Trem chega pela primeira vez até a Estação Novo Hamburgo

O horário de funcionamento nesta primeira semana será do meio-dia às 16 horas

Foto: Bruno Colombo/GES-Especial

Foto: Bruno Colombo/GES-Especial

Novo Hamburgo – Esta segunda-feira ficará marcada na história hamburguense como o dia em que o trem chegou pela primeira vez até a Estação Novo Hamburgo transportando passageiros. A partir de hoje, os vagões não têm mais o bairro Santo Afonso como fim da linha. As composições seguem pelos trilhos que cruzam as estações Industrial, Fenac e chegam até a Novo Hamburgo, em frente ao Bourbon Shopping. O horário de funcionamento nesta primeira semana será do meio-dia às 16 horas, com intervalo aproximado de 10 minutos entre os trens. Quem embarcar nas três novas estações, poderá seguir até Porto Alegre sem pagar passagem. Essa rotina deve seguir pelo menos até sexta-feira, quando a equipe de técnicos da Trensurb fará uma avaliação.

“Todo o sistema operacional, incluindo as mudanças de via e a alimentação de energia estará sendo observado. Conforme necessário, serão feitos os ajustes”, explica o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper. Para ele, “somente em regime operacional regular se pode fazer a verificação do sistema e os testes de via de forma satisfatória.A pré-operação é uma prática comum e recomendada pela boa técnica antes de se operar plenamente”.

Após essa análise, poderá ser definido o início das operações comerciais ou, então, que os testes devem prosseguir. “Ainda não temos uma data definida para a operação plena.Vamos fazer testes pelo tempo que a equipe técnica julgar necessário, podendo, eventualmente, interromper a circulação”, enfatiza Kasper.Ofuncionamento das estações Industrial, Fenac e Novo Hamburgo em regime pré- peracional ocorre da mesma forma como nas estações Santo Afonso e Rio dos Sinos – que operam comercialmente desde julho de 2012.

Os horários em que as estações permanecerão fechadas servirão para a realização dos ajustes necessários e correções de possíveis falhas detectadas durante a circulação dos trens. Os finais de semana ficarão reservados para a eventual necessidade de intervenções mais profundas. O diretor-presidente da Trensurb diz que a data de inauguração das três estações com a presença da presidente Dilma Rousseff não está definida. “Não estamos trabalhando com agenda de inauguração, mas sim focados em deixar o sistema em plenas condições de funcionamento”, comenta.

No entanto, o início das operações de testes com transporte de usuários será celebrada com uma solenidade ao meio-dia de hoje, na Estação Novo Hamburgo. Estão confirmadas as presenças do prefeito hamburguense, Luis Lauermann, e do diretor de Administração e Finanças da Trensurb, Leonardo Hoff. “A chegada do trem representa a luta de muitas lideranças e simboliza a união de toda a comunidade pela realização de um sonho esperado”, comenta.

Jornal NH



Categorias:Trensurb

Tags:, ,

5 respostas

  1. Realmente uma grande obra de interesse para toda a região do Vale dos Sinos o reconhecimento de um trabalho muito bem elaborado por todos os gestores envolvidos nesta obra de grande importância e destaque para Novo Hamburgo e Região.

    Curtir

  2. Mais trens e com ar condicionado que é bom nada né. Enquanto isso a população terá que se contentar em ser sardinha? Eu sei que vão comprar novos trens. Mas poderiam andar lado a lado essas tratativas não?

    Curtir

    • Ainda acho que foi falta de planejamento. Ta certo que a compra dos novos trens veio bem 27 km, essa extensão de 9 km, deveria ter sido acompanhada da compra desses novos trens já, pois são quase 16 km à mais em relação a linha original, muitas linhas de metrô no mundo não tem esse comprimento. O ideal era que no momento em que a estação Novo Hamburgo estivesse sendo inaugurada, todos os 15 novos trens já estivessem em funcionamento.

      Curtir

      • “em cima da expansão da linha, mas vale lembrar que 25 trens era o projetado para”. Isso é o que não saio quando enviei o comentário e deveria se encontrar entre “bem” e “27km” hahaha

        Curtir

  3. A declaração final de que não estão trabalhando com agenda de inauguração é perfeita! Lembro que o terminal triangulo ficou um ano fechado esperando que toda a politicagem tivesse “agenda” para a inauguração.

    Curtir

%d blogueiros gostam disto: