre nunca né? ta pronto a séculos, os portões ja estão enferrujados…ninguem disse isso na revista?

    Curtir

  3. Achei essa obra genial! Conseguiu-se transformar algo feio, mas funcional em algo bonito e até em atrativo turístico.

    Curtir

  4. Um mirante e tanto…

    Curtir

  5. O $$$ que a prefeitura diz nao ter para revitalizar o “verdadeiro” mirante de P.Alegre( o do morro Sta.Teresa) deveria ter vindo dai…..algo que seria bem mais util para a cidade e seus visitantes
    #prioridadesEuCurtoEuCuido.

    Curtir

    • Certo, e o esgoto vai pra onde?

      Precisa pensar que é Porto Alegre, se não fosse isso, muito provavel que seria uma torre bizarra de frente pro Guaiba.

      Curtir

    • Concordo Gerson! Um mirante dessa altura não merecia um tratamento destes que foi feito. Dinheiro posto fora !!!

      Curtir

    • Sem ´dúvida alguma que o mirante do morro santa teresa seria o local ideia para se revitalizar. Esse local é medíocre e tamb nunca vi em parte alguma do mundo fazer um mirante com altura de um prédio de 7 andares entre uma estação de bombas d’agua! Patético! O verdadeiro atrativo de porto alegre está jogado como um lixão. Viva a adminstração fortunati!

      Curtir

  6. Bonito sim, mas não sei se será um destino atrativo para os turistas na copa.

    Curtir

    • que se explodam os turistas da copa. A cidade continua depois de julho de 2014, ela não vai acabar, não.

      Curtir

  7. e já abriu para visitas?

    Curtir

Trackbacks

  1. Mirante do Dmae só deve receber visitas no fim de fevereiro | Blog Porto Imagem
%d blogueiros gostam disto: