Pinacoteca Ruben Berta será inaugurada hoje

Prédio no Centro de Porto Alegre foi restaurado para abrigar museu

Prédio no Centro de Porto Alegre foi restaurado para abrigar museu Crédito: Matheus Lacerda / Divulgação / CP

Prédio no Centro de Porto Alegre foi restaurado para abrigar museu
Crédito: Matheus Lacerda / Divulgação / CP

A inauguração da sede da Pinacoteca Ruben Berta, localizada na rua Duque de Caxias, 973, no Centro da Capital, é nesta segunda-feira. O prédio foi adaptado para abrigar um museu, com áreas de exposição, de guarda e acondicionamento de acervo. A restauração do local ganhou apoio do Programa Monumenta, por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, do Ministério da Cultura e da Prefeitura de Porto Alegre.

A cerimônia de abertura começa, às 17h30min, com a Banda Municipal, no Paço dos Açorianos (praça Montevidéu, 10). Às 18h, ocorre a “Procissão dos 25”, que simboliza a transferência do acervo da Pinacoteca Ruben Berta do Paço dos Açorianos, onde está instalada, para a nova sede, começando no Paço dos Açorianos, passando pela rua Uruguai, Rua da Praia e General Câmara até encontrar a sede.

Na “Procissão”, artistas, colaboradores e apoiadores levarão 25 reproduções de obras de arte do acervo que conta com uma das pinturas mais antigas em acervos públicos no Estado: “The Rejalma”, feita em 1673 pelo holandês Jeronimus Van Diest. A coleção contempla ainda obras de Pedro Américo e Almeida Júnior. Outra vertente abrange Di Cavalcanti, Portinari e Flávio de Carvalho. Há os estrangeiros Allen Jones e Alan Davie e os contemporâneos, como Tomie Ohtake. Todas as obras foram reunidas por Assis Chateaubriand e encaminhadas ao RS como parte do projeto de criar museus regionais. Ele batizou o acervo com o nome de Ruben Berta em uma homenagem ao amigo.

Correio do Povo



Categorias:Arte, Cultura, Museus

Tags:, ,

2 respostas

  1. Muito bom.

    Curtir

  2. LINDA a pintura! Se todos os prédios antigos do centro fossem conservados assim, sem cartazes à la bazar Oba Oba como seria diferente esse centro! Que saudade do centro antigo – claro, da minha encarnação anterior! 🙂

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: