Arquitetura Destaque – 01

Estou iniciando hoje esta seção semanal do Blog.

Toda a semana, sempre às segundas um novo projeto destaque, no Brasil ou em qualquer lugar do mundo.

Este primeiro projeto foi destacado por mim mesmo, mas os próximos serão de um arquiteto ou estudante de arquitetura, com as devidas justificativas por que ele escolheu determinado projeto.

Imagina no Brasil um aeroporto desses !!!

________________

Claraboias hexagonais marcam aeroporto do Studio Fuksas

ESTRUTURA FAZ PARTE DA AMPLIAÇÃO DO AEROPORTO INTERNACIONAL DE SHENZHEN, CHINA

Projetado pelo Studio Fuksas, do casal de arquitetos Massimiliano e Doriana Fuksas, o terminal 3 do Aeroporto Internacional de Shenzhen Bao acaba de ser inaugurado na China. Com milhares de claraboias hexagonais, que permitem a entrada de luz natural controlada, a estrutura dobrou a capacidade do aeroporto, que agora pode receber até 45 milhões de passageiros por ano.

Construída a partir de vigas de aço e painéis de vidro, a fachada curvilínea permite a formação de um padrão de luzes, que é refletido pelo chão de ladrilhos por toda a extensão do terminal.

Mais informações e fotos: site da Arcoweb.



Categorias:Arquitetura | Urbanismo

Tags:

9 respostas

  1. Toda diferença entre um país emergente que pode se igualar e ultrapassar os do dito primeiro mundo comparado a um Brasil que não tem chance. Nossos projetos são usando um termo antigo, verdadeiras atochadas, tudo bem medíocre tanto em proporção, desenho, funcionalidade e qualidade. E a meu ver o fato de nos bombardearem dizendo que somos uma superpotência, o fenômeno do PIB, etc etc., sendo que não somos, impede que tenhamos uma visão clara daquilo que somos e do que podemos ser, ou no caso poderíamos ser. Em suma a população brasileira é facilmente manipulável, está cada vez mais convencida por um ufanismo surreal, mas na realidade não temos como competir com os grandes de fato e de verdade, que têm políticas e projetos nacionais adequados e ousados ao mesmo tempo.

  2. Bom, agora sabemos o que os orientais vão sentir ao desembarcar nos aeroportos brasileiros.

  3. Parece a nova estação de embarque interplanetário de Marte.

  4. Beleza é um conceito subjetivo. Eu sou estudante de arquitetura e sou designer, logo a forma sempre me impressiona e sempre me chama a atenção. Porém nesse caso, no conjunto da obra, não gostei. Com todo respeito ao material apresentado. Em muitos momento e nos detalhes, realmente a obra em questão me parece de bom gosto sim, mas no conjunto achei que ficou faltando algo. Ficou “pasteurizado”, sem diferencial nessa nova geração moderna.
    Com todo respeito à quem gostou, essa é minha opinião.

  5. Muito bonito! Isso sim é arquitetura e não os “conceitos revolucionários” dos prédios caixotes de Porto Alegre.

  6. Incrível! E não sei a razão, mas as imagens do interior me lembraram a sede do filme MIB.

  7. Uma obra-prima da arquitetura.

  8. Acho fantástico esses espetáculos de arquitetura. Sonho em ver isso em POA, sou a favor mesmo. Não quero ser pessimista, aliás sou otimista, mas não consigo imaginar uma figura imponente como essa em POA.

    Como não temos essa arquitetura no Brasil, não imagino nem sei temos mão de obra qualificada.

    • Exatamente, me pergunto se em uma obra dessas, com tamanho uso do metal, se os soldadores saberiam como preparar o material ou se teríamos todo um retorcido de metal empenado. A própria instalação dos vidros da claraboia do Salgado Filho já foi um inferno. Minha tia que trabalhava no terminal 2 (na época da construção do atual terminal 1) disse que todos os dias os pedreiros quebravam algum vidro.

Faça seu comentário aqui: